Publication
Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência
dc.contributor.author | Rodrigues, Margarida | |
dc.contributor.author | Caseiro, Ana | |
dc.contributor.author | Silva, Maria João | |
dc.contributor.author | Almeida, António | |
dc.contributor.author | Loução, Alexandra | |
dc.contributor.author | Monteiro, Sara | |
dc.date.accessioned | 2019-11-25T15:16:45Z | |
dc.date.available | 2019-11-25T15:16:45Z | |
dc.date.issued | 2019 | |
dc.description.abstract | Neste capítulo, começa-se por discutir a pertinência em trabalhar o currículo de forma integrada como meio de dar sentido às aprendizagens realizadas, de um modo coerente e contextualizado. A Matemática e as Ciências Naturais surgem como duas áreas disciplinares com fortes possibilidades de integração quando os seus conceitos são mobilizados no desenvolvimento de projetos que visem a diagnose e a proposta de intervenções de resolução de problemas de saúde ambiental. A utilização de sensores no desenvolvimento desses projetos assume um papel relevante ao permitir a recolha de dados e a sua representação. No capítulo, são apresentadas cinco atividades práticas (em contexto de formação inicial de docentes), visando identificar a forma como os conteúdos de Matemática e Ciências Naturais foram mobilizados numa abordagem curricular integrada, centrada no estudo de um dado problema de saúde ambiental. Quatro das atividades visaram a exploração e caracterização dos espaços interior e exterior da Escola Superior de Educação de Lisboa e do ambiente do Jardim Botânico da Ajuda, relativamente ao nível sonoro e concentração de dióxido de carbono, bem como a relação entre o ritmo cardíaco e as condições ambientais. Uma outra atividade envolveu alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e, tendo sido desenvolvida em contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, teve como objetivo estudar o conforto térmico da escola, em diferentes espaços. Foi possível verificar a ligação das aprendizagens em Matemática e nas Ciências Naturais à vida real, com recurso à utilização de sensores em atividades autênticas de pesquisa, com um forte enfoque na procura de soluções para os problemas de saúde ambiental identificados. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.citation | Rodrigues, M., Caseiro, A., Silva, M. J., Loução, A., & Monteiro, S. (2019). Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 30-50). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7 | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.34629/ipl.eselx.cap.livros.004 | pt_PT |
dc.identifier.isbn | 978-989-8912-07-7 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.21/10741 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
dc.publisher | CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais | pt_PT |
dc.relation | LISBOA-01-0145-FEDER-023235 | pt_PT |
dc.relation.publisherversion | https://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_mjs_19_07_19.pdf | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Integração curricular | pt_PT |
dc.subject | Sensores | pt_PT |
dc.subject | Problemas de saúde ambiental | pt_PT |
dc.subject | Formação inicial de docentes | pt_PT |
dc.subject | Eco-Sensors4Health | pt_PT |
dc.subject | LISBOA-01-0145-FEDER-023235 | pt_PT |
dc.title | Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência | pt_PT |
dc.type | book part | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.conferencePlace | Lisboa | pt_PT |
oaire.citation.endPage | 50 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 30 | pt_PT |
oaire.citation.title | Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas | pt_PT |
person.familyName | Rodrigues | |
person.familyName | Caseiro | |
person.familyName | Silva | |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Margarida | |
person.givenName | Ana | |
person.givenName | Maria João | |
person.givenName | António | |
person.identifier | 1782812 | |
person.identifier.ciencia-id | 1B1C-88B5-75C4 | |
person.identifier.ciencia-id | 5D1E-8C69-29D5 | |
person.identifier.ciencia-id | DB12-806E-BF8E | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4658-6281 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-4352-7614 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-1017-8315 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-3594-1324 | |
person.identifier.scopus-author-id | 57202834296 | |
person.identifier.scopus-author-id | 35146650100 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | bookPart | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06 | |
relation.isAuthorOfPublication | 1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0 | |
relation.isAuthorOfPublication | a26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082 | |
relation.isAuthorOfPublication | 6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79 | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79 |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docênciae-book_mjs_19_07_19.pdf
- Size:
- 1.48 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
License bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- license.txt
- Size:
- 1.71 KB
- Format:
- Item-specific license agreed upon to submission
- Description: