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- Artes plĂĄsticas: da prĂĄtica criativa Ă prĂĄtica pedagĂłgica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes PlĂĄsticas I e Artes PlĂĄsticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação BĂĄsica da Escola Superior de Educação de Lis boa.SĂŁo apresentados os pressupostos teĂłrico-metodolĂłgicos que lhe estĂŁo subjacentes e que possibilitam organizar as prĂĄticas com futuros atores educativos no Ăąmbito das artes visuais.
- ParticipART: Criação, Comunidade e Desenvolvimento (IntervençÔes de Street Art em Santiago do CacĂ©m)Publication . Matos, Joana; Castro, SĂlviaA presente proposta de comunicação ao VIII Congresso de Educação ArtĂstica prevĂȘ, em primeiro lugar, uma apresentação geral do Projeto ParticipART - financiado pelo Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa - este articula-se como uma plataforma de intervenção e interação com a comunidade desenvolvido atravĂ©s de prĂĄticas colaborativas, participativas e de intervenção em diferentes contextos comunitĂĄrios contemplando questĂ”es sociais, culturais, histĂłricas, identitĂĄrias, entre outras. EstĂĄ prevista a realização de um conjunto de intervençÔes no domĂnio das artes visuais, em trĂȘs concelhos do paĂs (Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m). Nesta comunicação dar-se-ĂĄ enfoque a um dos projetos de street art implementado em fachadas de prĂ©dios por recuperar, no centro histĂłrico de Santiago do CacĂ©m, desenvolvido em parceria com a CĂąmara de Santiago do CacĂ©m e a Associação Cultural de Santiago do CacĂ©m. Este projeto, bem como todos os que jĂĄ se realizaram, foram implementados em perĂodos extracurriculares, mediante inscrição voluntĂĄria dos estudantes dos trĂȘs anos da Licenciatura de Artes Visuais da Escola Superior de Educação de Lisboa, levando-nos a crer que se revelam uma boa estratĂ©gia para motivar os estudantes para a criação artĂstica em realidades sociais e culturais diferenciadas com a participação da comunidade.
- Arte, comunidade e memĂłria local. projeto de street art em Santiago do CacĂ©mPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, JoanaA presente comunicação refere-se Ă intervenção de street art em Santiago do CacĂ©m, realizada no Ăąmbito do projeto ParticipART. Este projeto de natureza extracurricular, financiado pelo Instituto PolitĂ©cnicos de Lisboa, integra um conjunto de intervençÔes com e para a comunidade, disseminadas por trĂȘs concelhos - Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m- para alĂ©m de um workshop internacional com a Universidade de Marmara em Istambul que culminou numa vĂdeo instalação.
- Artes plĂĄsticas: da prĂĄtica criativa Ă prĂĄtica pedagĂłgica na formação inicial de atores educativosPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncioEste texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes PlĂĄsticas I e Artes PlĂĄsticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação BĂĄsica da Escola Superior de Educação de Lis boa.SĂŁo apresentados os pressupostos teĂłrico-metodolĂłgicos que lhe estĂŁo subjacentes e que possibilitam organizar as prĂĄticas com futuros atores educativos no Ăąmbito das artes visuais.
- ParticipART â âAmanhĂŁ temos bom diaâ. Projeto artĂstico de intervenção comunitĂĄriaPublication . Arez, Abel; G Dias, Alfredo; Matos, Joana; SĂĄ, KĂĄtia; Vieira, NatĂĄlia; Pereira, Teresa MatosO texto apresenta o processo de trabalho realizado no Ăąmbito do projeto ParticipART â Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histĂłrico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memĂłria dos espaços, do trabalho e das vivĂȘncias da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplomados do curso de Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e Mediação ArtĂstica e Cultural (MAC), da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa AtravĂ©s das prĂĄticas associadas Ă Street Art ou Community-Based Art foram propostas abordagens no Ăąmbito das artes visuais e das artes performativas (mĂșsica e teatro) a problemĂĄticas locais que envolvem a transmissĂŁo da memĂłria coletiva dos lugares ou do trabalho operĂĄrio, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, tĂ©cnicos, artĂsticos, bem como a expressĂŁo de intersubjetividades. Neste sentido, foram desenvolvidas as ligaçÔes entre a problemĂĄtica da memĂłria do trabalho industrial a deslocação das zonas rurais para os espaços urbanos e a construção coletiva das identidades ligadas aos lugares. O processo de trabalho articulou-se ainda com o projeto âBecos e Esquinasâ, proposto pela associação L1B e envolveu a realização de um espetĂĄculo multidisciplinar intitulado âAmanhĂŁ temos bom diaâ e intervençÔes artĂsticas em espaço urbano.
- PrĂĄticas artĂsticas e prĂĄticas educativas: planos de tangĂȘncia e transversalidadePublication . Matos, Joana; Ferreira, Joana Vaz; Pereira, Teresa MatosA presente comunicação incide sobre as bases de natureza teĂłrica que possibilitaram estruturar as unidades curriculares (UC) de Artes PlĂĄsticas I e II integradas na Licenciatura em Educação BĂĄsica (Escola Superior de Educação de Lisboa) e as dimensĂ”es prĂĄticas que estĂŁo inerentes Ă s metodologias utilizadas bem como estratĂ©gias de lecionação. A importĂąncia do desenvolvimento de processos criativos por parte de futuros educadores Ă© aqui afirmada como componente da formação por forma a conjugar desenvolvimento pessoal com desenvolvimento profissional. Neste sentido, o desenho curricular das UC tem como princĂpios a promoção de i) um contacto com diferentes tĂ©cnicas de exploração plĂĄstica, atendendo Ă sua integração em processos de trabalho amplos; ii) abordagens criativas que envolvam questĂ”es de natureza conceptual, formal e tĂ©cnica e iii) a articulação entre os campo artĂstico e didĂĄtico. O desenvolvimento de processos criativos no campo das artes plĂĄsticas permite assim a integração de conhecimentos de natureza variada de modo a estruturar as aprendizagens tendo em vista as prĂĄticas profissionais em contextos educativos formal e nĂŁo formal
- Perspetivas cruzadas sobre a prĂĄtica da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artĂsticaPublication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncioO texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação BĂĄsica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem Ă abstração, aos processos criativos e de pesquisa artĂstica baseada na prĂĄtica, bem como avaliar a sua importĂąncia na formação de diferentes perfis profissionais (na ĂĄrea das artes visuais e da educação).
- A dinamização do patrimĂłnio na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informĂĄticaPublication . Ribeiro, Ruben; Fernandes, CĂĄtia; Santos, Raquel; Ferreira, Nuno Martins; Jackson, InĂȘs Borges; Matos, JoanaA dinamização do patrimĂłnio histĂłrico com o auxĂlio das novas tecnologias Ă©, na atualidade, uma prĂĄtica a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.Âș ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular PatrimĂłnio HistĂłrico, ArtĂstico e Cultural propĂ”e, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do patrimĂłnio edificado portuguĂȘs, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitĂĄrio. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o patrimĂłnio e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informĂĄtica no Ăąmbito daquela unidade curricular para a dinamização do patrimĂłnio. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do patrimĂłnio por parte do animador sociocultural.