Loading...
26 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 26
- What happens to the boats? A look into tsunami and earthquakes geoscientific literacyPublication . Vasconcelos, Clara; Costa, Joana; Almeida, António; Moura, RuiDuring the twentieth century almost two million people were killed by earthquakes. When the frequency of earthquakes of great magnitude is on a scale of hundreds of years this contributes to erasing the collective memory. This view may seem contradictory, given that the Lisbon earthquake, which occurred on November 1, 1755, still seems to be an event that persists in the collective memory, may be due to the peculiar characteristics of this event, such as the great magnitude of the earthquake, the tsunami and fire, theft and destruction of emblematic places of temporal and spiritual power, especially the churches. The main objective of this study was to evaluate Portuguese citizens’ scientific literacy about tsunamis. For this purpose, we conducted 206 structured interviews in a public place, asking people for their collaboration. In the beginning of the interviews people were shown a drawn scenario with a tsunami epicentre and three boats localized in different places of the ocean. The sample was constituted by 107 females (51,94%) and 99 males (48,06%), with ages ranging from 12 to 85. The interviews, which were conducted by two members of the research team, were audio taped for a better and more reliable transcription. Content analysis was subsequently done with the help of the Q.S.R. NVivo 10 qualitative data analysis package. Interviews contain three main questions that intend to evaluate citizens’: (i) understanding about tsunamis and its consequences based on the boats possible scenario; (ii) knowledge about tsunamis that occurred in the country and (iii) opinions concerning the inclusion of themes related to tsunamis mitigation and prevention in basic and middle schools science curricula. Results showed that only 42,7% of respondents gave a correct answer to question number 1, revealing some knowledge concerning the phenomenon and its consequences. Regarding the question number 2, the majority of respondents (60,2%) do not reveal any knowledge about the tsunami that reached the Portuguese coast. Concerning the last question, the bulk of respondents considered fundamental to include topics related to tsunamis mitigation and prevention in science curricula. Although the majority recognize the need to know about these issues, answers revealed a lack of knowledge regarding tsunamis, especially those related to tsunamis that occurred in the past. In general terms, it seems that gender does not influence the answers. On the other hand, the age of respondents seems to influence some results.
- Dilemas de Geoética: suas potencialidades na perceção das características do conhecimento geológicoPublication . Almeida, António; Vasconcelos, ClaraEste estudo procurou verificar como percecionam 36 estudantes de mestrado de cursos de Geociências a aplicabilidade da Geologia na sociedade, nomeadamente através do seu poder para influenciar decisões de natureza política, económica e social. Para tal foi aplicado um questionário com perguntas diretas e dilemas do campo da Geoética que procura avaliar a posição dos inquiridos acerca da referida influência, principalmente através do reconhecimento da aplicabilidade de modelos geológicos. Os resultados evidenciaram uma certa visão acrítica da aplicabilidade destes modelos em situações reais, assim como a necessidade de clarificação das características do conhecimento geológico para uma mais efetiva compreensão das potencialidades e limites deste conhecimento nas referidas decisões.
- Questionamento em manuais escolares: um estudo no âmbito das Ciências NaturaisPublication . Torres, Joana; Almeida, António; Vasconcelos, ClaraA Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas é uma metodologia de ensino, fundamentada no Ensino por Investigação, que pretende promover o desenvolvimento de diversas competências, que possibilitem o estímulo do raciocínio científico, a autonomia e o desenvolvimento de capacidades de questionamento e reflexão críticas. Neste contexto, o questionamento surge como uma ferramenta útil na construção de conhecimento e no desenvolvimento destas competências no aluno. Pela relevância que o manual escolar assume nas aulas de Ciências, importa que este contribua positivamente para a competenciação do aluno. Neste pressuposto, foram analisados os manuais mais adotados nos três anos do 3º ciclo do Ensino Básico, de acordo com a função e localização das questões, assim como o nível cognitivo das mesmas. Apesar de a maioria das questões ser de baixo nível cognitivo, verifica-se a existência de questões de nível elevado, potenciadoras de uma aprendizagem mais autónoma e autorreguladora.
- Non-anthropocentric reasoning in children: its incidence when they are confronted with ecological dilemmasPublication . Almeida, António; Vasconcelos, Clara; Strecht-Ribeiro, Orlando; Torres, JoanaThis study used an individual structured interview to (1) verify the incidence of non-anthropocentric reasoning in 123 children attending the 3rd and 4th years in three primary schools in the Lisbon area (Portugal), when they are confronted with ecological dilemmas and (2) establish those places they frequented which permit animal contact. The results show a greater incidence of non-anthropocentric reasoning than that obtained in other international studies. This may be related to the focus of the questions asked, which invited children to imagine themselves as another animal or to present situations where human interaction is unfair. This incidence was found independently of gender, school origin and whether or not pets were owned, even with the more biologically complex animals. School year was the only variable proven to make a difference in conceptually more demanding questions. We also verified that the children's general past experience of nature is essentially aligned to ‘controlled environments depending on ongoing human management’, confirming a decline in direct contact with ‘natural and semi-natural environments’. However, this type of experience does not seem to exert a negative influence on their non-anthropocentric reasoning.
- Perceções do bem-estar animal em crianças do 1º cicloPublication . Almeida, António; Vasconcelos, Clara; Torres, JoanaEste estudo procura verificar a perceção das crianças acerca do bem-estar dos animais, de estimação, domésticos e selvagens, tendo sido entrevistadas 123 crianças entre os 8 e os 10 anos a frequentar o 1º ciclo de escolaridade. As perguntas procuraram gerar argumentação antropocêntrica (centrada no ser humano) e/ou argumentação biocêntrica (centrada no interesse dos outros seres), apelando a aspetos vivenciais e valores da criança. Os resultados evidenciam uma elevada incidência de argumentação biocêntrica, associada a uma vivência de contato com os animais onde a natureza se encontra gerida (zoológicos e outros parques temáticos com animais), contrariando a ideia de que a criança durante a infância possui uma visão exclusivamente utilitária dos animais e, por isso, centrada no ser humano. Algumas possuem mesmo uma perceção do seu papel ecológico, avançando com argumentos de caráter ecocêntrico.
- The role of geology in a sustainable society: perceptions of university studentsPublication . Almeida, António; Vasconcelos, Clara; Pereira, C.; Torres, Joana; Moutinho, SaraGeology has been at the service of an instrumental view of nature contributing to its exploitation, and helping providing the raw materials needed for economic development, frequently with high ecological impacts. However, Environmental Geology and Geoconservation are fields more concerned with environmental protection and its preservation. At the same time, Geology is responsible for a certain ambiguity of values, choosing the hammer as a symbol but focusing its action on the field, which helps to generate a sense of reverence for Earth. Based on these ideas, a questionnaire was applied to 36 master students who will teach Geology (20) or will exercise other professions related with it (16), in order to ascertain how respondents characterize the work of geologists related to nature, and see their opinion about the contribution of this science to a fairer and more sustainable society. The general results show that the students identify more with a less exploiting view of this science and prefer to highlight its role for a fairer and more sustainable society especially concerning a more sustainable exploitation of Earth resources and rising of awareness of geohazards. This can support the idea of paradigm changing in Geosciences, adding an element of caution to our actions instead of helping the mutilation of the planet.
- Aprendizagem Baseada em Problemas: Reflexões de professores estagiários de Biologia e de GeologiaPublication . Torres, Joana; Moutinho, Sara; Almeida, António; Vasconcelos, ClaraA Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) é uma metodologia de ensino centrada no aluno que promove o desenvolvimento de diversas competências e uma construção de conhecimento mais significativa. Os estudantes tornam-se construtores ativos do seu conhecimento e o professor altera o seu papel de transmissor da informação para facilitador do processo de resolução de problemas. De facto, esta metodologia requer uma transformação no paradigma educacional, apelando para uma maior autonomia do aluno. Com o objetivo de analisar as conceções dos professores acerca da metodologia, assim como dificuldades, constrangimentos e implicações na aprendizagem dos alunos da implementação desta metodologia, foram entrevistados sete professores estagiários, no ano letivo 2012/2013. Numa realidade onde esta metodologia é parcamente utilizada, pretendeuse que estes professores revelassem a sua opinião e vivências após trabalharem com a metodologia, sendo analisadas diferentes dimensões: significado e importância da ABP; fase de planificação; fase de implementação e considerações gerais. Tendo como pressuposto uma metodologia qualitativa, as entrevistas foram transcritas e sujeitas a uma análise de conteúdo. No sentido de traçar um perfil mais robusto dos professores foram analisadas também planificações por eles construídas nesse mesmo ano letivo. Verificámos que, ao nível da importância da ABP, os entrevistados reconhecem que os alunos desenvolvem competências essenciais, como a autonomia, o pensamento crítico e a capacidade de questionar e de trabalhar em grupo, competências essas fundamentais também fora do contexto de aula. Estes constatam ainda que os alunos, no geral, estão mais motivados e envolvidos no processo de aprendizagem, construindo o seu próprio conhecimento e desenvolvendo uma imagem mais adequada de ciência. No entanto, estes indicam que esta metodologia requer muito tempo e uma maior preparação por parte dos professores verificando-se, também, uma certa relutância pelos alunos para a mudança. Relativamente à planificação e à implementação da metodologia, os professores estagiários procuram cumprir o programa e motivar os alunos, sendo o levantamento de questões e factos e o preenchimento da ficha de monitorização as etapas que parecem suscitar mais dificuldades. A falta de materiais, a dificuldade na acessibilidade a computadores, internet e outras fontes de pesquisa, destacam-se como principais obstáculos à implementação da ABP.
- Guia prático para atividades fora da escolaPublication . Almeida, António; Vasconcelos, ClaraBaseado na experiência dos autores, este livro apresenta uma série de constrangimentos e formas de superar dificuldades inerentes às atividades fora da escola. Sempre acompanhadas por sugestões de locais a visitar e conselhos práticos, as propostas de atividades são apoiadas por pequenas vinhetas lúdicas que visam agarrar o leitor até à última página. Sendo auxiliado por uma série de sugestões de reflexão baseadas na vivência dos autores nestas atividades como professores ou mesmo enquanto alunos, compete ao leitor refletir na sua própria experiência e atrever-se a levar os seus alunos para fora do recinto escolar
- História da Geologia e Natureza da Ciência: Exemplos para explorar nas aulas de ciênciasPublication . Vasconcelos, Clara; Almeida, António; Pinto, RaquelDiferentes artigos científicos apresentam várias preocupações relacionadas com equívocos manifestados por professores de ciências sobre a natureza da Ciência (NC).
- Sustentabilidade e questões de (Geo)éticaPublication . Almeida, António; Vasconcelos, ClaraA (Geo)ética é um caminho para a sustentabilidade. A sustentabilidade é a capacidade de um sistema se manter em permanência. O princípio do desenvolvimento sustentável decorre da conceptualização a que é inerente a ideia de que a satisfação das necessidades do presente não pode comprometer as necessidades das gerações vindouras. Pensar as necessidades do presente e do futuro liga-se de imediato ao uso e gestão dos recursos naturais, de modo a procurar encetar passos efetivos que conduzam a uma justiça intra e intergeracional.
- «
- 1 (current)
- 2
- 3
- »