Repository logo
 
Loading...
Profile Picture

Search Results

Now showing 1 - 10 of 59
  • Avaliação funcional, equilíbrio e risco de queda em idosos independentes residentes na comunidade no concelho de Loures
    Publication . Fernandes, Beatriz; Tomás, Maria Teresa; Quirino, Diogo
    Introdução - Em virtude do seu crescente índice de envelhecimento a população portuguesa apresenta um potencial aumento do risco elevado de quedas. Este risco está relacionado com níveis mais baixos e força dos membros inferiores e equilíbrio, factores que estão relacionados com o declínio funcional. A fisioterapia tem reconhecidamente um papel fundamental não só na intervenção nesta área, mas também na identificação dos factores relacionados com o risco de queda. Objetivo do estudo - Caracterizar o risco de queda e factores relacionados em idosos residentes na comunidade.
  • Strength, muscle quality and functional capacity in liver transplanted familial amyloidotic polineuropathy patients
    Publication . Tomás, Maria Teresa; Santa-Clara, Helena; Monteiro, Estela; Pimenta, Nuno; Cabri, Jan; Freire, António; Barroso, Eduardo
    Liver transplantation is the unique treatment for several end-stage diseases. Familial Amiloidotic Polineuropathy (FAP) is a neurodegenerative disease related with systemic deposition of amyloidal fiber mainly on peripheral nervous system, clinically translated by an autonomous sensitive-motor neuropathy with severe functional limitations in some cases. The unique treatment for FAP disease is a liver transplant with a very aggressive medication to muscle metabolism and force production. To our knowledge there are no quantitative characterizations of body composition, strength or functional capacity in this population.
  • Envelhecer em equilíbrio
    Publication . Fernandes, Beatriz; Tomás, Maria Teresa
    Um idoso saudável não apresenta riscos acrescidos de queda pelo simples facto de ser idoso. O estilo de vida sedentária contribui para acelerar o processo de envelhecimento. Os programas de exercísio físico regular e mantidos a longo prazo reduzem o risco de quedas nos idosos.
  • Prevenir para não cair: guia de exercícios
    Publication . Fernandes, Beatriz; Cebola, Marisa; Ferreira, Miguel Marques; Tomás, Maria Teresa
    A atividade física e o exercício regular são importantes para a saúde física e mental de qualquer cidadão desde os mais jovens aos mais idosos e desde os mais saudáveis aos menos saudáveis. A atividade física regular e o exercício regular podem reduzir o risco de desenvolver algumas doenças ou podem mesmo ser um tratamento eficaz para muitas doenças crónicas. Muitos estudos demonstraram já que pessoas com diabetes, doenças cardíacas ou respiratórias, artrites, hipertensão arterial ou problemas de equilíbrio, entre outros, beneficiam dos efeitos positivos da atividade física e do exercício regular na gestão das suas doenças. Por isso mantenha-se ativo. Faça uma atividade que lhe dê prazer, preferivelmente todos os dias pelo menos durante 30 minutos. Caminhe idealmente 10.000 passos por dia. Passeie o seu cão, suba as escadas em vez de ir de elevador, ou faça outra atividade. Reduza o tempo que passa sentado. Adicionalmente a isto, ou em alternativa, oferecemos-lhe neste guia um conjunto de exercícios que o vão ajudar a manter-se mais ativo e a manter a sua força muscular, a sua flexibilidade e no geral a sua capacidade funcional.
  • Walking for functional life
    Publication . Tomás, Maria Teresa; Carnero, Elvis; Galán-Mercant, Alejandro; Fernandes, Beatriz
    Nas próximas décadas os indivíduos com mais de 60 anos duplicarão e os indivíduos com mais de 80 anos quadruplicarão. A perda de independência ocorre devido a vários fatores (restrições à mobilidade, fragilidade, etc.). Conclusões: Quando se prescreve exercicio ou programas de promoção da saúde tendo como alvo populações idênticas às deste estudo, deve existir uma atenção especial para as atividades de marcha e atividades que utilizam as mãos (motricidade fina), uma vez que estes componentes específicos parecem ter um maior impacto na aptidão física functional. Programas adequados e políticas adequadas mostraram contribuir para manter adultos mais velhos saudáveis e independentes ao longo do tempo com um impacto social, financial e suporte de saúde pública positivo. Os resultados apontam para a importância da prescrição de exercício conciso tendo como alvo adultos mais velhos. Deve ser dada mais atenção especificamente à marcha e a atividades manuais como componentes de um programa de exercício comunitário, como objetivo de aumentar o envelhecimento ativo e saudável.Também uma maior atenção deve ser dada às estruturas ambientais (parques, jardins públicos, etc.), de modo a aumentar as atividades de marcha para todos, especialmente para os mais velhos.
  • A importância da actividade física em pacientes submetidos a transplante hepático: estudo longitudinal
    Publication . Tomás, Maria Teresa; Santa-Clara, Helena; Monteiro, Estela; Bruno, Paula Marta; Barroso, Eduardo; Sardinha, Luís
    Polineuropatia Amiloidótica Familiar (PAF) é uma doença neurodegenerativa que conduz a polineuropatia motora e sensitiva e a limitações funcionais. O transplante de fígado é presentemente a única intervenção eficaz no retardar da evolução da PAF. Objectivos do estudo: verificar os efeitos de um período de 6 meses de destreino na composição corporal e capacidade funcional num grupo de pacientes PAF submetidos a transplante hepático e que previamente haviam participado num programa de exercício combinado com a duração de 6 meses.
  • Intermittent claudication and physical exercise: effectiveness of a home-based program
    Publication . Tomás, Maria Teresa; Encarnação, Ana; Quintans, Dora; Gonçalves, Luís; Carolino, Elisabete; Coutinho, Maria Isabel; Medeiros, Duarte
    Peripheral arterial disease (PAD) as a high incidence in general population and 12% to 20% of population with more than 60 years has already clinical symptoms, such as intermittent claudication (IC), pain, loss of strength and functional incapacity. There are already some studies who refer the possible positive effects of physical exercise in functional consequences of PAD.
  • A percepção dos profissionais de saúde face ao exercício físico em transplantados renais
    Publication . Batista, Joana; Ferreira, Sandra; Lopes, Dina; Tomás, Maria Teresa; Martins, Arminda; Carolino, Elisabete; Coutinho, Maria Isabel
    O presente estudo, de características exploratório-descritivas, teve como objectivo geral avaliar a percepção dos profissionais de saúde sobre o exercício físico em transplantados renais e, mais especificamente, avaliar o grau de informação dos profissionais de saúde sobre o tema; analisar a necessidade de informação sobre o tema e avaliar a relevância atribuída à promoção do exercício físico na rotina dos cuidados prestados aos transplantados renais. A metodologia adaptada foi a aplicação do método de inquérito por questionário à amostra constituída por médicos, enfermeiros e fisioterapeutas (n=89) de sete hospitais que realizam transplante renal.
  • Paramiloidose, transplante hepático e força muscular: qual a relação?
    Publication . Tomás, Maria Teresa; Freire, Amtónio; Morbey, A.; Veloso, J.; Monteiro, Estela; Barroso, Eduardo
    Paramiloidose - Doença hereditária autossómica dominante, de evolução crónica e progressiva, envolve predominantemente os membros inferiores, conduzindo à diminuição da força muscular e da sensibilidade e ao compromisso da marcha. Objectivos do estudo: 1. Avaliar os níveis de força máxima do quadricípete em sujeitos submetidos a transplante hepático (TH) por PAF, antes do TH, à data da alta, 3 meses após o TH, 6 meses após o TH, 1 ano após o TH; 2. Comprovar quantitativamente a eventual recuperação da força muscular; 3. Inferir os benefícios de actividade física/estilos de vida mais activos no pós-TH de doentes com PAF.
  • Importância da actividade física em doentes submetidos a transplante renal e hepático
    Publication . Pereira, V.; Branco, E.; Menezes, M. D.; Silva, C. A.; Silveira, A.; Ventura, F.; Tomás, Maria Teresa
    A transplantação de órgãos tem-se desenvolvido cada vez mais nos últimos anos, tendo como objectivo a reintegração do indivíduo na comunidade onde vivia de forma produtiva e com qualidade de vida. Objectivos do estudo: obter algum conhecimento sobre alterações dos estilos de vida destes doentes, no que concerne a hábitos de sedentarismo e/ou actividade; estabelecer algumas linhas orientadoras para aconselhamento desta população quanto à prática de estilos de vida saudáveis.