Loading...
9 results
Search Results
Now showing 1 - 9 of 9
- Diversidades, educação e inclusãoPublication . Ferreira, Nuno Martins; Nunes, ClarisseO Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, da Escola Superior de Educação de Lisboa(CIED), é um centro de estudos vocacionado para a investigação científica fundamental e aplicada no domínio da educação formal e não formal e das artes. Um dos seus objetivos é o de fomentar o debate e a difusão do conhecimento científico, através de publicações que permitam alcançar um público alargado e interessado na formação de professores, educadores e outros agentes educativos, artísticos e culturais. Neste livro, o CIED promove um espaço de reflexão e de debate a partir de diferentes contextos de educação formal, não formal e informal. A escolha desta ampla temática – diversidades, educação e inclusão – deve-se à importância que as diversidades e a inclusão assumem na realidade educativa atual, sobretudo num século que apresenta um conjunto de desafios à comunidade envolvida no fenómeno educativo.
- Teoria, práticas e investigação em intervenção precoce IIPublication . Fuertes, Marina; Nunes, Clarisse; Rosa, João; Almeida, Ana Rita; Esteves, SandrinaO mestrado de Intervenção Precoce da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto Politécnico de Lisboa apresenta o seu terceiro ebook. Este livro pretende ser uma janela aberta para as dissertações de mestrado e para a investigação desenvolvida pelos seus estudantes no seio dessas teses. Estes trabalhos empíricos são enquadrados por dois artigos de revisão redigidos por convidados que ajudam a traçar o mapa conceptual da prática na intervenção precoce.
- Contributo do conto de histórias na promoção do desenvolvimento social de uma criança com multideficiênciaPublication . Nunes, Clarisse; Soares, SusanaCrianças com multideficiência necessitam de respostas educativas que criem oportunidades para participarem em atividades com os seus pares, alargarem as relações sociais e aumentarem os conhecimentos acerca do mundo que as rodeia. O presente estudo qualitativo procurou perceber de que modo o conto de diferentes tipos de histórias (autor, sociais, multissensoriais) em diversos contextos, influencia o envolvimento e a participação de uma criança com multideficiência na atividade de contação de histórias, bem como o seu desenvolvimento social. Participaram no estudo uma criança com multideficiência e os seus pares do jardim de infância que frequentava. A recolha de dados realizou-se através da observação, da análise de redes sociais e da pesquisa documental. Os resultados mostram que a criança com multideficiência participou de uma forma muito positiva na atividade de contação de histórias, apresentando comportamentos distintos perante os diferentes tipos de histórias contadas. A atividade trouxe ganhos importantes para todas as crianças.
- Som contigo: inclusão de alunos com necessidades especiais em atividades realizadas em contexto museológicoPublication . Rodrigues, Margarida Costa Sérvulo; Nunes, ClarisseEm 1948, a Assembleia Geral das Nações Unidas aprovou a Declaração Universal dos Direitos Humanos, destacando-se aqui o direito à fruição cultural e artística e o direito à igualdade de direitos. Também a Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência1 (2009) estabelece como princípios gerais, no artigo 3º, a “participação e inclusão plena e efetiva na sociedade” e “o respeito pela diferença e aceitação das pessoas com deficiência como parte da diversidade e humanidade”. Reconhece ainda no artigo 30º “o direito de todas as pessoas com deficiência a participar, em condições de igualdade com os demais, na vida cultural” e a adoção de medidas adequadas para garantir o acesso ao material cultural em formatos acessíveis e o acesso a locais destinados a atividades ou serviços culturais, como museus, monumentos e locais de importância cultural nacional.
- PlayTrain - O brincar e o jogo na formação e prática dos educadores de infânciaPublication . Lino, Dalila; Hortas, Maria João; Nunes, Clarisse; Rocha, Carla; Vieira, Natália; Sá, Kátia; Fuertes, MarinaEste projeto tem como principal objetivo compreender os lugares/espaços do brincar e do jogo na educação das crianças dos 0 aos 6 anos, promovendo a formação de profissionais capazes de desenvolver práticas que favoreçam a agência da criança, a experimentação no mundo físico e social e o desenvolvimento da imaginação e da criatividade. Os participantes são estudantes do Mestrado em Educação Pré-escolar da Escola Superior de Educação de Lisboa no ano 2018/2019. A metodologia é predominantemente qualitativa e integra a investigação e a intervenção. Através da aplicação de um questionário, da análise de propostas de intervenção e da observação das práticas, procura-se identificar as representações dos estudantes sobre o papel do brincar e do jogo na educação de infância e compreender como as integram na prática. A realização de workshops e grupos focais promove a reflexão e o desenvolvimento de competências dos futuros educadores para a construção de práticas desenvolvimentalmente adequadas. A análise dos resultados, ainda a decorrer, indicia que as estudantes valorizam as atividades estruturadas em detrimento dos tempos do brincar e do jogo.
- Guide to building inclusive cultural spacesPublication . Rojas-Pernia, Susana; Haya-Salmón, Ignacio; Calvo-Salvador, Adelina; Lázaro-Visa, Susana; Fernández-Fuertes, Andrés; Susinos-Rada, Teresa; Riaño-Galán, Elena; Angulo-Pérez, Iria; Vinatea-Elorrieta, Alicia; Sanahuja-Gavaldà, Josep Mª; Morón-Velasco, Mar; Pérez-Romero, Antonio; Miquel-Bertrán, Ester; Badia-Martín, María del Mar; Benages-Campins, Ester; Gutiérrez-Colominas, David; Ribes-Guardia, Francesc Xavier; Macías-Pedrero, Simón; Gigerl, Monika; Herunter, Elisabeth; Gollowitsch, Karin; Pilling, Caroline; Madureira, Isabel; Nunes, Clarisse; Valente, Bianor; Sá, Kátia; Vieira, Natália; Relvas, Mário; Almeida, Tiago; Labudovikj, Rozita Petrinska; Labudovikj, Miroslav; Labudovikj, Dimitar; Bachmann, Susanne; Venter, Antonia; Robledo, Amanda; Ahmad, Addas; Altmann, Nico; Bejtuli, Rudina; Dogan, Atalay; Joers, Ingo; Loska, Lukasz; Martinez, Vincent; Sauerbier, Stephan; Serag, Sammy; Arslantürk, Ismail; Welz, MoritzA criação de espaços culturais e artísticos inclusivos requer uma revisão da forma como estes são concebidos, desenhados e organizados com o objetivo de dar as boasvindas a toda a gente e garantir o acesso e participação igualitários aos serviços, atividades e conteúdos que oferecem. Desta maneira, museus, centros culturais e artísticos ou espaços de exposições contribuem para a promoção do direito a aceder e participar na vida cultural e artística, tal como expresso em várias convenções internacionais, incluindo a Declaração Universal dos Direitos Humanos.
- Developing communication and inclusive literacy skills among children with profound intellectual and multiple disabilitiesPublication . Nunes, Clarisse; Oliveira, Nuno DavidLiteracy assumes a special relevance in human life. However, the conventional literacy concept is limited and often not accessible to some students with disabilities, such is the case of children with profound intellectual and multiple disabilities (PIMD). Given the specific nature of these children, this chapter develops the idea of inclusive literacy and explores the concept of the multi-sensory stories (MSS) as a strategy that can help children with PIMD to develop communication and literacy skills. The chapter is organized in two parts. The first investigates the concept of literacy and explores the idea of inclusive literacy and the role that MSS can play in the development of communication and literacy skills. The second is based on a research project carried out in Portugal, which shows how the use of the MSS can help children with PIMD to develop communication and literacy skills. This chapter is integrated in the theme learning and teaching how to read and aims to promote a reflection about literacy and its teaching to children with PIMD.
- Alunos com multideficiência no ensino regular: acesso, participação e sucesso!?...Publication . Pego, António; Nunes, ClarisseEste texto é um recorte do estudo empírico realizado no âmbito da dissertação de mestrado apresentada na Escola Superior de Educação de Lisboa para obtenção do grau de mestre em Educação Especial por parte do primeiro autor. A investigação analisa as práticas de inclusão desenvolvidas por professores no ensino regular, focando-se no acesso e na participação de alunos com Multideficiência (MD) em atividades conjuntas com colegas com Desenvolvimento Típico (DT). Portanto, procura-se compreender o modo como estes alunos estão a ser incluídos no Ensino Regular (ER) e como acedem ao currículo, nomeadamente quais os contextos e as atividades que lhes estão acessíveis.
- Histórias multissensoriais: um projeto de literacia inclusivaPublication . Nunes, Clarisse; Silva, Encarnação; Nobre, Rita; Miguel, Teresa; Antunes, Sandra; Rijo, Cátia; Grácio, HelenaO acesso à literacia é um direito de todos os cidadãos e deve constituir- se como um desígnio em todas as sociedades. Assim, os projetos que têm por objetivo promover a literacia inclusiva são cada vez mais relevantes, na medida em que possibilitam que todos tenham oportunidade de desenvolver competências de literacia, respeitando as potencialidades e as fragilidades dos seus destinatários. O projeto StoryLab, sediado na Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa (ESELx), tem como principal propósito a promoção do desenvolvimento de competências de literacia, de forma inclusiva, através da utilização de Histórias Multissensoriais (HMS). As primeiras HMS, criadas em 1993 por Fuller, na Bag Books (Reino Unido), destinam-se a ser utilizadas com crianças e jovens com incapacidades graves. Trata-se de histórias originais ou adaptadas enriquecidas com estímulos sensoriais diversificados que propiciam, aos seus destinatários, uma experiência sensorial, afetiva, linguística e socializadora. Considerando que este género de histórias ainda está pouco divulgado em Portugal, este artigo pretende dar conta de uma das vertentes do trabalho desenvolvido no projeto StoryLab e que diz respeito à caracterização das HMS. Para o efeito, organizou-se um corpus constituído por 20 HMS produzidas no âmbito do Curso de Mestrado em Educação Especial da ESELx e do projeto StoryLab, procedendo-se à análise das suas características linguísticas com recurso ao programa Atlas.ti. Os resultados apontam para uma grande especificidade deste género quando comparado com as narrativas canónicas mais tradicionais.