Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.04 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O professor precisa de ter um conhecimento profundo da Matemática que ensina, não apenas o “saber-fazer”, mas o ser capaz de apresentar explicações do porquê fazer, de analisar e compreender estratégias e soluções diferentes e de julgar a sua adequação (Ball & Bass, 2003). Assim, um dos objetivos da formação inicial é que
os futuros professores aprofundem os seus conhecimentos, nomeadamente sobre a Matemática e a sua didática, de modo que possam usar esses conhecimentos quando, na prática pedagógica, tiverem de tomar decisões sobre como, quando e o que ensinar. Deste modo, a formação inicial constitui-se como momento de
aprendizagem para serem professores que ensinam Matemática.
Description
Keywords
Educação Matemática
Citation
Serrazina, L., Rodrigues, M., & Mendes, F. (2022). Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. In J. P. Ponte (Org.), Raciocínio matemático e formação de professores (pp. 51-81). Instituto de Educação da Universidade de Lisboa
Publisher
Instituto de Educação da Universidade de Lisboa