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Advisor(s)
Abstract(s)
Este estudo teve como finalidade verificar se um conjunto de atividades construídas segundo a taxonomia de Ennis (1985, 1987) e referentes ao tema "Importância da âgua para os seres vivos" rìo âmbito da disciplina de Ciências da Natureza do 5o ano, desenvolviam o pensamento crítico dos alunos. Para tal,19 alunos (grupo experimental) vivenciaram-nas enquanto outros 19 (grupo de controlo) abordaram o referido tema apenas com recurso ao manual adotado na escola" e que se considerou não promover o referido tipo de pensamento. Após a aplicação do Teste de Pensamento Critico de Cornell (Nível X) a ambos os grupos em dois momentos distintos (pré-teste e pós-teste), verificaram-se ganhos significativos no grupo experimental em termos do nível e de alguns aspetos do pensamento critico. A inclusão de atividades como as concebidas revela-se assim importante e a sua divulgação visa motivar os professores para a construção de outras similares, em outros temas do programa.
Description
Keywords
Pensamento crítico Ciências da natureza
Citation
Pinto, I., Almeida, A. & Vasconcelos, C (2012). Promoção do pensamento crítico de alunos de Ciência da natureza. In M. A. Moreira, C. C. Sahelices & J. M. Villagrá (Org.). Anais do IV Encontro Ibero-Americano de Pesquisa em Ensino das Ciências (pp. 243-256)