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- IntroduçãoPublication . Sousa, Otília; Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia; Esteves, SandrinaA edição do ebook Investigação e Práticas em Leitura resulta da se-leção trabalhos de investigação e reflexões desenvolvidos em torno de uma problemática central das sociedades contemporâneas: formar cidadãos letrados capazes de intervir usando de forma crítica a leitura e a escrita. Os textos reunidos neste livro enquadram-se na temática global da Leitura, baseando-se em enfoques vários, com especial incidência nos eixos da compreensão da leitura, das práticas docentes neste campo e da diferenciação de percursos de ensino e da aprendizagem desta competência. No primeiro capítulo desta publicação, Histórias Multissensoriais: Um projeto de literacia inclusiva, Clarisse Nunes, Encarnação Silva, Rita Nobre, Teresa Miguel, Sandra Antunes, Cátia Rijo e Helena Grácio apre-sentam o projeto StoryLab, concebido com o objetivo central de contri-buir para o desenvolvimento de competências de literacia através do recurso a histórias multissensoriais, numa perspetiva inclusiva. Com o género narrativo como foco, no segundo capítulo, Compreen-são de narrativas em leitores típicos e em leitores com desenvolvimento atípico pós AVC, Sabrine Towsend, Rosângela Gabriel e Lilian Cristine Hübner trazem-nos uma comparação entre os desempenhos de leito-res com percursos típico e atípico de desenvolvimento na compreen-são de textos escritos. Trabalhar a leitura numa perspetiva de educação para o desenvolvi-mento: uma experiência no 3.º ano de escolaridade, da autoria de Ga-briela Barbosa, Ana Raquel Aguiar e Tânia Passos, é o terceiro capítu-lo deste Ebook, apresentando um estudo realizado no âmbito de uma unidade curricular de prática de ensino supervisionada num programa de formação inicial de professores. As autoras focalizam o trabalho desenvolvido com alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico no campo da educação literária em torno de eixos estruturantes da Educação para o Desenvolvimento. Também num contexto de 1.º Ciclo do Ensino Básico, Ana Sofia Lopes e Célia Gonçalves Morgado debruçam-se, no texto Das situações verbais à compreensão da leitura: Dados de um estudo no 1.º CEB, organizado no quarto capítulo desta publicação, sobre modalidades de abordagem da classe de palavras verbo como elemento influente na compreensão da leitura. No quinto capítulo do ebook, da autoria de Teresa Costa-Pereira, Gonçalo Henriques e Otília Sousa, intitulado Manuais escolares: textos, compreensão na leitura e acesso ao conhecimento, os autores apresentam um trabalho de análise de manuais do 4.º ano de escolaridade, problematizando o papel que estes desempenham no desenvolvimento de competências de leitura. No sexto capítulo, A leitura detalhada... Estratégias interacionais de compreensão e aprofundamento da leitura, Célia Barbeiro apresenta uma atividade de leitura desenvolvida com alunos do 5.º ano de escolaridade no âmbito do programa Reading to learn e analisa os resultados obtidos à luz dos elementos que enformam a metodologia da leitura detalhada e da utilização desta metodologia pelos docentes na interação com os alunos. Alina Galvão Spinillo, Angela Naschold, Leidy Johana Peralta Marín e Priscylla Emeline Silva Duarte apresentam, no sétimo capítulo, o texto Um estudo exploratório sobre a compreensão de fábulas por crianças da educação infantil e do ensino fundamental, no qual analisam o desenvolvimento da compreensão destes textos pelas crianças e problematizam o papel da alfabetização neste processo. A compreensão leitora de alunos brasileiros: Uma análise com base no nível de escolaridade, no tipo de tarefa e no tipo de questões, de Vera Wannmacher Pereira, Danielle Baretta e Patrícia Martins Valente, é o oitavo capítulo do ebook, apresentando um trabalho de investigação sobre a compreensão da leitura de alunos brasileiros, com destaque para a compreensão inferencial. Por fi , Marilde Queiroz Guedes traz-nos, no nono capítulo, o texto Práticas pedagógicas de leitura e escrita na educação do campo no território de identidade Bacia do Rio Grande – BA, no qual analisa as práticas docentes neste contexto a partir da observação de situações de ensino e aprendizagem, de entrevistas e da análise de diários de bordo.
- Modelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativaPublication . Clérigo, Joana; Sousa, Otília; Lino, Dalila; Fuertes, MarinaOs modelos pedagógicos guiam a atuação do educador (designado pedagogo no Brasil) ao perspetivar o papel da criança, do adulto, dos processos e dos contextos na aprendizagem. Neste estudo, pretende-se estudar a qualidade interativa (em termos de empatia, atenção, reciprocidade, cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto) e o estilo comunicativo (quanto à valorização, interrogação e orientação da atividade) em educadores com afiliações pedagógicas distintas. Para o efeito, participaram neste estudo 16 educadoras que se consideram afiliadas ao modelo High Scope (HS), 21 educadoras ao Movimento da Escola Moderna (MEM – movimento português inspirado na pedagogia Freinet) e 20 educadoras sem afiliação expressa a um modelo pedagógico (SMP). As educadoras realizaram, em colaboração com uma criança, um produto com materiais e ferramentas disponibilizados durante 20 minutos. As educadoras que se consideram afiliadas a modelos reagiram de forma mais adequada e com maior prontidão às observações e às emoções da criança do que as educadoras sem modelo preferencial. Em termos comunicativos, o grupo de educadoras MEM apresenta, em comparação com os outros dois grupos, mais perguntas de processo, sugestões, indicações e elogios. As perguntas de conteúdo e críticas são mais frequentes no grupo SMP. Em suma, os nossos resultados indicam que o modelo pedagógico do educador pode contribuir para a forma como interage com a criança.
- Investigação e Práticas em LeituraPublication . Sousa, Otília; Ferreira, Patrícia; Estrela, Antónia; Esteves, SandrinaA edição do ebook Investigação e Práticas em Leitura resulta da seleção trabalhos de investigação e reflexões desenvolvidos em torno de uma problemática central das sociedades contemporâneas: formar cidadãos letrados capazes de intervir usando de forma crítica a leitura e a escrita. Os textos reunidos neste livro enquadram-se na temática global da Leitura, baseando-se em enfoques vários, com especial incidência nos eixos da compreensão da leitura, das práticas docentes neste campo e da diferenciação de percursos de ensino e da aprendizagem desta competência.
- Teaching and learning in a multilingual Europe: findings from a cross-European studyPublication . Dockrell, J. E.; Papadopoulos, T. C.; Mifsud, C. L.; Bourke, L.; Vilageliu, O.; Bešić, E.; Seifert, S.; Gasteiger-Klicpera, B.; Ralli, A.; Dimakos, I.; Karpava, S.; Martins, M.; Sousa, Otília; Castro, S.; Søndergaard Knudsen, H. B.; Donau, P.; Haznedar, B.; Mikulajová, M.; Gerdzhikova, N.School classrooms within the EU are multilingual learning environments. The diversity of pupils in classrooms raises significant challenges for teachers, but to date, there are no data from large-scale surveys that compare views within and across European countries. A bespoke questionnaire was designed to examine views of current classroom learning environments with respect to the multilingualism. The questionnaire was piloted and subsequently completed by 2792 teachers across different European countries. Eleven countries provided sufficient data for analyses. Results from structural equation modelling showed that teachers’ attitudes could be reliably measured across Europe with the use of carefully devised questionnaire, whose loading and factor structure remained invariant across countries. Teachers’ views about multilingualism were most challenged by the numbers of children in their classes, not the percentage of multilingual pupils in the class. Countries differed in how they perceived multilingualism, with their differences leading to distinctive country clusters. Gender and education level (elementary vs. secondary) differences were also observed irrespective of country. These findings enhance our understanding of the role that the characteristics of teachers and their classrooms play in a multilingual setting across diverse European settings. The practical relevance of the results and new opportunities for teacher training are discussed.
- Manuais escolares: textos e compreensao na leituraPublication . Pereira, Teresa Costa; Henriques, Gonçalo; Sousa, OtíliaOs manuais escolares constituem um dos principais recursos utilizados pelos professores em sala de aula, em Portugal. Desde há muito que assumem um papel central no processo de ensino e aprendizagem, adaptando-se às mudanças que ocorrem tanto na sociedade em geral, como no sistema de ensino em particular. São recursos que, por um lado, facilitam a vida do professor porque pretendem dar conta dos conteúdos das disciplinas e, por outro, permitem aos alunos aceder ao conhecimento e realizar atividades relacionadas com a construção de saberes, nas mais variadas áreas. O presente trabalho foca-se no papel dos manuais de Estudo do Meio no desenvolvimento de competências de leitura. Para tal, analisam- se os seis manuais escolares de Estudo do Meio do 4.º ano adotáveis atualmente em Portugal. Caraterizam-se os textos e as atividades do ponto de vista da compreensão na leitura e do acesso ao conhecimento, com recurso a uma grelha de análise, teoricamente sustentada, criada especificamen e para este estudo. Os resultados mostram que, no geral, os textos pertencem todos ao mesmo género textual e apresentam estruturas semelhantes. As atividades são apresentadas, sobretudo, após a leitura dos textos e são pouco expressivas as atividades de preparação da leitura, como o trabalho de vocabulário, a realização de previsões sobre o texto ou a ativação de conhecimentos prévios. Relativamente às questões, dominam as de compreensão literal e a construção de esquemas ou resumos é pouco valorizada.