Loading...
7 results
Search Results
Now showing 1 - 7 of 7
- Matemática e estatística com o apoio do ExcelPublication . Silvestre, Cláudia; Martinho, CarlaEmbora já haja muito trabalho desenvolvido sobre a literacia matemática, as literacias estatística e digital são mais recentes. Se podemos dizer que atualmente as crianças são “nativas digitais” pois têm acesso à tecnologia desde a nascença, ainda assim é preciso educar nesta área. Mas o mesmo não acontece com a capacidade de ler, interpretar e comunicar dados. Esta parte específica da Estatística – tratamento e organização de dados – que já está incluída no currículo de matemática do 1º ciclo, faz parte do nosso quotidiano. E os relatos sobre a evolução da pandemia provocada pelo SRAS-CoV-2, que surgiam diariamente na comunicação social, vieram reforçar a necessidade da literacia estatística da população em geral, realçando, deste modo, o contributo das escolas nesta área de conhecimento. Este trabalho pretende ajudar a operacionalizar as metas do currículo escolar, neste contexto. Assim, começamos por usar atividades habitualmente realizadas em aula, que envolvem a recolha e tratamento de dados, e propomos que as mesmas sejam também desenvolvidas com o recurso ao Excel. Desta forma, com atividades de cariz mais lúdico, pretendemos contribuir para o desenvolvimento das três literacias, matemática, estatística e digital, em simultâneo.
- Satisfaction with remote teaching and the return to in-person teaching: perception of higher education studentsPublication . Martinho, Carla; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Escudeiro, Maria JoãoSeveral studies have sought to evaluate how students experienced remote emergency experience due to the pandemic scenario caused by the spread of coronavirus SARS-CoV-2. This article aims to analyze the perception of students of higher education Portuguese, and their satisfaction with the remote emergency experience and the return to face-to-face classes. For this, an online questionnaire was applied to students, from the 1st year of the 1st cycle, of courses in the areas of education, communication sciences and business sciences of polytechnic higher education (n=307). For data analysis, a quantitative approach is adopted, using descriptive statistic and correlation analysis. The results show that 59.3% of the interviewees consider themselves extremely satisfied with returning to face-to-face classes. With regard to satisfaction with online classes, it shows that the majority (46.9%) are at the intermediate level (level 3, on a Likert scale from 1 to 5). Finally, when asked about the teaching regime they prefer, most opt for face-to-face teaching (68.4%), followed by mixed (b-learning) (29.6%) and distance (e-learning) (2.0%). The results are presented taking into account the gender, the course, the fact of being a worker or not and the period in which they study. The results allow us to conclude that remote emergency teaching was not satisfactory, in the perception of these students, and that the return to face-to-face teaching was accepted with great satisfaction. These results contribute to the discussion about the needs of a planned remote teaching, with methodologies and equipment suitable for online teaching.
- O Sobreendividamento e a Sustentabilidade Financeira dos Municípios Portugueses (2011 a 2017)Publication . Pereira, Ana Filipa; Martinho, Carla; Santos, PaulaA sustentabilidade das finanças públicas é entendida como a capacidade de financiar todos os compromissos, assumidos ou a assumir, assegurando a equidade intergeracional. A literatura identificou o volume de endividamento como um dos problemas essenciais dos governos locais, enfatizando o interesse de estudar as suas implicações na sua sustentabilidade financeira. Assim, dada a importância do sobreendividamento para a sustentabilidade financeira dos governos locais, a presente investigação propõe-se estudar quais são os determinantes que conduziram ao sobreendividamento dos municípios portugueses no período de 2011 a 2017. O estudo baseia-se numa investigação quantitativa dos 308 municípios portugueses, de 2011 a 2017, num total de 2516 observações. Os dados foram recolhidos de fontes oficiais, como a Direção Geral das Autarquias Locais, a Associação Nacional dos Municípios Portugueses e a base de dados PORDATA, tendo-se recorrido à análise descritiva das variáveis e ao modelo de regressão linear múltipla com dados de painel, de modo a alcançar o objetivo proposto. Da investigação realizada retiram-se, como principais conclusões, que as variáveis População Residente nos municípios, as Receitas Correntes Cobradas anualmente, as Receitas de Capital Cobradas anualmente e o Prazo Médio de Pagamentos, demonstraram ser estatisticamente significativos como determinantes do sobreendividamento dos 308 municípios portugueses. O artigo contribui para o conhecimento das determinantes do excesso de endividamento que se tem verificado nos municípios portugueses, procurando capacitar os atores políticos locais na implementação de medidas em prol da sustentabilidade financeira.
- Resumo das II Jornadas Internacionais de Investigação em RelatoPublication . Martinho, Carla; Albuquerque, Fábio; Gentil, Fernando; Anjos, Luiz; Gomes Dos Santos, PaulaAs Jornadas Internacionais de Investigação em Relato (JIIR) constituem um evento que destaca a parceria transatlântica entre o Instituto Superior de Contabilidade e Administração de Lisboa (ISCAL) do Instituto Politécnico de Lisboa (IPL) e o Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis da Universidade Federal de Pernambuco (PPGCC-UFPE). Apesar dos tempos difíceis que atravessamos, o evento chegou à sua segunda edição (II JIIR 2021), renovando o sucesso da edição anterior. Em 2021, a parceria entre o ISCAL e o PPGCC-UFPE foi reforçada com o relançamento oficial, durante o evento, da Revista de Informação Contábil (RIC), com uma segunda designação que a reposiciona no cenário internacional: International Journal of Accounting and Reporting (IJAR). Esta edição contou com os habituais projetos de estudantes, discutidos pelos investigadores das duas instituições (ISCAL e UFPE), tendo sido apresentados trabalhos de estudantes de outras instituições de ensino superior. Destaca-se, como novidade da II JIIR, a presença da Professora Fernanda Sauerbronn, Professora Associada na Universidade Federal do Rio de Janeiro.
- Sustainability Assessment of Portuguese Local Governments (2009 to 2017): Accounting Information and Public GovernancePublication . Gomes Dos Santos, Paula; Martinho, CarlaPublic governance must ensure financial sustainability. This investigation aims to assess Portuguese local governments financial sustainability as the ability to service the upcoming obligations in commercial transactions (under the Late Payment Directive framework) and to study if accounting information enables public local governance with greater transparency and accountability about their financial sustainability. The study will focus on the 308 Portuguese local governments from 2009 to 2017. The number of local governments with average payment periods (PMPs) within 30 days had an increasing tendency. However, their adjusted average payment periods greatly exceed the 30 days, which means limited financial sustainability. In 2017, only 29% of the local governments have an adjusted PMP within 30 days against the 63% if it is used the officials PMPs. Therefore, accounting information does not enable public governance with greater transparency and accountability about Portuguese local government financial sustainability.
- O percurso de vida do primeiro MOOC do Politécnico de Lisboa na Plataforma NAUPublication . Martinho, Carla; Rodrigues, Ricardo Pereira; Abreu, Renato; Cardoso, Adriana; Manteigas, Vítor; Escudeiro, Maria JoãoA educação tem vindo a passar nos últimos tempos por mudanças significativas sobretudo no que diz respeito ao crescimento exponencial das modalidades de Educação a Distância. Entre essas mudanças, destaca-se a criação de MOOC (Massive Open Online Course), aulas massivas, abertas, online que visam fornecer um formato educacional abrangente.
- Strengths and weaknesses of emergency remote teaching in higher education from the students’ perspective: the Portuguese casePublication . Albuquerque, Fábio; Gomes dos Santos, Paula; Martinho, CarlaMotivated by the COVID-19 pandemic, most students of higher education institutions (HEIs) in Portugal experienced online learning from March 2020 to July 2020. Based on the answers obtained from students to a set of two open questions included in a questionnaire, this article aims to identify the positive (strengths) and negative (weaknesses) aspects of online learning during this period, which is also known as emergency remote teaching (ERT). A total of 2,107 valid answers were gathered. Issues related to comfort and time management were the topics most frequently mentioned by students as strengths, particularly for those who are simultaneously workers. In contrast, the assessments, interaction, and self-confidence comprised the set of the most frequently mentioned by students as weaknesses. In this latter context, the most evident differences were found by age, type of course, and students’ status. The breakdown by gender did not show any relevant difference, regardless of the item under analysis. These findings may be useful for decision-makers to plan their actions, particularly regarding the new challenges for the future of higher education programs. Those actions may include the options regarding the most proper learning model among face-to-face, online, or blended learning by case, as well as the measures to improve the overall quality of the online learning to increase the students’ satisfaction.