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Figueiredo Pina, Helena

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Now showing 1 - 10 of 67
  • Vídeo gráfico em time lapse “Como Fazer um Mind Map”
    Publication . Pina, Helena Figueiredo
    O Mind Map é uma ferramenta diagramática desenvolvida por Tony Buzan [consultar, por exemplo: Buzan, T. (2018). Mind map mastery: The complete guide to learning and using the most powerful thinking tool in the universe. Watkins Media Limited.] Sendo uma representação visual, de desenvolvimento radial, o Mind Map baseia-se no modelo associativo natural de ideias. A utilização da versão “manual”, desenhada e colorida, desta ferramenta oferece grande potencial de estímulo criativo. O Vídeo gráfico em time lapse “Como Fazer um Mind Map” foi criado para explicar de forma simples, rápida e apelativa aos estudantes como se utiliza na prática esta ferramenta, explicitando simultaneamente os fundamentos conceituais desta técnica. Utiliza como base o desenho gráfico manual e uma construção passo a passo, com efeito time lapse. Constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Laboratório de Criatividade em Publicidade e adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologia ativa de ensino-aprendizagem, nomeadamente no modelo de “sala de aula invertida”. Apoia a preparação dos estudantes para a realização de exercícios práticos em sala de aula ou aplicados ao desenvolvimento criativo de projetos. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
  • A luz do desejo: a fotografia publicitária
    Publication . Pina, Helena Figueiredo
    Este ensaio reflete sobre os fatores que presidem à distinção da Fotografia Publicitária face às categorias da Fotografia Artística e da Fotografia Jornalística. As diferentes formas de utilizar a fotografia podem traduzir-se em várias categorias cujas fronteiras são muitas vezes ténues e extremamente difíceis de situar. No entanto, a existência destas categorias é comummente aceite e reconhecida, dando origem a uma classificação hierarquizada que acarreta uma diferença de estatutos. A Fotografia Publicitária serve um fim muito particular: o de promover comercialmente os bens, serviços ou instituições dos quais depende a economia de consumo em que as sociedades actuais se baseiam. Embora as imagens da Publicidade sejam um tema corrente na investigação da comunicação das últimas décadas, a Fotografia Publicitária, em si mesma, não parece ter sido palco de discussão ou reflexão muito alargadas. Os anos de exercício em diversas funções da Publicidade, a par da prática de investigação académica, permitiram uma análise realista do “lugar” ocupado por esta categoria a partir de uma interrogação acerca das diferenças de estatuto subjacentes às diversas categorias em análise. Ainda que não seja expressamente assumido, e portanto podendo ser considerado um julgamento de “senso comum”, a verdade é que as diferenças de estatuto impregnam os discursos. Assim, sendo considerada por muitos como uma atividade marginal, que não pertence ao domínio das artes e não possui os atributos de «informação pura», a Fotografia Publicitária possui uma conotação marcadamente mercantil que a coloca numa espécie de categoria à parte, mas que numa situação de pós-modernidade importa ser analisada. Eis porque, e apesar de não ser tarefa fácil construir uma análise adequada, me proponho interrogar ao longo deste trabalho acerca dos eventuais pontos de contacto entre a Fotografia Publicitária, a Fotografia Artística e a Fotografia Jornalística, para então determinar possíveis fatores que presidem à sua distinção. Igualmente, como forma de “testar” as conclusões, apresenta-se um conjunto de exercícios que visam provar a tese defendida.
  • Vídeo tutorial “Fazer um Animatic, utilizando o Power Point (Microsoft Office)”
    Publication . Pina, Helena Figueiredo
    Um animatic é uma maquete animada de uma narrativa audiovisual em projeto, em que se apresenta a sequência animada dos frames de um storyboard, podendo incluir igualmente a banda sonora (música, ruídos de sonoplastia, vozes). Facilita a partilha das ideias criativas para uma narrativa audiovisual. O Vídeo Tutorial “Fazer um Animatic, utilizando o Power Point (Microsoft Office) foi criado para explicar de forma simples, rápida e apelativa aos estudantes como podem realizar um animatic eficaz ainda que não dominem ou tenham acesso a software específico de produção e edição de imagem. O power point (Microsoft Office) é disponibilizado como recurso a todos os estudantes do universo IPL. Este tutorial constitui-se como um recurso pedagógico útil na unidade curricular de Ateliê de Escrita Criativa e adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, nomeadamente no modelo de “sala de aula invertida”. Apoia a preparação dos estudantes no desenvolvimento de projetos práticos de criação de narrativas audiovisuais. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
  • Focusing on sustainability: a practical exercise in creativity
    Publication . Pina, Helena Figueiredo; Silvestre, Cláudia
    Our daily lives today are a kaleidoscope of circulating images. Souza and Zordan (2020) argue that the proliferation of photographic images causes a certain anesthesia of the senses that greatly influences creative output, making us more prone to act as task executors and less as creators. In a world where environmental consciousness is becoming increasingly urgent, it is imperative to employ creative and participatory approaches to engage individuals in a profound and meaningful manner. Pedagogical methods must therefore strive to incorporate innovative strategies that inspire and motivate young people to actively safeguard the environment. This work presents the result of a creative experience that combines creative writing and photography, directing attention to the theme of sustainability. In the Creative Writing Workshop course, a challenge was proposed to first-year students of the Advertising and Marketing Undergraduate degree at the School of Communication and Media Studies of the Polytechnic Institute of Lisbon, with the university campus and its surroundings as the experiential field. This practical exercise was aligned with the 1st Sustainable Bootcamp of School of Communication and Media Studies (March 8,2024) under the theme of Circular Economy. In this pedagogical approach, the teacher acts as a facilitator, drawing attention to the topic of sustainability and framing it in a familiar environment. By promoting a discovery-based method that encourages creativity and the exploration of diverse perspectives, hands-on learning is fostered. Working in small groups, students are encouraged to observe, listen and feel, reflecting and adapting their sensitive perception of the subject. The process entails spontaneous experimentation, guided by the teacher, ultimately culminating in purposeful rediscovery. By encouraging creativity and active participation, these experiences offer an inspiring approach to engaging people in building a more balanced and healthy world.
  • The narratives mag: a place where stories
    Publication . Bonacho, Fernanda; Pina, Helena Figueiredo; Pontes, Joana; Souza, Joana; Araújo, Susana
    This communication proposes the presentation of "Revista Narrativas" (Narratives Mag), as an applied and collaborative academic project that aims to nurture a critical and constructive attitude towards the challenges of contemporary culture and explore the singularities of information and media contexts (Pontes and Souza, 2022). Contributing to the construction of "Revista Narrativas" means being able to research, evaluate, and think about writing a complex journalistic text and make it available in a multimedia environment in an interesting, sensible, and intelligent way. For today's young people, digital platforms are meeting places where they can learn, participate, and get deeply involved in innovative ways. This means that the media, and journalism in particular, can be powerful assets for civic and public engagement, the potential of which should be harnessed and explored in academic work with students (Jenkins, 2016, Livingstone, 2016). It is indisputable that the textual and multimedia complexity of today's communication challenges contribute to a media narrative sophistication that should be analysed, worked on, and discussed with those who will be future journalism and communication professionals. It therefore seems appropriate to find applied solutions that offer students the chance to develop skills of autonomy, responsibility, critical thinking, creativity, and participation in their relationship with information (Bonacho, 2021, Pereira, 2013). In this context, "Revista Narrativas" aims to take in different issues of contemporary world that connects to students’ interests and provide resources to recognise, analyse and resist the current formats of superficiality and disinformation. Challenging students' curiosity, questioning issues that concern them, and articulating it with multidisciplinary knowledge between teachers and specialists are necessary and crucial. This magazine proposal integrates both research and education and contributes to a multicultural and inclusive approach, whose experience aims to connect the academy, the community, and the public space.
  • A luz do desejo: a fotografia publicitária face à fotografia artística e à fotografia jornalística
    Publication . Pina, Helena Figueiredo
    Este ensaio reflecte sobre os factores que presidem à distinção da Fotografia Publicitária face às categorias da Fotografia Artística e da Fotografia Jornalística. As diferentes formas de utilizar a fotografia podem traduzir-se em várias categorias cujas fronteiras são muitas vezes ténues e extremamente difíceis de situar. No entanto, a existência destas categorias é comummente aceite e reconhecida, dando origem a uma classificação hierarquizada que acarreta uma diferença de estatutos. Os anos de exercício em diversas funções da Publicidade, a par da prática de investigação académica, permitiram uma análise realista do “lugar” ocupado por esta categoria a partir de uma interrogação acerca das diferenças de estatuto subjacentes a estas três categorias. Na sociedade contemporânea as imagens da Publicidade são um reflexo dos desejos de consumo e a Fotografia Publicitária possui uma conotação marcadamente mercantil que a coloca numa espécie de categoria à parte, que importa ser analisada. Eis porque nos propomos interrogar ao longo deste trabalho acerca dos eventuais pontos de contacto entre a Fotografia Publicitária, a Fotografia Artística e a Fotografia Jornalística, para então determinar possíveis factores que presidem à sua distinção. Igualmente, como forma de “testar” as conclusões, apresenta-se um conjunto de exercícios que visam provar a tese defendida.
  • Criatividade
    Publication . Pina, Helena Figueiredo; Bettencourt, Cristina
    O tema desta entrevista é a criatividade aplicada, adaptada à resolução de problemas, balizada por objetivos concretos e dirigida públicos-alvo específicos. A conversa aborda as metodologias de trabalho criativo nas agências de publicidade e a vantagem da utilização das técnicas de estimulação da criatividade e do treino do pensamento criativo. A reflexão conclui pela importância do desenvolvimento das valências associadas à criatividade, não apenas no domínio das chamadas profissões criativas, mas igualmente em todas as profissões, já que a flexibilidade de pensamento e a capacidade de adaptação são fundamentais para enfrentar os desafios do nosso tempo.
  • Museu da Paisagem: Uma plataforma participativa e geradora de conhecimento, representações e diálogos sobre a paisagem
    Publication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Centeno, Maria João; Rodrigues, Ricardo Pereira
    O entendimento coletivo do que designamos por Paisagem advém de áreas do conhecimento tão diversas como a Geografia, Filosofia, Arte, Ecologia ou Comunicação e do que cada indivíduo vai construindo a partir da sua experiência quotidiana. Não sendo a maioria dos indivíduos estudiosos ou especialistas em paisagem, é possível identificar e analisar alguns dos principais construtores de opinião e transformadores do significado de Paisagem. O cinema ficcional, cinema documental, produção televisiva (documentários, ficção e informação), fotografia (através da comunicação social, livros, guias de viagem, campanhas de turismo, exposições, social media, etc.), desenho, ilustração, infografia e outros modos de registo e representação da paisagem contribuem, em conjunto, para a construção desse entendimento coletivo sobre a Paisagem. No projeto de investigação “Narrativas e Experiência do Lugar: Bases para um Museu da Paisagem” foram várias as opções de registo e representação da paisagem utilizadas nos conteúdos de mediação museológica desenvolvidos. Séries de vídeo, fotografia e ilustração contribuíram para diferentes soluções de comunicação criadas no sentido de uma sensibilização e educação para uma cidadania paisagística. O presente artigo propõe apresentar os processos, metodologias e resultados das séries audiovisuais e multimédia desenvolvidos no âmbito do Museu da Paisagem.
  • Baralho de cartas “6 chapéus do pensamento”
    Publication . Pina, Helena Figueiredo
    O conhecido método dos 6 Chapéus do Pensamento foi desenvolvido por Edward de Bono [consultar, por exemplo: de Bono, E. (2005). Os Seis Chapéus do Pensamento. Pergaminho] sendo uma ferramenta criativa que propõe a organização sequencial do pensamento, separando o tipo de pensamento de acordo com a sua natureza. Cada chapéu colorido representa um determinado enquadramento mental. Através das metáforas o método torna-se fácil de perceber, memorizar e utilizar em reuniões criativas, com bons resultados. O Baralho de Cartas “6 Chapéus do Pensamento” foi especialmente criado para operacionalizar esta ferramenta de criatividade e pensamento lateral, durante o desenvolvimento de exercícios e projetos criativos. As cartas resumem cada uma das abordagens e recordam o objetivo da ferramenta, destinando-se à realização de dinâmicas de trabalho colaborativo. Graficamente, o jogo utiliza uma base de desenho a mão livre, com linhas orgânicas, e uma apresentação que aposta na simplicidade, por forma a contrariar o “excesso” industrial e tecnológico dos nossos dias. Enquanto instrumento, este Baralho de Cartas constitui-se como um recurso pedagógico particularmente útil nas atividades propostas na unidade curricular de Laboratório de Criatividade em Publicidade. Adequa-se bem ao desenvolvimento de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, apelando à dimensão lúdica mas promovendo o foco na tarefa. Enquanto recurso pedagógico potencia o interesse e o envolvimento dos estudantes e enriquece a sua experiência de aprendizagem.
  • A mediação museológica como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens sustentáveis: O projeto “museu da paisagem”
    Publication . Pina, Helena Figueiredo; Abreu, João; Cavaleiro Rodrigues, José; Centeno, Maria João; Carvalho, Margarida Ribeiro Ferreira de; Rodrigues, Ricardo Pereira
    A importância das paisagens sustentáveis tem sido palco de ampla discussão nas últimas décadas. Este artigo propõe apresentar o projeto de I&D “Narrativas e experiência do lugar: bases para um Museu da Paisagem”. Complexa na sua rede de narrativas, a paisagem engloba tanto o que é material como o imaterial: o ambiente natural ligado à terra e ao território, o ambiente edificado e o entorno social vivenciado e culturalmente construído. Impossível de encerrar entre paredes, essa paisagem global é transbordante, não se imobiliza pois é viva e dinâmica e, na sua transformação, é incessante. Na busca de uma desejada relação equilibrada e harmoniosa entre o ambiente e os seus contextos social e económico visa-se o alcance do bem-estar individual e social e a promoção da qualidade de vida das populações. Para o exercício de cidadania consciente é fundamental, antes de mais, o incremento da literacia sobre a paisagem. O Museu da Paisagem que agora se ensaia surge, assim, como eixo de valorização, proteção e construção de paisagens saudáveis sendo baseado na experiência dos lugares, na interação e no diálogo com a comunidade através de uma plataforma museológica digital em que o design funciona como elemento materializante que reúne, expressa e comunica.