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Correia Rocha, Carla

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  • Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : La création artistique collaborative et ses implications
    Publication . Vohlgemuth, Laurence; Correia Rocha, Carla; Arez, Abel; Felicio, Pedro; Nobre, Maria José; Gama, Ana; Cruz, Cristina; Campos, Joana
    Le programme de formation de la licence en animation socioculturelle (ASC) de l’Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), ouverte en 2006, a subi, en 2016, certaines modifications dont une, concernant la deuxième année, particulièrement profonde. Les disciplines artistiques et sportives optionnelles qui étaient enseignées de façon autonome par des professeur.e.s travaillant seul.e.s ont été intégrées dans la discipline d’encadrement du stage d’initiation professionnelle. Cette décision résulte d’une part de l’analyse de données recueillies auprès des étudiante.s, des enseignante.s et des orientateurs/trices de stage, mais surtout, au-delà de la véhémence de la démocratie culturelle, d’un changement paradigmatique du concept d’« art » et de « création artistique » en particulier quant à la relation ou au jeu d’interactions entre l’artiste et son public, plaçant l’art participatif au centre de processus de transformation sociale.
  • Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Correia Rocha, Carla
    Este texto reporta-se ao desenho da Unidade Curricular (UC) Artes e Educação Física, integrada nos mestrados em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico (variantes de Português, História e Geografia de Portugal/ Matemática e Ciências Naturais). São aqui apresentados e discutidos os pressupostos teórico- -metodológicos que permitiram estruturar e desenvolver um conjunto de práticas criativas, nas áreas das artes visuais, educação física, música e teatro, com estudantes de mestrado/ futuros docentes do ensino básico.
  • Artes visuais, música, teatro e educação física : linguagens e integração na formação de professores de 1º e 2º ciclo do ensino básico
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Correia Rocha, Carla
    Este texto reporta-se ao desenho da Unidade Curricular (UC) Artes e Educação Física, integrada nos mestrados em Ensino do 1.º e 2º Ciclo do Ensino Básico (variantes de Português, História e Geografia de Portugal/ Matemática e Ciências Naturais). São aqui apresentados e discutidos os pressupostos teórico- -metodológicos que permitiram estruturar e desenvolver um conjunto de práticas criativas, nas áreas das artes visuais, educação física, música e teatro, com estudantes de mestrado/ futuros docentes do ensino básico.
  • Crescer com o Risco: Comportamentos das crianças e de supervisão do adulto em situações de brincadeiras arriscadas, em contexto de Jardim de Infância
    Publication . Reis, Joana; Friães, Rita; Correia Rocha, Carla
    Na sociedade atual, as crianças também brincam, mas brincam de forma diferente. O aparecimento de novas tecnologias, a inexistência de espaço livre para brincar, a diminuição de autonomia e mobilidade são alguns dos fatores que têm vindo a conduzir a umadiminuição do tempo de jogo livre na vida das crianças(Neto &Lopes, 2008).Inserindo-se numa investigação mais vasta, levada a cabo noâmbito da Prática Profissional Supervisionada do Mestrado em Educação Pré-Escolarda Escola Superior de Educação de Lisboa,sobre as brincadeiras arriscadas em idade pré-escolare,em particular,sobre as suas potencialidades para o desenvolvimento integral da criança, o presente estudo tem como objetivos (a) identificar os comportamentos das crianças em situações de brincadeiras arriscadas e (b) identificar os comportamentos de supervisão do adulto em situações de brincadeiras arriscadas. Para dar resposta aos objetivos delineados, enveredou-se pela realização de um estudo de caso, de natureza qualitativa ou interpretativa, recorrendo-sea diversas técnicas de recolha de dados –observação direta participantee observação indireta, designadamente, entrevistas e focus groupapoiadas em recursos audiovisuais, que permitiramdar voz aos intervenientes diretos na ação (crianças, profissionais de educação e famílias). Os dados recolhidos revelam a existência de uma propensão natural deste grupo de crianças para brincar ao ar livre e de se envolver em brincadeiras arriscadas. Foi igualmenteobservado no grupouma diferença de comportamentos entre sexos no que toca a esta tipologia de brincadeiras. De forma geral, os rapazes tinham mais comportamentos de risco e aderiam mais a brincadeiras arriscadas do que as raparigas, que tinham mais tendência para apontar, comentar e olhar. Também foi visível apresença de comentários de supervisão, tanto por parte decriançascomo deadultos, que intensificavam o medo das crianças e acabavam por impedir a sua ação.