Repository logo
 
Publication

Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico

dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorRodrigues, Margarida
dc.contributor.authorMendes, Fátima
dc.date.accessioned2023-02-13T13:51:12Z
dc.date.available2023-02-13T13:51:12Z
dc.date.issued2022
dc.description.abstractO professor precisa de ter um conhecimento profundo da Matemática que ensina, não apenas o “saber-fazer”, mas o ser capaz de apresentar explicações do porquê fazer, de analisar e compreender estratégias e soluções diferentes e de julgar a sua adequação (Ball & Bass, 2003). Assim, um dos objetivos da formação inicial é que os futuros professores aprofundem os seus conhecimentos, nomeadamente sobre a Matemática e a sua didática, de modo que possam usar esses conhecimentos quando, na prática pedagógica, tiverem de tomar decisões sobre como, quando e o que ensinar. Deste modo, a formação inicial constitui-se como momento de aprendizagem para serem professores que ensinam Matemática.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationSerrazina, L., Rodrigues, M., & Mendes, F. (2022). Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básico. In J. P. Ponte (Org.), Raciocínio matemático e formação de professores (pp. 51-81). Instituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/15553
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherInstituto de Educação da Universidade de Lisboapt_PT
dc.subjectEducaçãopt_PT
dc.subjectMatemáticapt_PT
dc.titleDesenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básicopt_PT
dc.typebook part
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.endPage81pt_PT
oaire.citation.startPage51pt_PT
oaire.citation.titleRaciocínio matemático e formação de professorespt_PT
person.familyNameSerrazina
person.familyNameRodrigues
person.familyNameMendes Ferreira
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameMargarida
person.givenNameFátima José
person.identifier1782812
person.identifierAAV-3293-2020
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.ciencia-id1B1C-88B5-75C4
person.identifier.ciencia-id8118-A986-96B2
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0003-4658-6281
person.identifier.orcid0000-0003-0714-929X
person.identifier.scopus-author-id55849544400
person.identifier.scopus-author-id57202834296
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typebookPartpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublication0c89e4a7-44b2-4315-a6ad-449015581c06
relation.isAuthorOfPublicationee1ccea7-6756-447d-9675-2108328605d2
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
54_Desenvolvimento do raciocínio matemático na formação inicial de professores do 1.º ciclo do ensino básicoREASON-BOOK.pdf
Size:
1.04 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: