Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
681.14 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Neste artigo pretendemos compreender como a valorização de múltiplas
representações e o uso de modelos podem contribuir para a aprendizagem dos números
racionais pelos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Este estudo, realizado no contexto de
um grupo de trabalho colaborativo entre professores, integra uma Investigação Baseada em
Design em que foi construído um percurso de aprendizagem dos números racionais,
realizado com alunos do 3.º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de
gravações áudio das sessões do grupo de professores, de recolha documental dos registos
escritos das professoras e dos alunos, bem como de registos fotográficos do trabalho em
sala de aula. Analisamos três tarefas focando a aprendizagem dos números racionais dos
alunos, na perspetiva das professoras, através da discussão e reflexão no grupo
colaborativo. Os resultados evidenciam que o uso de representações ativas e icónicas na
sala de aula, usadas como modelos de forma regular, parecem ter apoiado uma
compreensão interligada das representações simbólicas por parte dos alunos. Além disso,
os resultados destacam também o papel essencial que o grupo colaborativo teve para fazer
chegar a investigação à sala de aula.
Description
Keywords
Números racionais Representações Aprendizagem Trabalho colaborativo
Citation
Guerreiro, H. J., Morais, C. , Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática, 551-561. ISSN: 2182-0023
Publisher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra