Repository logo
 
Publication

Fala barato: filtros criativos e competições alternativas

dc.contributor.authorBonacho, Fernanda
dc.contributor.authorPina, Helena Figueiredo
dc.contributor.authorAraújo, Susana
dc.date.accessioned2022-09-20T10:06:40Z
dc.date.available2022-09-20T10:06:40Z
dc.date.issued2022-04-11
dc.description.abstractApesar da familiaridade dos jovens com a Internet e outros dispositivos digitais, há um consenso em relação à necessidade da promoção da literacia comunicacional no contexto atual de uma complexa convergência mediática. A forma como comunicamos e partilhamos mensagens requer uma diversidade de competências múltiplas (literacia mediática, digital, informacional, visual, multimodal, comunicacional), que se distinguem entre si por requererem diferentes consciências do impacto que a comunicação tem em nós e na nossa relação com os outros. As diferentes situações que as múltiplas literacias permitem resolver ultrapassam o facto de pertencerem a uma ou outra área ou disciplina fechadas sobre si mesmas. Os jogos, de uma forma geral, envolvem sempre transmedialidade: colaboração, competição, partilha, procura de informação, que são práticas que nos desafiam como um todo e que impactam no desenvolvimento de competências transmedia da comunidade estudantil. O “Fala Barato” é uma proposta de jogo de tabuleiro desenvolvida no âmbito do projeto “Academia da Leitura do Mundo: a comunicação, o jornalismo e eu”, que disponibiliza uma experiência imersiva a jovens entre os 14 e os 25 anos. A Academia foi selecionada para integrar a rede nacional das Academias Gulbenkian do Conhecimento 2019, e acolhida por várias instituições académicas portuguesas, especializadas em estudos de comunicação e jornalismo. Nesta comunicação, pretende-se apresentar o processo de construção do jogo “Fala Barato”, concebido por um grupo multidisciplinar de professores, investigadores, jornalistas e estudantes de comunicação que fazem parte da Academia. Para este jogo de tabuleiro, cujo objetivo é ser a primeira equipa a completar os objetivos da sua Carta Secreta (sorteio), foram consideradas 4 grandes áreas de perguntas, nomeadamente, Sabias que (informação, conhecimento geral), Ação (auto regulação, rapidez, comunicação), Eu e Tu (empatia, conhecimento do outro, comunicação) e Dentro e Fora da Caixa (espírito crítico, diferentes interpretações/leituras do mundo). Os estudantes finalistas de Audiovisual e Multimédia, da Escola Superior de Comunicação Social/IPL, foram desafiados a apresentar as propostas mais adequadas para o design gráfico de todas as componentes do jogo (nome, caixa, cartas, peças), cujo pitching sublinhou o objetivo de testar o nível de conhecimento informacional e mediático dos jogadores. A experiência envolveu os estudantes de forma colaborativa e individual e também testou a sua competência comunicacional e de auto-regulação, tendo sido, depois, selecionado o melhor trabalho. Se o objetivo da “Academia da leitura do mundo” é estimular o espírito crítico, além de pretender fomentar a capacidade de autorregulação dos jovens na relação com os media e a comunicação, a interatividade competitiva de um processo criativo, ou de um jogo de tabuleiro, poderão funcionar como recursos pedagógicos e educacionais muito úteis nos dias de hoje.pt_PT
dc.description.versionN/Apt_PT
dc.identifier.citationBonacho, F., Figueiredo, H. & Araújo, S. (2022, abr, 11). Fala barato: Filtros criativos e competições alternativas. Comunicação apresentada no XII CONGRESSO SOPCOM: Comunicação & Disrupção: Desafios culturais, societais e tecnológicos: Disrupção Criativa I: Ambientes Criativos I, NOVA FCSH, Lisboa, Portugal.pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/14977
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherSOPCOM / NOVA FCSHpt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.sopcom2022.pt/pt_PT
dc.relation.publisherversionhttps://www.sopcom2022.pt/resumos-sopcom-dc-i-ac-i/pt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/pt_PT
dc.subjectJogopt_PT
dc.subjectLiteracia mediáticapt_PT
dc.subjectLeiturapt_PT
dc.subjectComunicaçãopt_PT
dc.subjectEspírito críticopt_PT
dc.titleFala barato: filtros criativos e competições alternativaspt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceFaculdade de Ciências Sociais e Humanas - Universidade Nova de Lisboapt_PT
oaire.citation.titleXII CONGRESSO SOPCOM Comunicação & Disrupção Desafios culturais, societais e tecnológicospt_PT
person.familyNameBonacho
person.familyNameFigueiredo Pina
person.familyNamede Oliveira Ferreira de Araújo
person.givenNameFernanda
person.givenNameHelena
person.givenNameSusana Raquel
person.identifier.ciencia-id1A18-3AF9-500F
person.identifier.ciencia-idE61B-0C90-EFCA
person.identifier.ciencia-idA31C-FF4D-DB37
person.identifier.orcid0000-0002-5616-7665
person.identifier.scopus-author-id35179027100
rcaap.rightsclosedAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublication155e5815-2d4c-4e02-b4eb-6fe0100c8031
relation.isAuthorOfPublication4063e37a-0ade-4560-bef7-cdff691ebc9c
relation.isAuthorOfPublicationa31fa89c-1581-4c2a-b4f3-8643e53aaf9d
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya31fa89c-1581-4c2a-b4f3-8643e53aaf9d

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
REPOSITÓRIO DO IPL_Bonacho_Sopcom.pdf
Size:
421.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: