Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O desenvolvimento do raciocínio geométrico: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básico

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Nos primeiros anos de escolaridade, as experiências em Geometria devem privilegiar o desenvolvimento do raciocínio espacial, através da exploração de formas variadas para descobrir propriedades e relações (De Villiers, 2017). Os materiais manipuláveis constituem-se como recursos determinantes para a construção de representações mentais e para a mediação da comunicação matemática (Sfard, 2008). No entanto, o ensino da Geometria tem incidido pouco nas capacidades visuais, nomeadamente como suporte para o desenvolvimento do raciocínio geométrico dos alunos para níveis de desempenho mais sofisticados (De Villiers, 2017).

Description

Keywords

Geometria Raciocínio espacial

Citation

Conceição, J., & Rodrigues, M. (2018). O desenvolvimento do raciocínio geométrico: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básico. In A. Caseiro, A. Domingos, J. M. Matos, F. L. Santos, M. Almeida, P. Teixeira, & R. Machado (Orgs.), Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 280–282). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-69-0

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Associação de Professores de Matemática

CC License