Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Neste artigo pretendemos compreender como a valorização de múltiplas representações e o uso de modelos podem contribuir para a aprendizagem dos números racionais pelos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Este estudo, realizado no contexto de um grupo de trabalho colaborativo entre professores, integra uma Investigação Baseada em Design em que foi construído um percurso de aprendizagem dos números racionais, realizado com alunos do 3.º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio das sessões do grupo de professores, de recolha documental dos registos escritos das professoras e dos alunos, bem como de registos fotográficos do trabalho em sala de aula. Analisamos três tarefas focando a aprendizagem dos números racionais dos alunos, na perspetiva das professoras, através da discussão e reflexão no grupo colaborativo. Os resultados evidenciam que o uso de representações ativas e icónicas na sala de aula, usadas como modelos de forma regular, parecem ter apoiado uma compreensão interligada das representações simbólicas por parte dos alunos. Além disso, os resultados destacam também o papel essencial que o grupo colaborativo teve para fazer chegar a investigação à sala de aula.

Description

Keywords

Números racionais Representações Aprendizagem Trabalho colaborativo

Citation

Guerreiro, H. J., Morais, C. , Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática, 551-561. ISSN: 2182-0023

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra

Collections

CC License