Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Promoção do pensamento crítico de alunos de Ciência da Natureza

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Este estudo teve como finalidade verificar se um conjunto de atividades construídas segundo a taxonomia de Ennis (1985, 1987) e referentes ao tema "Importância da âgua para os seres vivos" rìo âmbito da disciplina de Ciências da Natureza do 5o ano, desenvolviam o pensamento crítico dos alunos. Para tal,19 alunos (grupo experimental) vivenciaram-nas enquanto outros 19 (grupo de controlo) abordaram o referido tema apenas com recurso ao manual adotado na escola" e que se considerou não promover o referido tipo de pensamento. Após a aplicação do Teste de Pensamento Critico de Cornell (Nível X) a ambos os grupos em dois momentos distintos (pré-teste e pós-teste), verificaram-se ganhos significativos no grupo experimental em termos do nível e de alguns aspetos do pensamento critico. A inclusão de atividades como as concebidas revela-se assim importante e a sua divulgação visa motivar os professores para a construção de outras similares, em outros temas do programa.

Description

Keywords

Pensamento crítico Ciências da natureza

Citation

Pinto, I., Almeida, A. & Vasconcelos, C (2012). Promoção do pensamento crítico de alunos de Ciência da natureza. In M. A. Moreira, C. C. Sahelices & J. M. Villagrá (Org.). Anais do IV Encontro Ibero-Americano de Pesquisa em Ensino das Ciências (pp. 243-256)

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue