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Práticas artísticas e práticas educativas: planos de tangência e transversalidade

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A presente comunicação incide sobre as bases de natureza teórica que possibilitaram estruturar as unidades curriculares (UC) de Artes Plásticas I e II integradas na Licenciatura em Educação Básica (Escola Superior de Educação de Lisboa) e as dimensões práticas que estão inerentes às metodologias utilizadas bem como estratégias de lecionação. A importância do desenvolvimento de processos criativos por parte de futuros educadores é aqui afirmada como componente da formação por forma a conjugar desenvolvimento pessoal com desenvolvimento profissional. Neste sentido, o desenho curricular das UC tem como princípios a promoção de i) um contacto com diferentes técnicas de exploração plástica, atendendo à sua integração em processos de trabalho amplos; ii) abordagens criativas que envolvam questões de natureza conceptual, formal e técnica e iii) a articulação entre os campo artístico e didático. O desenvolvimento de processos criativos no campo das artes plásticas permite assim a integração de conhecimentos de natureza variada de modo a estruturar as aprendizagens tendo em vista as práticas profissionais em contextos educativos formal e não formal

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Artes plásticas Metodologias de ensino Processos criativos

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Facultad de Educación de Ciudad Real Universidad de Castilla-La Mancha

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