Repository logo
 
Publication

Promoção do pensamento crítico de alunos de Ciência da Natureza

dc.contributor.authorPinto, Iris
dc.contributor.authorAlmeida, António
dc.contributor.authorVasconcelos, Clara
dc.date.accessioned2020-05-05T11:25:34Z
dc.date.available2020-05-05T11:25:34Z
dc.date.issued2012
dc.description.abstractEste estudo teve como finalidade verificar se um conjunto de atividades construídas segundo a taxonomia de Ennis (1985, 1987) e referentes ao tema "Importância da âgua para os seres vivos" rìo âmbito da disciplina de Ciências da Natureza do 5o ano, desenvolviam o pensamento crítico dos alunos. Para tal,19 alunos (grupo experimental) vivenciaram-nas enquanto outros 19 (grupo de controlo) abordaram o referido tema apenas com recurso ao manual adotado na escola" e que se considerou não promover o referido tipo de pensamento. Após a aplicação do Teste de Pensamento Critico de Cornell (Nível X) a ambos os grupos em dois momentos distintos (pré-teste e pós-teste), verificaram-se ganhos significativos no grupo experimental em termos do nível e de alguns aspetos do pensamento critico. A inclusão de atividades como as concebidas revela-se assim importante e a sua divulgação visa motivar os professores para a construção de outras similares, em outros temas do programa.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationPinto, I., Almeida, A. & Vasconcelos, C (2012). Promoção do pensamento crítico de alunos de Ciência da natureza. In M. A. Moreira, C. C. Sahelices & J. M. Villagrá (Org.). Anais do IV Encontro Ibero-Americano de Pesquisa em Ensino das Ciências (pp. 243-256)pt_PT
dc.identifier.doi10.13140/2.1.3984.9284pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11582
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectPensamento críticopt_PT
dc.subjectCiências da naturezapt_PT
dc.titlePromoção do pensamento crítico de alunos de Ciência da Naturezapt_PT
dc.title.alternativeCritical thinking promoting activities: their effects in the 5th grade science studentspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage256pt_PT
oaire.citation.startPage243pt_PT
oaire.citation.titleAnais do IV Encontro Ibero-Americano de Pesquisa em Ensino das Ciênciaspt_PT
person.familyNamePinto
person.familyNameAlmeida
person.familyNameMaria da Silva de Vasconcelos
person.givenNameIris
person.givenNameAntónio
person.givenNameClara
person.identifier.ciencia-idDB12-806E-BF8E
person.identifier.ciencia-id3313-76C3-8F08
person.identifier.orcid0000-0002-9557-9400
person.identifier.orcid0000-0002-3594-1324
person.identifier.orcid0000-0002-4524-9788
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication6c5223e0-f92e-4c54-8e70-bede9a2ef94b
relation.isAuthorOfPublication6a33f0b8-d318-464e-aa8e-8ae27d1cca79
relation.isAuthorOfPublication7dd22ad0-7e7b-4996-884e-f9bc8fd0f8eb
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery6c5223e0-f92e-4c54-8e70-bede9a2ef94b

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Promoção do pensamento crítico de alunos de Ciência da Natureza.pdf
Size:
10.88 MB
Format:
Adobe Portable Document Format