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Madureira, Isabel

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  • Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa
    Publication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, Miguel
    Com a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (3.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 5 de novembro de 2016. Tal como os anteriores, este Encontro teve como objetivo central divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes (de habilitação para a docência nos “primeiros anos”) e pós-profissionalização existentes na ESELx e submeter os resultados obtidos e as abordagens epistemológicas e metodológicas de cada um dos estudos, quer ao escrutínio e validação de especialistas nos diversos domínios do saber dos mestrados, quer a fóruns de reflexão e debate proporcionados pelas sessões de comunicações livres, que integraram o Encontro. Para além das referidas apresentações, neste 3.º EME atribuiu-se especial relevância à reflexão e ao debate sobre a relação entre a investigação e a prática profissional, no âmbito da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda de Encerramento do Encontro.
  • Nota Introdutória
    Publication . Pires, Carlos; Lino, Dalila; Madureira, Isabel; Rodrigues, Margarida; Falcão, Miguel
    Com a presente publicação é dada continuidade à linha editorial iniciada com as Atas do I e do II Encontros de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa, realizados em 2013 e em 2014, respetivamente. Neste volume estão reunidos os artigos submetidos a revisão científica anónima, correspondentes às comunicações apresentadas, pelos seus autores, ao III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino (3.º EME), que decorreu na Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), no dia 5 de novembro de 2016. Tal como os anteriores, este Encontro teve como objetivo central divulgar a investigação produzida no âmbito dos vários mestrados profissionalizantes (de habilitação para a docência nos “primeiros anos”) e pós-profissionalização existentes na ESELx e submeter os resultados obtidos e as abordagens epistemológicas e metodológicas de cada um dos estudos, quer ao escrutínio e validação de especialistas nos diversos domínios do saber dos mestrados, quer a fóruns de reflexão e debate proporcionados pelas sessões de comunicações livres, que integraram o Encontro. Para além das referidas apresentações, neste 3.º EME atribuiu-se especial relevância à reflexão e ao debate sobre a relação entre a investigação e a prática profissional, no âmbito da Conferência de Abertura e da Mesa-Redonda de Encerramento do Encontro. Os vinte artigos, que aqui se apresentam, espelham a diversidade temática, disciplinar e metodológica presente nos cursos de mestrado ministrados da ESELx, tanto de habilitação para a docência em educação pré-escolar e nos dois primeiros ciclos do ensino básico como de pós-profissionalização, a qual encontra correspondência na multiplicidade de áreas de especialização dos docentes orientadores de relatórios de estágio e de projetos de intervenção/dissertações. O primeiro conjunto de textos integra estudos de casos realizados no campo da Educação Especial, sobre problemáticas relacionadas com respostas educativas e inclusivas a crianças/alunos com multideficiência e com perturbação do espectro do autismo: conceções e práticas dos docentes acerca das respostas educativas para alunos com multideficiência; a importância de ambientes inclusivos que promovam o desenvolvimento e aprendizagem de crianças e jovens com multideficiência; processo de ensino e aprendizagem das crianças com Perturbação do Espectro do Autismo; narrativas pessoais de crianças com Autismo acerca do seu próprio percurso escolar. No segundo conjunto de artigos são problematizadas as questões de género e analisadas práticas pedagógicas e iniciativas de intervenção comunitária que permitam a compreensão das situações e uma eventual intervenção, em diversos contextos e com diferentes públicos: identificação e mapeamento de estereótipos de género relacionados com o ser menino e o ser menina com crianças do jardim de infância e da escola do 1º ciclo do ensino básico, neste caso, a partir da abordagem curricular do Teatro; análise do contributo do Teatro para uma valorização pessoal da mulher com um grupo de jovens e adultas. Os textos, que constituem o terceiro conjunto, reportam-se a temas transversais, entre os quais a importância, em crianças em idade pré-escolar, do faz-de-conta, de valores como a amizade e do seu envolvimento em processos investigativos, que permitem a análise e compreensão de questões como: a manifestação de competências pró-sociais e de regulação emocional através da linguagem verbal e não-verbal; os enredos da cultura de pares e as conceções e significados atribuídos à amizade, pelas crianças; a relação entre o imaginário infantil e os processos de investigação desenvolvidos pelas crianças em colaboração com as famílias. Ainda neste conjunto de artigos é atribuída relevância, enquanto objeto de estudo, à participação ativa de atores como os pais ou famílias em contexto escolar e os idosos em atividades educativas e culturais, dando a conhecer, por um lado, as perspetivas e os processos de envolvimento parental nas dinâmicas escolares e, por outro, a importância das redes culturais e dos respetivos serviços educativos na integração de idosos e na sua educação artística. O quarto e último grupo de artigos reporta-se a problemáticas relacionadas com estratégias de ensino e didáticas específicas nos domínios do português, das ciências naturais e da matemática, no 1.º e no 2.º ciclos do ensino básico. Compreendem questões como o desenvolvimento da consciência linguística e a compreensão de modelos didáticos por alunos do ensino básico e, no campo do ensino da matemática, as estratégias utilizadas pelos alunos no cálculo mental e na resolução de tarefas de proporcionalidade direta, o contributo dos jogos na predisposição dos alunos para a aprendizagem da Matemática, bem como a importância da discussão de diferentes resoluções de um problema. Por fim, esperamos que os trabalhos agora publicados possam espoletar o interesse dos leitores, em particular dos que estão a iniciar ou a desenvolver processos de investigação em educação e ensino, quer pelos temas ou objetos de estudo aqui problematizados, quer pelas abordagens mobilizadas, podendo constituir pontos de alavancagem para novos estudos e respetiva contextualização teórica e metodológica.
  • Guide to building inclusive cultural spaces
    Publication . Rojas-Pernia, Susana; Haya-Salmón, Ignacio; Calvo-Salvador, Adelina; Lázaro-Visa, Susana; Fernández-Fuertes, Andrés; Susinos-Rada, Teresa; Riaño-Galán, Elena; Angulo-Pérez, Iria; Vinatea-Elorrieta, Alicia; Sanahuja-Gavaldà, Josep Mª; Morón-Velasco, Mar; Pérez-Romero, Antonio; Miquel-Bertrán, Ester; Badia-Martín, María del Mar; Benages-Campins, Ester; Gutiérrez-Colominas, David; Ribes-Guardia, Francesc Xavier; Macías-Pedrero, Simón; Gigerl, Monika; Herunter, Elisabeth; Gollowitsch, Karin; Pilling, Caroline; Madureira, Isabel; Nunes, Clarisse; Valente, Bianor; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Relvas, Mário; Almeida, Tiago; Labudovikj, Rozita Petrinska; Labudovikj, Miroslav; Labudovikj, Dimitar; Bachmann, Susanne; Venter, Antonia; Robledo, Amanda; Ahmad, Addas; Altmann, Nico; Bejtuli, Rudina; Dogan, Atalay; Joers, Ingo; Loska, Lukasz; Martinez, Vincent; Sauerbier, Stephan; Serag, Sammy; Arslantürk, Ismail; Welz, Moritz
    A criação de espaços culturais e artísticos inclusivos requer uma revisão da forma como estes são concebidos, desenhados e organizados com o objetivo de dar as boasvindas a toda a gente e garantir o acesso e participação igualitários aos serviços, atividades e conteúdos que oferecem. Desta maneira, museus, centros culturais e artísticos ou espaços de exposições contribuem para a promoção do direito a aceder e participar na vida cultural e artística, tal como expresso em várias convenções internacionais, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
  • Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das crianças
    Publication . Moreira, Vera; Madureira, Isabel
    Tendo como objetivo geral conhecer a perceção de crianças com Perturbação do Espetro do Autismo (PEA) acerca do seu percurso escolar, o presente estudo procurou identificar assituações significativas desse percurso. Privilegiaram-se as narrativas pessoais de dois adolescentes, dando voz aos sujeitos através de entrevistas de natureza biográfica, uma vez que permitem aceder a acontecimentos significativos, compreendendo-os no contexto em que emergem. De modo a obter uma visão mais compreensiva do fenómeno em estudo, realizaram-se duas entrevistas semiestruturadas às respetivas mães. Para o tratamento e análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, onde predominaram os processos indutivos. Os resultados do estudo permitiram identificar as seguintes situações significativas: o início da escolaridade, as transições de ciclo e de escola, a avaliação das aprendizagens, a participação em atividades escolares e a interação com pares. As narrativas mostram que os percursos foram influenciados pelo diagnóstico, pela escolha/seleção da escola, pela forma como decorreram as mudanças e pelas atitudes da família e da escola. Neste sentido, os resultados apontam para a necessidade de uma intervenção atempada e conjunta por parte da escola e da família, de modo a facilitar o processo de inclusão escolar.
  • Identificação de competências de autopercepção para profissionais no desenvolvimento de projetos artísticos inclusivos
    Publication . Josep Maria, Sanahuja Gavaldà; Pérez Romero, Antonio; Madureira, Isabel; Gigerl, Monika; Pernia, Susana Rojas; Labudovikj, Rozita Petrinska
    A geração de espaços de participação torna-se um elemento chave para o desenvolvimento de processos de inclusão social de pessoas com deficiência. As experiências com a arte são ambientes em que as pessoas interagem com os seus pares, são aceites e reconhecidas, promovendo processos de identidade e pertença à comunidade. No entanto, são necessários profissionais bem treinados que sejam capazes de criar contextos artísticos verdadeiramente inclusivos onde não haja espaço para a marginalização. O objectivo do artigo é identificar as competências auto-percebidas dos profissionais das artes e instituições sócio-educativas para desenvolver projectos artísticos inclusivos; e determinar as suas necessidades de formação a fim de as implementar. Utilizando uma metodologia mista, e através de um questionário, entrevista e grupo focal, 388 profissionais das artes e instituições sócio-educativas de cinco países europeus participaram no estudo. Os resultados mostram que, embora os profissionais se sintam competentes para desenvolver projectos artísticos inclusivos, necessitam de formação que lhes permita aprofundar a sua compreensão do que se entende por projectos artísticos inclusivos, bem como metodologias inclusivas em que nenhuma pessoa se sinta excluída. Para os profissionais, a criação de ambientes de colaboração torna-se um elemento de sucesso para a sua implementação.
  • A leitura funcional como processo de promoção da autonomia pessoal e social de alunos com perturbação do desenvolvimento intelectual
    Publication . Gomes, Luisa; Madureira, Isabel
    No presente estudo procurou-se compreender como se processa o ensino-aprendizagem de alunos com Perturbação de Desenvolvimento Intelectual (PDI), em particular conhecer as conceções e as práticas pedagógicas que os docentes desenvolvem, no sentido de promover competências leitoras e de autonomia facilitadoras da integração na vida ativa. Enquadrando-se num paradigma interpretativo, o estudo de caso realizado privilegiou como técnicas de recolha de dados a pesquisa documental e a realização de entrevistas e de observações naturalistas. Em termos gerais, os resultados mais significativos sublinham a importância do professor de educação especial (PEE) na intervenção e inclusão de alunos com PDI, a necessidade de maior colaboração entre docentes e técnicos e a relação evidente entre a leitura funcional e o desenvolvimento da autonomia pessoal e social.