Loading...
Research Project
O desenvolvimento da estruturação espacial nos primeiros anos de escolaridade - O contributo das tarefas de Geometria e da atividade discursiva na sala de aula para o desenvolvimento do raciocínio espacial: Um estudo no 1º Ciclo do Ensino Básico
Funder
Authors
Publications
O desenvolvimento do raciocínio geométrico: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básico
Publication . Conceição, Joana; Rodrigues, Margarida
Nos primeiros anos de escolaridade, as experiências em Geometria devem
privilegiar o desenvolvimento do raciocínio espacial, através da exploração de formas
variadas para descobrir propriedades e relações (De Villiers, 2017). Os materiais
manipuláveis constituem-se como recursos determinantes para a construção de
representações mentais e para a mediação da comunicação matemática (Sfard, 2008). No
entanto, o ensino da Geometria tem incidido pouco nas capacidades visuais,
nomeadamente como suporte para o desenvolvimento do raciocínio geométrico dos alunos
para níveis de desempenho mais sofisticados (De Villiers, 2017).
Estratégias de estruturação espacial na reprodução de figuras 3D
Publication . Conceição, Joana; Rodrigues, Margarida
O presente artigo foca-se na análise de estratégias de reprodução de uma figura tridimensional, por alunos
do 1.º ano do Ensino Básico, tendo como objetivo aprofundar a compreensão dos processos de estruturação
espacial dos alunos, nomeadamente no tipo de relações que estabelecem e como usam essas relações
para reproduzir a figura. Os dados apresentados foram recolhidos durante o trabalho autónomo e discussão
de uma tarefa integrada na terceira sequência de tarefas do Ciclo 1 de uma investigação baseada em
design, em curso, onde os alunos tinham de reproduzir uma construção 3D. Os resultados mostram que os
alunos são capazes de utilizar diferentes estratégias de reprodução de figuras 3D, recorrendo a diferentes
tipos de relações como a simetria, por camadas, por arestas e por faces. Estas estratégias constituem evidências de que os alunos estabelecem relações entre componentes e entre componentes, compostos e o todo, assumindo a coordenação entre diferentes vistas da figura.
A diversidade de resoluções e as discussões coletivas como promotoras do desenvolvimento da estruturação espacial, no 1.º ano de escolaridade
Publication . Conceição, Joana; Rodrigues, Margarida
Ao longo das últimas décadas, sobretudo desde a massificação do
ensino, que o currículo de matemática e a forma como é ensinado têm
vindo a ser alvo de constantes reflexões e consequentes reformulações
no que respeita a práticas de ensino, conteúdos e competências
a desenvolver nos alunos. A área da matemática constitui uma importante
porta de acesso a muitas profissões, sobretudo na área das STEM
(Sciences, Technology, Engineering, Mathematics), sendo este grupo
constituído por muitas profissões com maior prestígio económico e social.
Organizational Units
Description
Keywords
Contributors
Funders
Funding agency
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Funding programme
OE
Funding Award Number
SFRH/BD/130505/2017