Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 10 of 12
  • A publicação de sondagens pré-eleitorais na imprensa portuguesa
    Publication . Belo, António
    Este estudo aborda o modo como são publicadas as sondagens pré-eleitorais na imprensa portuguesa. Para este efeito analisou-se uma amostra o mais ampla possível cobrindo todas as eleições ocorridas em Portugal desde 1991, ano em que passou a ser permitida a publicação de sondagens pré-eleitorais. Considerou-se como sondagens pré-eleitorais todas as sondagens publicadas no mês anterior à respetiva eleição.
  • Portuguese telenews and foreign news
    Publication . Belo, António; Silveira, Joel Frederico da
    Brief caracterization of portuguese television and telenews. Foreign news international politics news
  • Sondagens eleitorais, sua divulgação e comportamento eleitoral dos portugueses
    Publication . Belo, António; Oliveira, José Manuel Paquete de; Timoteo Álvarez, Jesús
    Estuda-se o papel das sondagens eleitorais no processo eleitoral, abrangendo os domínios da comunicação política e do comportamento eleitoral. Analisam-se aspetos de interface entre o processo da consulta de opinião, através das sondagens eleitorais, e o processo da consulta eleitoral, através do voto. Procede-se à revisão da literatura na área da especialidade e desenvolvem-se três estudos empíricos sobre a realização e divulgação de sondagens em Portugal entre 1991 e 2012: (1) como são divulgados os resultados das sondagens através das notícias (n=489) publicadas nos média; (2) como são realizadas as sondagens eleitorais (n=561) em termos metodológicos e com que qualidade preditiva; (3) de que forma a sua divulgação influencia o comportamento de voto dos eleitores. A revisão de literatura confirma o interesse da investigação: as sondagens eleitorais têm duas décadas de história em Portugal e é necessário caracterizar sistematicamente o corpo que constituem; são escassos os estudos sobre a metodologia das sondagens e o conteúdo das notícias que as divulgam, sendo ainda fundamental, estudar o papel que as sondagens representam face ao comportamento de voto. Principais resultados: (1) elevada frequência de notícias na imprensa portuguesa com resultados de sondagens apresentados ou interpretados incorretamente e generalizado incumprimento da lei no que respeita ao conteúdo obrigatório da ficha técnica, verificando-se, no entanto, evolução positiva; (2) desempenho muito positivo das empresas de sondagens portuguesas que alcançaram desempenho próximo das suas congéneres europeias e norte-americanas, quer em termos metodológicos, quer em termos da qualidade preditiva; (3) rejeição da existência de efeitos sistemáticos de mobilização dos eleitores (bandwagon ou underdog), porém, aceitação da possibilidade de desmobilização por certeza de vitória em eleições de segunda ordem. Os resultados são discutidos à luz da investigação nacional e internacional e são propostas algumas implicações para os diversos agentes envolvidos na tríade notícias, sondagens, eleições: jornalistas, empresas, cidadãos eleitores, classe política e órgão regulador. São também sugeridas algumas linhas de investigação futura.
  • Notícias de ordem interna nos telejornais de horário nobre em Portugal 2002-2006
    Publication . Belo, António
    Esta comunicação integrada no seminário “Polícia e os Media – Comunicação da (in)segurança”, analisa os resultados da análise de conteúdo, em termos quantitativos, e caracterização metodológica de uma amostra de telejornais de horário nobre nos quatro canais de sinal aberto entre 2002 a 2006, focando-se nas notícias sobre Ordem Interna. Este foi o quarto tema mais frequente nos noticiários portugueses, representando cerca de 11% das notícias só sendo suplantado pela política nacional e internacional e pelo desporto. Relativamente a este tema foram explorados diversos fatores de caracterização das notícias que o abordavam, comparação da sua distribuição ao longo do alinhamento dos telejornais e dos noticiários de cada canal.
  • Notícias que contam: O que pensam os portugueses sobre a cobertura mediática das eleições europeias de 2019
    Publication . Belo, António; Rezola, Maria Inácia
    Em Portugal verifica-se uma baixa participação nas eleições europeias, que em 2019 atingiu o valor mais baixo, menos de um terço dos eleitores votou. Um dos fatores mais referido como causa de abstenção é a insuficiente informação sobre o papel do Parlamento Europeu. Neste contexto, apresenta-se um estudo de opinião, baseado num inquérito online, que explora a perceção de leitores e telespectadores sobre as principais lacunas da informação veiculada pelos media sobre questões europeias no decurso da cobertura da campanha eleitoral das eleições europeias de 2019. O inquérito caracteriza os hábitos e as necessidades do público no que respeita aos assuntos europeus e está estruturado em três temáticas principais: (a) interesse e utilidade das informações sobre as eleições europeias veiculadas pelos media tradicionais e redes sociais; (b) principais lacunas da cobertura jornalística das eleições europeias de 2019; (c) aspetos a melhorar na produção jornalística sobre assuntos europeus.
  • Noticiários de horário nobre em Portugal: duração e valor-notícia
    Publication . Belo, António; Sendin, André do Couto
    Dado o papel que a informação, designadamente os jornais televisivos de horário nobre, têm nos canais televisivos generalistas e as estratégias de captação de audiências cada vez mais competitivas, vários modelos têm sido adoptados com implicações ao nível da estrutura, alinhamento e conteúdos. Considerando diversos estudos que utilizam uma metodologia de comparação de jornais televisivos de horário nobre em vários países, e partindo da ideia de que os jornais televisivos portugueses são em média demasiado longos, esta abordagem considera como eixo central de análise a sua duração. Pretende-se estudar a relação entre a duração do jornal televisivo e o seu modelo, ao nível da estrutura, alinhamento e conteúdos. Neste estudo adopta-se a perspectiva metodológica desenvolvida no projecto internacional “News definitions across cultures”, sendo a análise das notícias centrada, sobretudo, nos valores notícia (valência, desviância e significância). Dos resultados obtidos é possível concluir que há diferenças, quer quanto ao conteúdo, quer quanto à estrutura das notícias em função da duração dos jornais televisivos. Já ao nível do alinhamento do noticiário não foram encontradas diferenças significativas.
  • Accuracy of polls in Portugal
    Publication . Belo, António
    This study has a vast analysis, studying almost all the pre-electoral polls published or issued in Portugal in the month previous to each of the elections, since 1991 until the last one that took place in February 2005. The accuracy measures I used were adapted from the study carried out by Frederick Mosteller in the report to the Committee on Analysis of Pre-election Polls, regarding the USA elections of 1948.
  • Dieta mediterrânica no programa de alimentação saudável e sustentável do Instituto Politécnico de Lisboa
    Publication . Viegas, Cláudia; Costa, Vânia; Oliveira, Heitor; Belo, António; Borrego, Rute
    A alimentação é reconhecida como elemento crucial para a saúde dos indivíduos. Na transição para a vida adulta os estilos de vida são influenciados por vários fatores que condicionam a tomada de decisões (ex. afastamento das famílias, mudanças nas rotinas, etc), que potenciam desequilíbrios no consumo alimentar. Neste contexto, o ambiente de ensino superior pode ser promotor da adoção de hábitos alimentares saudáveis, pela mudança da disponibilidade alimentar e do aumento da literacia. Pretende-se caracterizar: hábitos alimentares, insegurança alimentar, disponibilidade e acessibilidade alimentar, satisfação relativamente à atual oferta alimentar, competências alimentares e culinárias, práticas de sustentabilidade alimentar, desperdício alimentar nos refeitórios das UO do IPL.
  • Actors in foreign television news: a comparative analysis
    Publication . Belo, António
    Foreign News about events that takes place in other country Actors are defined as people who appear in the item (as individuals or as representing some entity) speaking or being quoted (directly or indirectly)
  • O perfil do antropólogo em Portugal: Relatório 2016
    Publication . Pignatelli, M.; Balsa, J.; Belo, António; Cachado, R. Á.; Carvalheira, R.; Cavaleiro Rodrigues, José; Florêncio, F.; Lima, A.P.; Machado, V.; Martins, H.; Micaelo, A.L.; Mota da Costa, J.; Viegas, S.M.
    Para um conhecimento mais sistemático da realidade nacional, a APA realizou um levantamento, simultaneamente, sobre a situação da antropologia no nosso país, em termos de formações, investigação e publicações, e sobre os antropólogos, lançando um inquérito e entrevistas à comunidade. Os resultados foram publicados em forma de relatório.