Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
559.82 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Os manuais escolares constituem um dos principais recursos utilizados
pelos professores em sala de aula, em Portugal. Desde há muito
que assumem um papel central no processo de ensino e aprendizagem,
adaptando-se às mudanças que ocorrem tanto na sociedade em geral,
como no sistema de ensino em particular. São recursos que, por um
lado, facilitam a vida do professor porque pretendem dar conta dos
conteúdos das disciplinas e, por outro, permitem aos alunos aceder ao
conhecimento e realizar atividades relacionadas com a construção de
saberes, nas mais variadas áreas.
O presente trabalho foca-se no papel dos manuais de Estudo do
Meio no desenvolvimento de competências de leitura. Para tal, analisam-
se os seis manuais escolares de Estudo do Meio do 4.º ano adotáveis
atualmente em Portugal. Caraterizam-se os textos e as atividades
do ponto de vista da compreensão na leitura e do acesso ao conhecimento,
com recurso a uma grelha de análise, teoricamente sustentada,
criada especificamen e para este estudo.
Os resultados mostram que, no geral, os textos pertencem todos ao
mesmo género textual e apresentam estruturas semelhantes. As atividades
são apresentadas, sobretudo, após a leitura dos textos e são pouco
expressivas as atividades de preparação da leitura, como o trabalho
de vocabulário, a realização de previsões sobre o texto ou a ativação
de conhecimentos prévios. Relativamente às questões, dominam as de
compreensão literal e a construção de esquemas ou resumos é pouco
valorizada.
Description
Keywords
Manuais escolares Leitura
Citation
Pereira, T. P., Henriques, G., Sousa, O, (2020) Manuais escolares: textos e compreensao na leitura in Sousa, O., Ferreira, P., Estrela, A., Esteves, S. Investigação e Práticas em Leitura. (87-110) Lisboa: CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.084
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa