Repository logo
 
Publication

Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência

dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorCaseiro, Ana
dc.contributor.authorSilva, Maria João
dc.contributor.authorAlmeida, António
dc.contributor.authorLoução, Alexandra
dc.contributor.authorMonteiro, Sara
dc.date.accessioned2019-11-25T15:16:45Z
dc.date.available2019-11-25T15:16:45Z
dc.date.issued2019
dc.description.abstractNeste capítulo, começa-se por discutir a pertinência em trabalhar o currículo de forma integrada como meio de dar sentido às aprendizagens realizadas, de um modo coerente e contextualizado. A Matemática e as Ciências Naturais surgem como duas áreas disciplinares com fortes possibilidades de integração quando os seus conceitos são mobilizados no desenvolvimento de projetos que visem a diagnose e a proposta de intervenções de resolução de problemas de saúde ambiental. A utilização de sensores no desenvolvimento desses projetos assume um papel relevante ao permitir a recolha de dados e a sua representação. No capítulo, são apresentadas cinco atividades práticas (em contexto de formação inicial de docentes), visando identificar a forma como os conteúdos de Matemática e Ciências Naturais foram mobilizados numa abordagem curricular integrada, centrada no estudo de um dado problema de saúde ambiental. Quatro das atividades visaram a exploração e caracterização dos espaços interior e exterior da Escola Superior de Educação de Lisboa e do ambiente do Jardim Botânico da Ajuda, relativamente ao nível sonoro e concentração de dióxido de carbono, bem como a relação entre o ritmo cardíaco e as condições ambientais. Uma outra atividade envolveu alunos do 2.º Ciclo do Ensino Básico e, tendo sido desenvolvida em contexto da Prática de Ensino Supervisionada II, teve como objetivo estudar o conforto térmico da escola, em diferentes espaços. Foi possível verificar a ligação das aprendizagens em Matemática e nas Ciências Naturais à vida real, com recurso à utilização de sensores em atividades autênticas de pesquisa, com um forte enfoque na procura de soluções para os problemas de saúde ambiental identificados.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationRodrigues, M., Caseiro, A., Silva, M. J., Loução, A., & Monteiro, S. (2019). Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docência. In M. J. Silva & R. Brito (Coords.), Utilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolas (pp. 30-50). Lisboa: Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais. ISBN 978-989-8912-07-7pt_PT
dc.identifier.doi10.34629/ipl.eselx.cap.livros.004pt_PT
dc.identifier.isbn978-989-8912-07-7
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/10741
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherCIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionaispt_PT
dc.relationLISBOA-01-0145-FEDER-023235pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.eselx.ipl.pt/sites/default/files/media/2019/e-book_mjs_19_07_19.pdfpt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectIntegração curricularpt_PT
dc.subjectSensorespt_PT
dc.subjectProblemas de saúde ambientalpt_PT
dc.subjectFormação inicial de docentespt_PT
dc.subjectEco-Sensors4Healthpt_PT
dc.subjectLISBOA-01-0145-FEDER-023235pt_PT
dc.titleIntegração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docênciapt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceLisboapt_PT
oaire.citation.endPage50pt_PT
oaire.citation.startPage30pt_PT
oaire.citation.titleUtilização pedagógica de sensores eletrónicos para a participação na saúde ambiental das escolaspt_PT
person.familyNameRodrigues
person.familyNameCaseiro
person.familyNameSilva
person.familyNameAlmeida
person.givenNameMargarida
person.givenNameAna
person.givenNameMaria João
person.givenNameAntónio
person.identifier1782812
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-id5D1E-8C69-29D5
person.identifier.ciencia-idDB12-806E-BF8E
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-4352-7614
person.identifier.orcid0000-0003-1017-8315
person.identifier.orcid0000-0002-3594-1324
person.identifier.scopus-author-id57202834296
person.identifier.scopus-author-id35146650100
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublication1867dfc3-6808-4f34-90cc-48a611d23ea0
relation.isAuthorOfPublicationa26ab1ca-f44e-440c-8531-c080f6d7a082
relation.isAuthorOfPublication6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Integração curricular de matemática e ciências naturais na abordagem de problemas de saúde ambiental na formação para a docênciae-book_mjs_19_07_19.pdf
Size:
1.48 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: