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Advisor(s)
Abstract(s)
Os modelos pedagógicos guiam a atuação do educador (designado
pedagogo no Brasil) ao perspetivar o papel da criança, do adulto, dos
processos e dos contextos na aprendizagem. Neste estudo, pretende-se
estudar a qualidade interativa (em termos de empatia, atenção, reciprocidade,
cooperação, elaboração/fantasia e desafio proposto) e o estilo
comunicativo (quanto à valorização, interrogação e orientação da atividade) em educadores com afiliações pedagógicas distintas. Para
o efeito, participaram neste estudo 16 educadoras que se consideram
afiliadas ao modelo High Scope (HS), 21 educadoras ao Movimento da
Escola Moderna (MEM – movimento português inspirado na pedagogia
Freinet) e 20 educadoras sem afiliação expressa a um modelo pedagógico
(SMP). As educadoras realizaram, em colaboração com uma criança,
um produto com materiais e ferramentas disponibilizados durante 20
minutos. As educadoras que se consideram afiliadas a modelos reagiram
de forma mais adequada e com maior prontidão às observações e
às emoções da criança do que as educadoras sem modelo preferencial.
Em termos comunicativos, o grupo de educadoras MEM apresenta, em
comparação com os outros dois grupos, mais perguntas de processo,
sugestões, indicações e elogios. As perguntas de conteúdo e críticas
são mais frequentes no grupo SMP. Em suma, os nossos resultados indicam
que o modelo pedagógico do educador pode contribuir para a
forma como interage com a criança.
Description
Keywords
Educação pré-escolar Interação educador-criança Comunicação verbal Modelos pedagógicos
Citation
Clérigo, J., Sousa, O., Lino, D., Fuertes, M. (2021) Modelos pedagógicos dos educadores na interação e na comunicação com as crianças durante tarefa cooperativa. in Fuertes, M., Nunes, C., Rosa, J., Almeida, A. R., Esteves, S.(Eds.) Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce II (pp. 101-123) Escola Superior de Educação, Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.119
Publisher
Escola Superior de Educação de Lisboa, Instituto Politécnico de Lisboa