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GaudĂȘncio Matos, Joana Isabel

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  • Artes plĂĄsticas: da prĂĄtica criativa Ă  prĂĄtica pedagĂłgica na formação inicial de atores educativos
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncio
    Este texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plåsticas I e Artes Plåsticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Båsica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as pråticas com futuros atores educativos no ùmbito das artes visuais.
  • ParticipART: Criação, Comunidade e Desenvolvimento (IntervençÔes de Street Art em Santiago do CacĂ©m)
    Publication . Matos, Joana; Castro, SĂ­lvia
    A presente proposta de comunicação ao VIII Congresso de Educação ArtĂ­stica prevĂȘ, em primeiro lugar, uma apresentação geral do Projeto ParticipART - financiado pelo Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa - este articula-se como uma plataforma de intervenção e interação com a comunidade desenvolvido atravĂ©s de prĂĄticas colaborativas, participativas e de intervenção em diferentes contextos comunitĂĄrios contemplando questĂ”es sociais, culturais, histĂłricas, identitĂĄrias, entre outras. EstĂĄ prevista a realização de um conjunto de intervençÔes no domĂ­nio das artes visuais, em trĂȘs concelhos do paĂ­s (Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m). Nesta comunicação dar-se-ĂĄ enfoque a um dos projetos de street art implementado em fachadas de prĂ©dios por recuperar, no centro histĂłrico de Santiago do CacĂ©m, desenvolvido em parceria com a CĂąmara de Santiago do CacĂ©m e a Associação Cultural de Santiago do CacĂ©m. Este projeto, bem como todos os que jĂĄ se realizaram, foram implementados em perĂ­odos extracurriculares, mediante inscrição voluntĂĄria dos estudantes dos trĂȘs anos da Licenciatura de Artes Visuais da Escola Superior de Educação de Lisboa, levando-nos a crer que se revelam uma boa estratĂ©gia para motivar os estudantes para a criação artĂ­stica em realidades sociais e culturais diferenciadas com a participação da comunidade.
  • Arte, comunidade e memĂłria local. projeto de street art em Santiago do CacĂ©m
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana
    A presente comunicação refere-se Ă  intervenção de street art em Santiago do CacĂ©m, realizada no Ăąmbito do projeto ParticipART. Este projeto de natureza extracurricular, financiado pelo Instituto PolitĂ©cnicos de Lisboa, integra um conjunto de intervençÔes com e para a comunidade, disseminadas por trĂȘs concelhos - Loures, Seixal e Santiago do CacĂ©m- para alĂ©m de um workshop internacional com a Universidade de Marmara em Istambul que culminou numa vĂ­deo instalação.
  • Artes plĂĄsticas: da prĂĄtica criativa Ă  prĂĄtica pedagĂłgica na formação inicial de atores educativos
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncio
    Este texto incide na atualização dos programas das Unidades Curriculares de Artes Plåsticas I e Artes Plåsticas II, integradas no plano de estudos da licenciatura em Educação Båsica da Escola Superior de Educação de Lis boa.São apresentados os pressupostos teórico-metodológicos que lhe estão subjacentes e que possibilitam organizar as pråticas com futuros atores educativos no ùmbito das artes visuais.
  • ParticipART – “AmanhĂŁ temos bom dia”. Projeto artĂ­stico de intervenção comunitĂĄria
    Publication . Arez, Abel; G Dias, Alfredo; Matos, Joana; SĂĄ, KĂĄtia; Vieira, NatĂĄlia; Pereira, Teresa Matos
    O texto apresenta o processo de trabalho realizado no Ăąmbito do projeto ParticipART – Criação, Comunidade e Desenvolvimento, cujo contexto de intervenção foi o centro histĂłrico do Seixal e teve como parceira a Associação Cultural L1B. A intervenção incidiu na investigação sobre a memĂłria dos espaços, do trabalho e das vivĂȘncias da comunidade local e contou com a participação de estudantes e diplomados do curso de Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e Mediação ArtĂ­stica e Cultural (MAC), da Escola Superior de Educação (ESELx) do Instituto PolitĂ©cnico de Lisboa AtravĂ©s das prĂĄticas associadas Ă  Street Art ou Community-Based Art foram propostas abordagens no Ăąmbito das artes visuais e das artes performativas (mĂșsica e teatro) a problemĂĄticas locais que envolvem a transmissĂŁo da memĂłria coletiva dos lugares ou do trabalho operĂĄrio, tendo em conta a partilha de saberes sociais, criativos, tĂ©cnicos, artĂ­sticos, bem como a expressĂŁo de intersubjetividades. Neste sentido, foram desenvolvidas as ligaçÔes entre a problemĂĄtica da memĂłria do trabalho industrial a deslocação das zonas rurais para os espaços urbanos e a construção coletiva das identidades ligadas aos lugares. O processo de trabalho articulou-se ainda com o projeto “Becos e Esquinas”, proposto pela associação L1B e envolveu a realização de um espetĂĄculo multidisciplinar intitulado “AmanhĂŁ temos bom dia” e intervençÔes artĂ­sticas em espaço urbano.
  • PrĂĄticas artĂ­sticas e prĂĄticas educativas: planos de tangĂȘncia e transversalidade
    Publication . Matos, Joana; Ferreira, Joana Vaz; Pereira, Teresa Matos
    A presente comunicação incide sobre as bases de natureza teórica que possibilitaram estruturar as unidades curriculares (UC) de Artes Plåsticas I e II integradas na Licenciatura em Educação Båsica (Escola Superior de Educação de Lisboa) e as dimensÔes pråticas que estão inerentes às metodologias utilizadas bem como estratégias de lecionação. A importùncia do desenvolvimento de processos criativos por parte de futuros educadores é aqui afirmada como componente da formação por forma a conjugar desenvolvimento pessoal com desenvolvimento profissional. Neste sentido, o desenho curricular das UC tem como princípios a promoção de i) um contacto com diferentes técnicas de exploração plåstica, atendendo à sua integração em processos de trabalho amplos; ii) abordagens criativas que envolvam questÔes de natureza conceptual, formal e técnica e iii) a articulação entre os campo artístico e didåtico. O desenvolvimento de processos criativos no campo das artes plåsticas permite assim a integração de conhecimentos de natureza variada de modo a estruturar as aprendizagens tendo em vista as pråticas profissionais em contextos educativos formal e não formal
  • Perspetivas cruzadas sobre a prĂĄtica da pintura: transdisciplinaridade em contexto de educação artĂ­stica
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Matos, Joana GaudĂȘncio
    O texto apresenta uma proposta de trabalho desenvolvida com estudantes das licenciaturas de Educação Båsica e Artes Visuais no contexto da Escola Superior de Educação de Lisboa. A proposta de trabalho consistiu no desenvolvimento de um projeto de pintura tendo por objetivo a criação de uma composição abstrata. Esta possibilitou uma abordagem à abstração, aos processos criativos e de pesquisa artística baseada na pråtica, bem como avaliar a sua importùncia na formação de diferentes perfis profissionais (na årea das artes visuais e da educação).
  • A dinamização do patrimĂłnio na animação sociocultural com recurso a uma aplicação informĂĄtica
    Publication . Ribeiro, Ruben; Fernandes, CĂĄtia; Santos, Raquel; Ferreira, Nuno Martins; Jackson, InĂȘs Borges; Matos, Joana
    A dinamização do patrimĂłnio histĂłrico com o auxĂ­lio das novas tecnologias Ă©, na atualidade, uma prĂĄtica a ter em conta por parte dos futuros profissionais de animação sociocultural. No 2.Âș ano da licenciatura em Animação Sociocultural da Escola Superior de Educação de Lisboa, a unidade curricular PatrimĂłnio HistĂłrico, ArtĂ­stico e Cultural propĂ”e, como elemento avaliativo, a construção de um projeto de intervenção a partir do patrimĂłnio edificado portuguĂȘs, mobilizando-o o e reconhecendo-o como um importante recurso educativo, cultural e identitĂĄrio. Esta comunicação tem como objetivo apresentar um desses projetos, realizado por estudantes no ano letivo de 2016/2017, tendo em conta i) a utilização de novas tecnologias na animação sociocultural; ii) a relação entre a animação sociocultural, o patrimĂłnio e as novas tecnologias; e iii) a criação de uma aplicação informĂĄtica no Ăąmbito daquela unidade curricular para a dinamização do patrimĂłnio. O trabalho realizado pelo grupo de estudantes permite afirmar que as novas tecnologias constituem um recurso privilegiado para a dinamização do patrimĂłnio por parte do animador sociocultural.