Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
72.97 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Inscrevendo-se no eixo da dialética entre investigação e sala de aula, o presente estudo incide sobre o
ensino da escrita académica no ensino superior, apresentando uma reflexão sobre um percurso didático
centrado no artigo científico que foi implementado numa instituição de ensino superior portuguesa,
considerando em particular o módulo dedicado ao resumo do artigo científico. Para o efeito, é
desenvolvido um estudo de natureza qualitativa em que são analisados os resumos produzidos e as
respostas dadas pelos alunos a um questionário aplicado no final do módulo. A análise das produções
dos alunos revela que estes mobilizam os aspetos macroestruturais mais relevantes para a produção do
resumo (e.g., plano do texto), mas que os problemas ao nível da microestrutura são mais persistentes
(e.g., seleção lexical). Através da análise das reflexões dos alunos, percebe-se que possuem uma
perceção clara e distinta dos materiais e das metodologias utilizadas na Unidade Curricular
relativamente à perceção do que foi o seu percurso no trabalho desenvolvido, sendo interessante
perceber, no seu discurso, como estas estimulam a reflexão.
Description
Keywords
Escrita académica Ensino superior Resumo de artigo científico
Citation
Cardoso, A., Teixeira, C. & Sebastião, I. (2019, 17 janeiro). Ensinar a escrever o resumo de artigo científico no ensino superior: as perceções e as produções dos alunos [Comunicação oral]. 9.º Seminario internacional El aula como ámbito de investigación sobre la enseñanza y el aprendizaje de la lengua, Barcelona, Espanha.