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Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
Tendo como objetivo geral conhecer a perceção de crianças com Perturbação do Espetro do
Autismo (PEA) acerca do seu percurso escolar, o presente estudo procurou identificar
assituações significativas desse percurso. Privilegiaram-se as narrativas pessoais de dois
adolescentes, dando voz aos sujeitos através de entrevistas de natureza biográfica, uma vez
que permitem aceder a acontecimentos significativos, compreendendo-os no contexto em
que emergem. De modo a obter uma visão mais compreensiva do fenómeno em estudo,
realizaram-se duas entrevistas semiestruturadas às respetivas mães. Para o tratamento e
análise de dados recorreu-se à análise de conteúdo, onde predominaram os processos
indutivos. Os resultados do estudo permitiram identificar as seguintes situações significativas:
o início da escolaridade, as transições de ciclo e de escola, a avaliação das aprendizagens, a
participação em atividades escolares e a interação com pares. As narrativas mostram que os
percursos foram influenciados pelo diagnóstico, pela escolha/seleção da escola, pela forma
como decorreram as mudanças e pelas atitudes da família e da escola. Neste sentido, os
resultados apontam para a necessidade de uma intervenção atempada e conjunta por parte da
escola e da família, de modo a facilitar o processo de inclusão escolar.
Description
Keywords
Autismo Crianças Família Perceção Percurso escolar
Citation
Moreira, V., Madureira, I. (2017) Perturbação do Espetro do Autismo: o percurso escolar na voz das crianças in Pires, C., Lino, D., Madureira, I., Rodrigues, M., Falcão, M. Atas do III Encontro de Mestrados em Educação e Ensino da Escola Superior de Educação de Lisboa. (55-72) Lisboa: CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais
Publisher
CIED – Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais