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Fala barato: filtros criativos e competições alternativas

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Apesar da familiaridade dos jovens com a Internet e outros dispositivos digitais, há um consenso em relação à necessidade da promoção da literacia comunicacional no contexto atual de uma complexa convergência mediática. A forma como comunicamos e partilhamos mensagens requer uma diversidade de competências múltiplas (literacia mediática, digital, informacional, visual, multimodal, comunicacional), que se distinguem entre si por requererem diferentes consciências do impacto que a comunicação tem em nós e na nossa relação com os outros. As diferentes situações que as múltiplas literacias permitem resolver ultrapassam o facto de pertencerem a uma ou outra área ou disciplina fechadas sobre si mesmas. Os jogos, de uma forma geral, envolvem sempre transmedialidade: colaboração, competição, partilha, procura de informação, que são práticas que nos desafiam como um todo e que impactam no desenvolvimento de competências transmedia da comunidade estudantil. O “Fala Barato” é uma proposta de jogo de tabuleiro desenvolvida no âmbito do projeto “Academia da Leitura do Mundo: a comunicação, o jornalismo e eu”, que disponibiliza uma experiência imersiva a jovens entre os 14 e os 25 anos. A Academia foi selecionada para integrar a rede nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019, e acolhida por várias instituições académicas portuguesas, especializadas em estudos de comunicação e jornalismo. Nesta comunicação, pretende-se apresentar o processo de construção do jogo “Fala Barato”, concebido por um grupo multidisciplinar de professores, investigadores, jornalistas e estudantes de comunicação que fazem parte da Academia. Para este jogo de tabuleiro, cujo objetivo é ser a primeira equipa a completar os objetivos da sua Carta Secreta (sorteio), foram consideradas 4 grandes áreas de perguntas, nomeadamente, Sabias que (informação, conhecimento geral), Ação (auto regulação, rapidez, comunicação), Eu e Tu (empatia, conhecimento do outro, comunicação) e Dentro e Fora da Caixa (espírito crítico, diferentes interpretações/leituras do mundo). Os estudantes finalistas de Audiovisual e Multimédia, da Escola Superior de Comunicação Social/IPL, foram desafiados a apresentar as propostas mais adequadas para o design gráfico de todas as componentes do jogo (nome, caixa, cartas, peças), cujo pitching sublinhou o objetivo de testar o nível de conhecimento informacional e mediático dos jogadores. A experiência envolveu os estudantes de forma colaborativa e individual e também testou a sua competência comunicacional e de auto-regulação, tendo sido, depois, selecionado o melhor trabalho. Se o objetivo da “Academia da leitura do mundo” é estimular o espírito crítico, além de pretender fomentar a capacidade de autorregulação dos jovens na relação com os media e a comunicação, a interatividade competitiva de um processo criativo, ou de um jogo de tabuleiro, poderão funcionar como recursos pedagógicos e educacionais muito úteis nos dias de hoje.

Description

Keywords

Jogo Literacia mediática Leitura Comunicação Espírito crítico

Citation

Bonacho, F., Figueiredo, H. & Araújo, S. (2022, abr, 11). Fala barato: Filtros criativos e competições alternativas. Comunicação apresentada no XII CONGRESSO SOPCOM: Comunicação & Disrupção: Desafios culturais, societais e tecnológicos: Disrupção Criativa I: Ambientes Criativos I, NOVA FCSH, Lisboa, Portugal.

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SOPCOM / NOVA FCSH