Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
187.86 KB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
Este artigo, que integra um projeto mais alargado, desenvolvido por uma
equipa do Instituto Politécnico de Lisboa (Escola de Comunicação Social e de
Educação) em parceria com a Universidade da Extremadura, tem como objetivos
analisar o papel das universidades seniores na promoção da literacia digital a partir
das perspetivas de seniores portugueses e espanhóis e examinar os
comportamentos e motivos de uso das redes sociais por estes seniores. Seguindo
uma metodologia qualitativa, foram realizados 2 focus group, um em Portugal e
outro em Espanha, envolvendo seniores que frequentam universidades seniores e
que são utilizadores da internet e das redes sociais. Realizados entre setembro e
novembro de 2019, os focus group foram transcritos na íntegra e posteriormente
submetidos à análise de conteúdo. A amostra é constituída por 18 pessoas, com uma
média de idades de 68.3, sendo o intervalo de idades entre 60-79 anos. Das 18
pessoas, 61.1% são mulheres e 38.9% são homens, e 50.8% têm o 9.º ano e 49.2%
entre o 10.º e o 12.º ano.
Description
Keywords
Seniores Literacia digital Social media
Citation
Gama, A., Antunes, A., Miranda, S., Machado, A., & Rocha, C. (2020). The role of senior universities in promotion of digital literacy: The Portuguese and Spanish seniors perspective. In Pocinho, R. Navarro, P., Carrana, P. Pereira, F., Trindade, B., et al, O Envelhecimento como um todo. Aranzadi. 978-84-1345-392-7