Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
107.14 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Nos primeiros anos de escolaridade, as experiências em Geometria devem
privilegiar o desenvolvimento do raciocínio espacial, através da exploração de formas
variadas para descobrir propriedades e relações (De Villiers, 2017). Os materiais
manipuláveis constituem-se como recursos determinantes para a construção de
representações mentais e para a mediação da comunicação matemática (Sfard, 2008). No
entanto, o ensino da Geometria tem incidido pouco nas capacidades visuais,
nomeadamente como suporte para o desenvolvimento do raciocínio geométrico dos alunos
para níveis de desempenho mais sofisticados (De Villiers, 2017).
Description
Keywords
Geometria Raciocínio espacial
Citation
Conceição, J., & Rodrigues, M. (2018). O desenvolvimento do raciocínio geométrico: Um estudo no 1.º ciclo do ensino básico. In A. Caseiro, A. Domingos, J. M. Matos, F. L. Santos, M. Almeida, P. Teixeira, & R. Machado (Orgs.), Atas do XXIX Seminário de Investigação em Educação Matemática (pp. 280–282). Lisboa: Associação de Professores de Matemática. ISBN: 978-972-8768-69-0