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Abstract(s)
Em Portugal verifica-se uma baixa participação nas eleições europeias, que em 2019 atingiu o valor mais baixo, menos de um terço dos eleitores votou. Um dos fatores mais referido como causa de abstenção é a insuficiente informação sobre o papel do Parlamento Europeu. Neste contexto, apresenta-se um estudo de opinião, baseado num inquérito online, que explora a perceção de leitores e telespectadores sobre as principais lacunas da informação veiculada pelos media sobre questões europeias no decurso da cobertura da campanha eleitoral das eleições europeias de 2019.
O inquérito caracteriza os hábitos e as necessidades do público no que respeita aos assuntos europeus e está estruturado em três temáticas principais: (a) interesse e utilidade das informações sobre as eleições europeias veiculadas pelos media tradicionais e redes sociais; (b) principais lacunas da cobertura jornalística das eleições europeias de 2019; (c) aspetos a melhorar na produção jornalística sobre assuntos europeus.
Description
Keywords
Eleições Europeias Parlamento Europeu Cobertura mediática Inquéritos de opinião
Citation
Belo, A. & Rezola, M. I. (2021). Notícias que contam: O que pensam os portugueses sobre a cobertura mediática das eleições europeias de 2019. In I. Simões-Ferreira (coord.), Media, Europa e cidadãos: A campanha e a cobertura das eleições europeias de 2019 (pp. 175-196). ERC/Almedina.