Browsing by Issue Date, starting with "2009-06"
Now showing 1 - 10 of 18
Results Per Page
Sort Options
- CriatividadePublication . Pina, Helena Figueiredo; Bettencourt, CristinaO tema desta entrevista é a criatividade aplicada, adaptada à resolução de problemas, balizada por objetivos concretos e dirigida públicos-alvo específicos. A conversa aborda as metodologias de trabalho criativo nas agências de publicidade e a vantagem da utilização das técnicas de estimulação da criatividade e do treino do pensamento criativo. A reflexão conclui pela importância do desenvolvimento das valências associadas à criatividade, não apenas no domínio das chamadas profissões criativas, mas igualmente em todas as profissões, já que a flexibilidade de pensamento e a capacidade de adaptação são fundamentais para enfrentar os desafios do nosso tempo.
- Strength, muscle quality and functional capacity in liver transplanted familial amyloidotic polineuropathy patientsPublication . Tomás, Maria Teresa; Santa-Clara, Helena; Monteiro, Estela; Pimenta, Nuno; Cabri, Jan; Freire, António; Barroso, EduardoLiver transplantation is the unique treatment for several end-stage diseases. Familial Amiloidotic Polineuropathy (FAP) is a neurodegenerative disease related with systemic deposition of amyloidal fiber mainly on peripheral nervous system, clinically translated by an autonomous sensitive-motor neuropathy with severe functional limitations in some cases. The unique treatment for FAP disease is a liver transplant with a very aggressive medication to muscle metabolism and force production. To our knowledge there are no quantitative characterizations of body composition, strength or functional capacity in this population.
- A gestão do currículo nos cursos de educação e formação que integram alunos com necessidades educativas especiaisPublication . Jorge, Cláudia Mendonça Rosa; Leite, TeresaA inclusão dos alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) nas escolas do ensino regular implica mudança nas atitudes e prá ticas dos professores, nomeadamente ao nível da gestão curricular. O presente trabalho, desenvolvido através de um estudo de caso desenvolvido numa turma do Curso de Educação e Formação (CEF), numa Escola Bá sica do 2º e 3º ciclos de uma cidade alentejana, visa conhecer o tipo de prá ticas que são desenvolvidas em sala de aula nos CEF e em que medida correspondem à s necessidades dos alunos que frequentam estes cursos e o tipo de diferenciação que se realiza nestes percursos para incluir alunos com NEE. Para tal, seleccioná mos uma turma que frequenta o 2º ano de CEF (equivalente ao 9 º ano do percurso regular), constituída por 11 alunos, dos quais um tem NEE. As duas técnicas utilizadas para a recolha de dados foram a entrevista e a observação naturalista, em contexto de sala de aula. Realizaram-se 7 entrevistas semi-directivas, a professores que leccionam diferentes disciplinas nesta turma, e 4 observaçõ es naturalistas, uma em cada aula, nas disciplinas de Educação Física, L íngua P ortuguesa, Ciências Naturais e Cidadania e Mundo Actual. Os resultados permitiram concluir que, apesar de os professores reconhecerem que este percurso escolar é mais adequado e benéfico para os alunos com NEE e de afirmarem ter em consideração as NEE dos alunos, o tipo de gestão curricular realizado pela equipa pedagó gica revela-se insuficiente e pouco consistente perante as NEE do aluno. A expectativa dos participantes sobre a eficá cia dos CEF é baixa, o trabalho desenvolvido na sala de aula, por vezes, não se traduziu nos pressupostos pré- estabelecidos, uma vez que as metodologias e estratégias de trabalho apresentadas, ao longo das aulas observadas, não parecem contribuir para que o aluno com NEE alcance os objectivos previamente estabelecidos. Estas situaçõ es parecem decorrer quer da falta de adequação de estratégias e recursos pedagó gicos, quer do parco trabalho em equipa. P ensamos que a partilha efectiva de experiências, materiais e prá ticas pedag ó gicas, aliada a uma maior consciencialização da importância do que é adequar, diversificar e diferenciar todo o processo ensino/aprendizagem dos alunos conduziria a um percurso escolar mais autó nomo, eficaz e ajustado à s verdadeiras necessidades dos alunos, quer actuais, quer no processo de transição para a vida activa.
- Intermittent claudication and physical exercise: effectiveness of a home-based programPublication . Tomás, Maria Teresa; Encarnação, Ana; Quintans, Dora; Gonçalves, Luís; Carolino, Elisabete; Coutinho, Maria Isabel; Medeiros, DuartePeripheral arterial disease (PAD) as a high incidence in general population and 12% to 20% of population with more than 60 years has already clinical symptoms, such as intermittent claudication (IC), pain, loss of strength and functional incapacity. There are already some studies who refer the possible positive effects of physical exercise in functional consequences of PAD.
- Segurança na execução das estruturas de edificações em betão armadoPublication . Ribeiro, João Paulo PedrosoA actividade da construção civil é sem dúvida a que mais impacto tem na economia Portuguesa de uma forma muito mais abrangente que o simples facto do produto imobiliário. Na verdade, a importância e o impacto desta actividade na economia Nacional é de enorme relevo através da cadeia produtiva para este sector económico, iniciando o seu percurso em fornecedores de matérias-primas, serviços e mão-de-obra para a sua execução, é na “ mão-de-obra” onde reside a base da presente dissertação. Achamos que sem saúde não se pode ter o rendimento desejado e que, pior que falta de saúde é a condição que nos pode levar ao acidente fatal. Nesta dissertação serão abordadas as tarefas necessárias para a execução de estruturas de edificações em betão armado, os riscos associados a cada tarefa, a possível prevenção e a discussão das medidas a implementar em obra. Pretende-se facultar directrizes para a elaboração de um manual de prevenção para os acidentes de trabalho fatais que se possa aplicar em obra, que seja de fácil consulta e dirigida em especial para chefes de equipa, encarregados e directores de obra. Será feito um alerta a todos os intervenientes em obra para que estejam mais atentos às condições humanas e se encontrem com uma maior abertura de espírito á sensibilização, informação e formação. Todos os intervenientes em obra devem colaborar em conjunto para a prevenção dos acidentes de trabalho e em tudo o que diz respeito a matéria de Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho.
- eRF3a/GSPT1 12-GGC allele increases the susceptibility for breast cancer developmentPublication . Malta-Vacas, Joana; Chauvin, Celine; Gonçalves, Lucília; Nazaré, Antónia; Carvalho, Carlos; Monteiro, Carolino; Bagrel, Denyse; Jean-Jean, Olivier; Brito, MiguelIt is now widely recognized that translation factors are involved in cancer development and that components of the translation machinery that are deregulated in cancer cells may become targets for cancer therapy. The eukaryotic Release Factor 3 (eRF3) is a GTPase that associates with eRF1 in a complex that mediates translation termination. eRF3a/GSPT1 first exon contains a (GGC)n expansion coding for proteins with different N-terminal extremities. Herein we show that the longer allele (12-GGC) is present in 5.1% (7/137) of the breast cancer patients analysed and is absent in the control population (0/135), corresponding to an increased risk for cancer development, as revealed by Odds Ratio analysis. mRNA quantification suggests that patients with the 12-GGC allele overexpress eRF3a/GSPT1 in tumor tissues relative to the normal adjacent tissues. However, using an in vivo assay for translation termination in HEK293 cells, we do not detect any difference in the activity of the eRF3a proteins encoded by the various eRF3a/GSPT1 alleles. Although the connection between the presence of eRF3a/GSPT1 12-GGC allele and tumorigenesis is still unknown, our data suggest that the presence of the 12-GGC allele provides a potential novel risk marker for various types of cancer.
- O programa de formação contínua em matemática para professores do 1º e 2º ciclo do ensino básicoPublication . Serrazina, Maria De LurdesEste artigo faz um balanço do desenvolvimento do Programa de Formação Contínua em Matemática para professores do 1.º e 2.º ciclo (PFCM), desde a sua criação em 2005 até à totalidade. O artigo começa por caracterizar o PFCM, especificando os seus objectivos e princípios orientadores, a sua organização e a caracterização e intenção dos diferentes tipos de sessões. É feito um balanço quantitativo e qualitativo do desenvolvimento do PFCM nos últimos quatro anos, bem como enunciados os aspectos considerados mais positivos e aqueles que se consideram menos conseguidos. O artigo termina com um balanço global do PFCM bem como dos desafios que enfrenta.
- Strength, muscle quality and functional capacity in liver transplanted familial amyloidotic polineuropathy patientsPublication . Tomás, Maria Teresa; Santa-Clara, Helena; Monteiro, Estela; Pimenta, N.; Cabri, Jan; Freire, António; Barroso, EduardoLiver transplantation is the unique treatment for several end stage diseases. Familial Amiloidotic Polineuropathy (FAP) is a neurodegenerative disease related with systemic deposition of amyloidal fibre mainly on peripheral nervous system, clinically translated by an autonomous sensitive-motor neuropathy with severe functional limitations in some cases. The unique treatment for FAP disease is a liver transplant with a very aggressive medication to muscle metabolism and force production. To our knowledge there are no quantitative characterizations of body composition, strength or functional capacity in this population. The purpose of this study was to compare levels of specific strength (isometric strength adjusted by lean mass or muscle quality) and functional capacity (meters in 6 minutes walk test) between FAP patients after a liver transplant (4.1±2 months after transplant surgery) (FAPT) and a healthy group (HG).
- Carla Galvão: uma arquitecta das mágoas boasPublication . Coelho, Rui PinaTexto justificativo para a atribuição de uma Menção Especial do Prémio da Crítica 2008 à actriz Carla Galvão.
- Inesgotável Koltès: dois ensaios sobre "Na solidão dos campos de algodão" de Bernard-Marie KoltèsPublication . Coelho, Rui PinaDois ensaios sobre a peça "Na solidão dos campos de algodão". Um explora as suas categorias trágicas e o outro compara o texto de Koltès com o "Auto da Alma" de Gil Vicente.