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Lopes de Figueiredo Costa Marques Borges, Maria Manuel
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- Revistas e editoras predadoras no campo da saúde: problemática e recomendações aos investigadoresPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelRESUMEN - Se analiza la problemática de las revistas y editoriales depredadoras en el campo de la salud, identificando sus características y los conocimientos adquiridos. Se realizó una revisión de la literatura en salud indexada en ProQuest, PubMed, Scopus, SciELO y Web of Science a lo largo de 2020 y 2021 en marzo de 2022. Se constató la creciente preocupación por revistas y editoriales depredadoras en los últimos años, especialmente a partir de 2015 y confirmada a partir de 2017. Las cifras de 2021 y primeros meses de 2022 acompañan esta escalada. Web of Science, Scopus y PubMed son las bases de datos que muestran una clara preocupación por las ciencias de la salud. Como conclusión, la presión por publicar y la dificultad para distinguir la revista legítima de la ilegítima propician un ambiente favorable a la proliferación de publicaciones cuestionables. Los investigadores deben tomar una postura exigente e informada en interés de la confiabilidad de la ciencia, desarrollando buenas prácticas de investigación, evitando la inclusión de datos falsos, plagiados o manipulados, que perjudiquen la calidad de los resultados y conclusiones, influyendo negativamente en la evidencia científica, la práctica clínica y, en última instancia, los pacientes.
- A colaboração de bibliotecários em projetos de investigação em saúde e os desafios do mundo digital: uma revisão da literaturaPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelIntrodução: Na investigação em saúde e no contexto da Ciência Aberta, os bibliotecários têm frequentemente colaborado na preparação e publicação de artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, na mediação com as tecnologias, no acesso e uso da informação digital, na seleção da literatura relevante, na avaliação da qualidade da informação e na classificação das evidências. Objetivo: Identificar estudos, através de uma revisão da literatura, sobre a colaboração do bibliotecário académico enquanto parceiro de investigação na área da saúde. Método: Realizou-se uma pesquisa nas bases de dados MEDLINE (via plataforma PubMed), Scopus, Web of Science e LISTA, sem recortes temporais ou linguísticos, que relatasse estudos em que o bibliotecário tivesse colaborado como mais um elemento da equipa interdisciplinar de investigação. Desenvolveu-se uma revisão da literatura com os estudos selecionados. Resultados: Os estudos selecionados apresentam maioritariamente relatos e reflexões acerca da participação de bibliotecários em equipas de investigação em saúde. São estudos que decorreram no Canadá, nos Estados Unidos, em Espanha, no Reino Unido e no Irão. Identificam algumas das profissões presentes nas equipas interdisciplinares (fisioterapeutas, enfermeiros, oncologistas, nutricionistas, neurologistas, peritos em ética médica e bibliotecários da saúde). A maioria dos estudos documenta o contributo dos bibliotecários na estratégia das pesquisas em bases de dados, na mediação tecnológica, na conceção da metodologia, na redação dos critérios de inclusão e de exclusão na elaboração de revisões sistemáticas, na redação e revisão do manuscrito final, na identificação de ferramentas de avaliação da qualidade da informação e na apresentação dos resultados. É também referida a forma como os bibliotecários académicos colaboraram nas equipas de investigação, se tinham alguma formação sobre metodologias de investigação, quais tinham sido as suas funções específicas no desenvolvimento dos projetos, o benefício da parceria, a sua motivação, o que tinham aprendido e como era o seu trabalho percebido pelos seus colegas e pela instituição. Os estudos evidenciaram a visão dos investigadores, que destacaram o importante papel dos bibliotecários em projetos de medicina baseada em evidências, em revisões sistemáticas e meta-análises. Estes resultados convergem com os documentos emanados de organismos como o Canadian Institutes of Health Research ou a Cochrane for Systematic Reviews of Interventions, que recomendam que as equipas de investigação trabalhem com bibliotecários na síntese do conhecimento e no desenvolvimento de revisões sistemáticas. Os estudos apontaram ainda para a crença de que o envolvimento dos bibliotecários na investigação interdisciplinar é uma atividade enquadrada, mas também necessária, na própria profissão do bibliotecário. Conclusões: A revisão da literatura demonstra que, mercê da experiência profissional, o bibliotecário pode colaborar com as equipas de investigação em cada etapa do processo, numa parceria colaborativa bem-sucedida e como um membro central da equipa, não como um membro periférico. Os estudos selecionados recomendam que os investigadores compreendam e valorizem o contributo do bibliotecário, no espírito da colaboração e da mais-valia às equipas interdisciplinares de investigação em saúde. É também recomendado que os bibliotecários promovam ativamente o seu valor junto das equipas de investigação na área da saúde.
- Perceções dos investigadores sobre as competências do bibliotecário da saúde: um estudo qualitativoPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelNa área da saúde constata-se o crescimento, a renovação e a adaptação de competências por parte do bibliotecário. Objetivo: Identificar as perceções dos investigadores sobre as competências que o bibliotecário da saúde possui e percecionar como podem estas competências representar um contributo válido em ambiente de investigação. Métodos: Abordagem qualitativa assente numa entrevista semiestruturada para uma amostra seletiva e não-probabilística composta por um conjunto de investigadores que representam o universo multidisciplinar das ciências da saúde. Resultados: Foram identificadas três categorias major: 1) as competências reconhecidas ao bibliotecário (estratégias de pesquisa, seleção de bases de dados, métodos de investigação, gestores de referências, artigos de revisão, revisões sistemáticas e meta-análises, disseminação de resultados, bibliometria, diálogo/comunicação, ética profissional); 2) os critérios de seleção de um bibliotecário (experiência profissional e de investigação, conhecimento/proximidade, avaliação prévia de competências, conhecimentos linguísticos, conhecimento do jargão científico, formação académica); e 3) os pontos fortes da colaboração de um bibliotecário em ambiente de investigação (profissional multidisciplinar e interdisciplinar, diálogo/comunicação, validação da pergunta de investigação, robustez das pesquisas, controlo de vocabulários, escrita científica, disseminação de resultados). Conclusões: A colaboração com os investigadores representa uma oportunidade única para a melhoria das competências do bibliotecário da saúde: estimula a formação académica; motiva a participação noutros projetos, grupos e redes, aumentando e articulando a investigação da ciência da informação com outras ciências.
- The integration of librarians in health research teams: the researchers’ perspectivePublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelIntroduction: Librarians have adopted various strategies that reflect their professional relevance, incorporating their specific knowledge into teaching and learning initiatives, but also into research. Close collaboration in health research projects, conducted by both teachers and health professionals, is a developing objective. The scientific literature has little explored the pattern of collaboration between the academic and the librarian on research topics other than the library or information science. Medical literature is the exception, where the librarian collaborates regularly in the preparation and publication of review articles, systematic reviews, and meta-analyses. To a lesser extent, the health librarian has also collaborated on other, equally important tasks in the research process, such as preparing documentation for funding, writing manuscripts, or collecting and analyzing data. Aim of the study: To reflect on the perspective that researchers have of librarians’ competencies to integrate health research teams. Methods: The methodology used is based on two moments: the literature review and the interview about the researchers’ perspective. The interview is semi-structured, it took place together with a selective sample of researchers and its results were analyzed qualitatively. Results: The literature review listed a set of skills that researchers define as essential for the integration of librarians in health research teams: the elaboration of preliminary information searches for a better definition of the scope under study; the selection of databases according to contents, search terms and search platform/interface; the translation of the research question into main concepts; the development of the search string; the documentation of procedures and research results; the optimization of results and references management; the contribution for the writing of the final manuscript; the procedures related to the curatorship of research data; the scrutiny related to intellectual property; the documentation for publication; the publication guidance for journals, i.e., where to publish according to the research scope, funding criteria and journal visibility; the identification of predatory publishers; the dissemination of the published article; the identification of funding sources for research; and, finally, having a solid knowledge of the English language and communication skills. The results point to a collaboration culture and a valuable partnership between researchers and librarians when facing major health challenges. Conclusions: Librarians and researchers can ensure a collaborative culture in health research teams. With the skills inherent in their profession and the investment to gathering new knowledge, librarians can be a prerequisite for involvement and successful participation in the health research team.
- A colaboração de bibliotecários em equipas de investigação em saúde e os desafios do mundo digital: uma revisão da literaturaPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelA biblioteca académica é, por excelência e inerência, o espaço onde a informação é organizada, avaliada e disseminada. E, desde sempre, as instituições do ensino superior percecionaram as suas bibliotecas como núcleos de apoio nos processos de ensino-aprendizagem. Neste sentido, ao longo dos anos, e para além das suas funções tradicionais, o bibliotecário adaptou e reconceptualizou os seus conhecimentos, competências e papéis no contexto da missão institucional. A biblioteca académica serve, então, dois propósitos complementares: o apoio curricular institucional e o apoio à investigação de professores e estudantes, refletindo as necessidades em constante mudança dos seus utilizadores. Colocar o bibliotecário fisicamente no fluxo dos processos de ensino e de investigação tem sido uma tendência. No apoio direto aos investigadores, o bibliotecário tem acompanhado o desenvolvimento de percursos alternativos de divulgação da investigação através de repositórios institucionais e de apoio à publicação em acesso aberto.
- Perceções dos investigadores face ao ecossistema da Ciência Aberta: estudo preliminarPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria Manuel; Sanches, TatianaEstudo preliminar sobre o impacto da Ciência Aberta em todo o ciclo científico, desde o início da investigação até à sua publicação, procurando conhecer, descrever e explicar as perceções de um conjunto de investigadores face ao ecossistema da Ciência Aberta. Foi usada uma metodologia qualitativa, através da realização de uma entrevista semiestruturada. Os resultados identificam as dúvidas dos investigadores relativamente ao cumprimento das premissas da Ciência Aberta. A sistematização das suas ideias permite questionar se estes estarão preparados para estas novas experiências no campo da ciência e se possuirão as competências para garantir a sua autonomia na identificação de onde publicar, como publicar, como gerir os dados de investigação, como divulgar os resultados da investigação, como e porque escolher canais formais e informais da ciência, como usar as tecnologias em benefício da sua visibilidade e, finalmente, como assegurar a perenidade da sua produção científica. Também a nova linguagem usada na Ciência Aberta suscita muitas dificuldades junto dos investigadores. Criar programas de capacitação destinados aos investigadores é uma meta estratégica nos processos de implementação deste paradigma de ciência.
- El impacto de las revistas y editoriales depredadoras en el conocimiento en salud: recomendaciones a los investigadoresPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria ManuelSe analiza la problemática de las revistas y editoriales depredadoras en el campo de la salud, identificando sus características y los conocimientos adquiridos. Se realizó una revisión de la literatura en salud indexada en ProQuest, PubMed, Scopus, SciELO y Web of Science a lo largo de 2020 y 2021 en marzo de 2022. Se constató la creciente preocupación por revistas y editoriales depredadoras en los últimos años, especialmente a partir de 2015 y confirmada a partir de 2017. Las cifras de 2021 y primeros meses de 2022 acompañan esta escalada. Web of Science, Scopus y PubMed son las bases de datos que muestran una clara preocupación por las ciencias de la salud. Como conclusión, la presión por publicar y la dificultad para distinguir la revista legítima de la ilegítima propician un ambiente favorable a la proliferación de publicaciones cuestionables. Los investigadores deben tomar una postura exigente e informada en interés de la confiabilidad de la ciencia, desarrollando buenas prácticas de investigación, evitando la inclusión de datos falsos, plagiados o manipulados, que perjudiquen la calidad de los resultados y conclusiones, influyendo negativamente en la evidencia científica, la práctica clínica y, en última instancia, los pacientes.
- Percepciones de los investigadores sobre el ecosistema de ciencia abierta: estudio preliminarPublication . Antunes, Maria Da Luz; Lopes, Carlos; Borges, Maria Manuel; Sanches, TatianaEstudo preliminar sobre o impacto da Ciência Aberta em todo o ciclo científico, desde o início da investigação até à sua publicação, procurando conhecer, descrever e explicar as perceções de um conjunto de investigadores face ao ecossistema da Ciência Aberta. Foi usada uma metodologia qualitativa, através da realização de uma entrevista semiestruturada. Os resultados identificam as dúvidas dos investigadores relativamente ao cumprimento das premissas da Ciência Aberta. A sistematização das suas ideias permite questionar se estes estarão preparados para estas novas experiências no campo da ciência e se possuirão as competências para garantir a sua autonomia na identificação de onde publicar, como publicar, como gerir os dados de investigação, como divulgar os resultados da investigação, como e porque escolher canais formais e informais da ciência, como usar as tecnologias em benefício da sua visibilidade e, finalmente, como assegurar a perenidade da sua produção científica. Também a nova linguagem usada na Ciência Aberta suscita muitas dificuldades junto dos investigadores. Criar programas de capacitação destinados aos investigadores é uma meta estratégica nos processos de implementação deste paradigma de ciência.