Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Lopes Miranda, Sandra Marisa

Search Results

Now showing 1 - 10 of 31
  • The pandemic impact in a higher education school: students perceptions
    Publication . Valente, Bianor; Gama, Ana; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra
    The pandemic situation since 2020 originated the reorganization of teaching and learning processes at various levels, being higher education no exception. Such circumstances presented a set of constraints, but at the same time opportunities, not only for students but also for teachers. The goal of this research is to characterize the student's perception in a High School of Education on the impact of the pandemic in the process of teaching and learning. Following a qualitative methodology, a group focus was organized, being the sample constituted by 5 students from the second year and 5 students from the third year of all undergraduate courses. The preliminary data here presented lay on the following analysis dimensions: classes organization in the first semester of 2020/2021, change in the interactions, teacher’s adaption and students' concerns about the professional practices. The available data point to a diversity of organization of curricular units Intra and inter graduations. It's also evident that the most predominant factor considered in the adaption is the teacher's performance. Changes have been identified with the mode of interaction, whether between colleagues of the same class or with colleagues of other courses. At least we underline the preoccupation about professional practices and subsequent consequences and meantal health issues affecting students.
  • Marketing social através de campanhas de comunicação: o caso da Associação Portuguesa de Apoio à Vitima (APAV)
    Publication . Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra
    A responsabilidade social tem vindo a crescer de importância na formulação estratégica das empresas ao nível organizacional, individual e comunicacional, sendo para muitas delas um elemento diferenciador e de proximidade ao cliente cada vez mais sensível ao bem-estar individual e coletivo (Carrol & Shabanna, 2010). Mas o bem-estar social não é apanágio apenas das empresas mas também das Organizações Não Lucrativas (ONG) que o integram na sua actividade como um objetivo em si mesmo. Para muitas destas é a causa social a razão da sua existência. Este estudo incide sobre uma destas organizações - a APAV - que tem como missão a prevenção, o combate e a protecção das vítimas. O objecto deste estudo é uma das mais recentes campanhas publicitárias da APAV que tem como principal objectivo alertar e modificar os comportamentos dos vários agentes (vitimas, testemunhas, sociedade no geral) para o drama social da violência doméstica. Para o efeito optou-se pela investigação quantitativa com base em inquéritos por questionário administrados a uma amostra de 134 participantes. Procurou-se avaliar o efeito das emoções desencadeadas ao assistir à campanha pré seleccionada da APAV na intenção de comportamento face à violência doméstica considerando o papel mediador de atitudes e normas subjetivas. Os resultados obtidos com base no modelo de equações estruturais (MEE) indicam que a atitude relativamente à publicidade tem um efeito positivo sobre as atitudes em relação à violência doméstica que influenciam por sua vez, a intenção comportamental face a esta. As principais contribuições sociais e académicas desta pesquisa são discutidas.
  • The (not so) secret life of senior social media influencers: an analysis of the top five 'granfluencers', on Instagram
    Publication . Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Gama, Ana
    The changing media landscape and consumption along with the decreased efficacy of traditional advertising have confronted brands with the challenge to unravel different and innovative ways to effectively communicate with their targets. Influencer marketing is one of the strategies that is thriving and proved valuable for marketeers in this pursuit of new ways of reaching out to their audiences. Despite the relevance that digital influencer communication has recently gained for brands, academic research has been slow to catch up and some of the aspects related to digital influencers remain understudied. Within this context little is known about this exercise of influence by senior digital influencers and how they communicate with their followers. Traditionally associated with a more passive role of content receivers, some of the older citizens have been developing their digital knowledge and skills and are now active content creators on social networking sites and even, in some cases, building up a vast audience and a wide range of interested, involved, and engaged followers. Yet, there is scarce evidence regarding these elderly digital content creators. To help fill this gap, this exploratory study aims to study the Instagram profile of the top five older influencers and examine their personal brand subjectivities, communicative styles, and social media practices. A qualitative methodology was adopted, involving a set of dimension analyses such as the tone of communication, posting frequency, themes/subjects of interest, audiovisual and multimedia resources, as well as their interaction and engagement with followers. The results challenge the negative stereotype associated with old age and suggest that senior influencers already take part in the influencer economy. Academic and business implications of the study are examined for influencer marketing.
  • Verde de inveja, negro para as organizações?: Uma reanálise dos efeitos da inveja no contexto organizacional
    Publication . Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra
    Após décadas a serem relegadas para um plano secundário, o estudo das emoções no âmbito do comportamento organizacional tem conhecido nos últimos anos um novo fôlego e redobrado interesse. Neste contexto, as questões ligadas à expressão e gestão das emoções dos colaboradores tem merecido atenção por parte dos líderes e gestores, por reconhecerem o seu impacto em aspetos tão diversos como o desempenho, a tomada de decisão ou o clima da equipa de trabalho. Todavia, enquanto as emoções positivas, têm vindo paulatinamente a conhecer um claro protagonismo, o estudo das emoções negativas no local de trabalho tem sido em certa medida negligenciado. Contrariando esta tendência, o presente estudo focaliza-se numa emoção negativa - a inveja, procurando ultrapassar a visão usual que versa sobre o seu efeito negativo em contexto organizacional. Neste sentido, partindo da evidência empírica disponível na literatura, propomo-nos analisar em que medida os seus efeitos negativos e positivos coexistem e poderão resultar em ganhos funcionais, seja para os colaboradores, seja para a própria organização.
  • Navegar por redes nunca antes navegadas: motivações e engagement dos seniores ibéricos
    Publication . Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina; Gama, Ana; Di Fátima, Branco; Machado, Ana Teresa
    A sociedade ocidental contemporânea é caracterizada pelo envelhecimento demográfico, pelo empoderamento do consumidor sénior (65+) e pela popularização das tecnologias digitais, sobretudo da internet e dos media sociais. Porém, o conhecimento científico sobre a relação dos seniores com as plataformas digitais ainda apresenta numerosas lacunas, principalmente na Península Ibérica - uma das regiões mais envelhecidas do planeta. Este artigo problematiza essa relação, em Portugal e Espanha, escrutinando os motivos de adesão e permanência dos mais velhos nos media sociais, aferindo quais as páginas das marcas (na rede social Facebook) que os seniores mais visitam e interagem e, descortinando o papel das fanpages das marcas no processo de tomada de decisão de consumo. A investigação, de cariz exploratório, seguiu uma metodologia mista. Os dados qualitativos foram obtidos a partir de cinco Focus Group (FG) realizados nos dois países em estudo. Já os dados quantitativos foram extraídos do Facebook Audience Insights, a partir de uma amostra oficialmente representativa dos seniores na região. Os resultados mostram evidentes sinais de “fractura digital” com os seniores a configurarem apenas 17,8% (10% PT e 7,8% ES) dos perfis activos na Península Ibérica, destacando se uma maior presença das mulheres. Os portugueses tendem a gostar, comentar e partilhar conteúdos com mais frequência do que os espanhóis. No que se prende com os motivos de adesão e permanência na rede social, verifica-se unanimidade ibérica na indicação do incentivo dos familiares próximos, tal como na constatação de que se trata de um espaço potenciador do reforço e multiplicação dos laços sociais. A procura e o envolvimento com as páginas de marcas comerciais serve, sobretudo, como ferramenta de apoio e redução da incerteza no processo de tomada de decisão de compra on e offline.
  • Workplace aggression in organizational changing processes: The mediation role of leader political (soft and hard) behavior
    Publication . Miranda, Sandra; Vicente, Ângelo Guerreiro; Antunes, Ana Cristina; Rodrigues, Bruno Soares; D’Oliveira, Teresa
    One of the main trends in workplace aggression research is studying its antecedents. But the literature also reveals that some predictors remain understudied, like organizational change [1]. Additionally, possible mediators of this relationship were not investigated. The main objective of this research is studding the mediating effect of the leader political behavior (soft and hard version) on the relationship between organizational change and workplace aggression. Participants representing a wide variety of jobs across many organizations were surveyed. The measures used in this research are an Organizational Change Questionnaire climate of change, processes, and readiness [2], a Workplace Aggression Scale [e.g. 3, 4] and a Political Behavior Questionnaire [5]. The results of the study and its theoretical and practical implications will be presented and discussed.
  • Social marketing through communication campaigns: the APAV case
    Publication . Machado, Ana Teresa; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra
    Social responsability is gaining its momentum in the formulation of the strategy of the organizations, at the organizational, behavioral and communicational level, and for many organizations it is even considered a key differentiator and a proximity element to customers, whom are increasingly sensitive to individual and collective well-being (Carrol & Shabanna, 2010). Yet, welfare is not the prerogative only of companies, but also of non-profit organizations, which include it on their activity as a goal in itself. And for many of these, social causes are the main reason for their existence. This research focuses on one of these non-profit organizations - APAV - whose mission is the prevention, the combat and the protection of victims of domestic violence. Our object of study is one its recent mass media campaigns, that aim to alert and modify the behavior of the various actors involved in the process (victims, witnesses, society in general). A quantitative research has been conducted, operated by the application of questionnaire surveys to a sample of 134 subjects that seeks to assess to extent to which the emotions elicited by watching an APAV campaign influence behavior towards domestic violence, considering the mediating role of attitudes and subjective norms. The results measured by means of Structural Equation Modeling (SEM), show the validation of only two working hypotheses under study, indicating that the attitude towards advertising has a positive effect on attitudes towards domestic violence influencing in turn, behavioral intention of subjects. The main social and academic contributions of this research are discussed.
  • "Levar a menina": o engagement dos fãs no futebol feminino
    Publication . Gouveia, Célia; Di Fátima, Branco; Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina
    Esta investigação, baseada numa análise comparativa da interação dos fãs nas fanpages do Sport Lisboa Benfica e do Sporting Clube Portugal, durante a “Final da Taça da Liga de Futebol Feminino”, lança a luz sobre como os utilizadores se posicionam no que diz respeito ao engagement no Facebook. São vários os estudos longitudinais que apontam que nos últimos dez anos o desporto no feminino conseguiu mais espaço mediático e as atletas são tratadas com mais respeito. Porém, a prática discursiva de retratar as mulheres atletas como objetos de humor ainda continua a existir. Em Portugal, o futebol feminino conseguiu um aumento de 181% no número de jogadoras inscritas na federação portuguesa nas últimas dez temporadas. Porém, este aumento exponencial ainda não é compatível com a atenção mediática, mesmo sabendo que os fãs de desporto desenvolvem relacionamentos únicos e envolventes com as diversas modalidades do seu clube, tanto offline como online. Neste sentido, o objetivo desta investigação é apurar a taxa de engamement dos fãs através de uma abordagem comparada às fanpages dos clubes no Facebook, deste evento realizado a 17 de março de 2021, e que pôs frente a frente as representantes do futebol no feminino de dois clubes que vivem uma rivalidade histórica. Os procedimentos metodológicos contemplam a extração automatizada de dados via Facebook Graph API, a partir do ID das contas e das publicações. O dataset apresenta os dados de toda a semana do evento, entre 14 e 21 de março de 2021, totalizando 122 publicações e mais de 635 mil reações. A partir desses dados, são analisados de forma quantitativa: i) o envolvimento dos adeptos com as páginas e posts; ii) o fluxo de publicações dos clubes por dia da semana; e iii) o total acumulado de reações (gostos, partilhas, comentários etc). Em ambos os casos, focou-se numa comparação entre a data do evento e o restante da semana. Procedeu-se ainda, de forma qualitativa, à análise dos comentários diretamente associados à Taça da Liga de Futebol Feminino. Nesse caso, o tratamento de dados contou com as ferramentas do Voyant Tools, para a frequência de queries e nuvens de palavras, a partir de 631 comentários de fãs. Os Principais resultados indicam a presença pontual de publicações sobre o evento, com foco na data da final e na preparação das equipas. Os clubes fizeram apenas quatro posts sobre o evento, e a média de reações dos fãs às publicações variou de acordo com o resultado do jogo. O Benfica, vencedor da competição, teve em média mais reações nessas publicações quando comparada com a média do dataset, resultado oposto ao do Sporting. De uma forma geral, os resultados apurados sugerem que o fator determinante para o envolvimento mais acentuado foi o amor à camisola.
  • Golden years in social media world: Examining behavior and motivations
    Publication . Miranda, Sandra; Antunes, Ana Cristina
    The context of demographic aging, combined with the wide dissemination of Information and Communication Technologies (ICT), in the various domains of society, defined a set of challenges, potentialities, and limits for seniors (65+). Although there is a positive evolution regarding adhesion and even domestication of ICT by this age segment - namely the internet and digital social networking sites, the literature review presents us with an immature, limited and fragmented field of study, comprising an immense space of evolution. Aware of the strength, magnitude and considerable ignorance of the action of seniors in the network society, this chapter intends to map, through a review of the multidisciplinary literature, how the relationship of seniors with ICTs is configured. In addition, usage behavior, as well as the drivers, and the consequences for the elderly of navigating digital social networks are also analyzed.
  • The role of senior universities in promotion of digital literacy: the Portuguese and Spanish seniors perspective
    Publication . Gama, A.; Antunes, Ana Cristina; Miranda, Sandra; Machado, A.; Rocha, C.
    Este artigo, que integra um projeto mais alargado, desenvolvido por uma equipa do Instituto Politécnico de Lisboa (Escola de Comunicação Social e de Educação) em parceria com a Universidade da Extremadura, tem como objetivos analisar o papel das universidades seniores na promoção da literacia digital a partir das perspetivas de seniores portugueses e espanhóis e examinar os comportamentos e motivos de uso das redes sociais por estes seniores. Seguindo uma metodologia qualitativa, foram realizados 2 focus group, um em Portugal e outro em Espanha, envolvendo seniores que frequentam universidades seniores e que são utilizadores da internet e das redes sociais. Realizados entre setembro e novembro de 2019, os focus group foram transcritos na íntegra e posteriormente submetidos à análise de conteúdo. A amostra é constituída por 18 pessoas, com uma média de idades de 68.3, sendo o intervalo de idades entre 60-79 anos. Das 18 pessoas, 61.1% são mulheres e 38.9% são homens, e 50.8% têm o 9.º ano e 49.2% entre o 10.º e o 12.º ano.