Repository logo
 
Publication

Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais

dc.contributor.authorGuerreiro, Helena Gil
dc.contributor.authorMorais, Cristina
dc.contributor.authorSerrazina, Maria De Lurdes
dc.contributor.authorPonte, João Pedro da
dc.date.accessioned2020-03-17T10:25:10Z
dc.date.available2020-03-17T10:25:10Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractNeste artigo pretendemos compreender como a valorização de múltiplas representações e o uso de modelos podem contribuir para a aprendizagem dos números racionais pelos alunos do 1.º ciclo do ensino básico. Este estudo, realizado no contexto de um grupo de trabalho colaborativo entre professores, integra uma Investigação Baseada em Design em que foi construído um percurso de aprendizagem dos números racionais, realizado com alunos do 3.º ano de escolaridade. Os dados foram recolhidos através de gravações áudio das sessões do grupo de professores, de recolha documental dos registos escritos das professoras e dos alunos, bem como de registos fotográficos do trabalho em sala de aula. Analisamos três tarefas focando a aprendizagem dos números racionais dos alunos, na perspetiva das professoras, através da discussão e reflexão no grupo colaborativo. Os resultados evidenciam que o uso de representações ativas e icónicas na sala de aula, usadas como modelos de forma regular, parecem ter apoiado uma compreensão interligada das representações simbólicas por parte dos alunos. Além disso, os resultados destacam também o papel essencial que o grupo colaborativo teve para fazer chegar a investigação à sala de aula.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.citationGuerreiro, H. J., Morais, C. , Serrazina, L., & Ponte, J. P. (2018). Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionais. Investigação em Educação Matemática 2018: A aula de Matemática, 551-561. ISSN: 2182-0023pt_PT
dc.identifier.issn2182-0023
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.21/11252
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.publisherEscola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbrapt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectNúmeros racionaispt_PT
dc.subjectRepresentaçõespt_PT
dc.subjectAprendizagempt_PT
dc.subjectTrabalho colaborativopt_PT
dc.titleMúltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionaispt_PT
dc.typeconference object
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.conferencePlaceCoimbrapt_PT
oaire.citation.endPage561pt_PT
oaire.citation.startPage551pt_PT
oaire.citation.titleLivro de Atas do EIEM 2018, Encontro de Investigação em Educação Matemáticapt_PT
person.familyNameRodrigues Monteiro Guerreiro
person.familyNameMorais
person.familyNameSerrazina
person.familyNameMENDES DA PONTE
person.givenNameHelena Gil
person.givenNameCristina
person.givenNameMaria de Lurdes
person.givenNameJOÃO PEDRO
person.identifier.ciencia-idCE15-18CA-A85F
person.identifier.ciencia-id2419-F8C0-3A13
person.identifier.ciencia-idD91D-9562-DA46
person.identifier.ciencia-id6D1A-43D8-25B4
person.identifier.orcid0000-0002-8941-4781
person.identifier.orcid0000-0002-3502-1288
person.identifier.orcid0000-0003-3781-8108
person.identifier.orcid0000-0001-6203-7616
person.identifier.scopus-author-id55849544400
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typeconferenceObjectpt_PT
relation.isAuthorOfPublicationd3cce7b9-7339-48fb-add2-03834b010c18
relation.isAuthorOfPublication750ecd48-e27e-42bb-9ddd-258c333abdd6
relation.isAuthorOfPublicationfb0825ea-cc97-4358-9328-3c204e7b0904
relation.isAuthorOfPublicationf39c1ab0-4acd-4ff5-bcdb-4217e49271f1
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryd3cce7b9-7339-48fb-add2-03834b010c18

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Múltiplas representações num percurso de aprendizagem dos números racionaisatas_EIEM_2018.pdf
Size:
681.14 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description:

Collections