Repository logo
 
Loading...
Profile Picture
Person

Mártires da Silva, Maria da Encarnação

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais: análise do recurso cozinhar a aprender
    Publication . Cardoso, Adriana; Almeida, António; Gonçalves, Carolina; Pereira, Susana; Rodrigues, Margarida; Silva, Encarnação
    Neste capítulo, discutem-se princípios pedagógico-didáticos para a conceção de recursos educativos digitais que promovam situações de aprendizagem inovadoras. Neste âmbito, destacam-se: (i) a criação de contextos significativos para a aprendizagem; (ii) a integração curricular; (iii) a implementação de um desenho instrucional de base construtivista; (iv) a promoção da autonomia do aluno; (v) a promoção do envolvimento e da motivação do aluno no processo de ensino-aprendizagem. Estes princípios são mobilizados, no presente capítulo, na análise de um recurso educativo digital concreto (Cozinhar a Aprender), que visa promover o desenvolvimento integrado de competências (Português, Matemática, Estudo do Meio) no 1.º Ciclo do Ensino Básico a partir da exploração do género textual receita culinária.
  • Formação contínua e desenvolvimento institucional: desafios e respostas
    Publication . Loureiro, Cristina; Gama, Ana; Silva, Encarnação; Rodrigues, Margarida
    A Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx) tem um largo historial ao serviço da formação contínua de professores. Neste artigo, pretende-se dar conta do trabalho desenvolvido e a desenvolver nesse âmbito. Apresentase, primeiro, o percurso seguido, equacionando os momentos mais significativos e que se constituíram como pontos de viragem ao longo do tempo, nomeadamente, a adesão ao Programa Foco, a constituição da ESELx como Centro de Formação e a colaboração da ESELx na implementação dos Programas Nacionais de Formação Contínua nas áreas da Matemática, Português e Ensino Experimental das Ciências. Seguidamente, analisam-se as implicações que a formação contínua tem tido na vida da instituição e perspetiva-se a estratégia a seguir no futuro, entendendo a formação contínua como um fator de desenvolvimento institucional.
  • Os subprocessos do processo de escrita: programa de intervenção para aprendizagem do texto expositivo
    Publication . Rodrigues, Marta; Gonçalves, Carolina; Silva, Encarnação
    Neste texto, apresenta-se um estudo sobre o impacto que o ensino explícito e sistemático do processo de escrita e dos seus subprocessos: a planificação, a textualização, a revisão e a edição têm na qualidade de textos expositivos produzidos por alunos de 4.º ano de escolaridade, em Portugal. Foi desenvolvida uma interven-ção no sentido de ensinar explicitamente estes subprocessos, aplicados aos textos expositivos. O desenho investigativo contemplou um diagnóstico da situação através da realização de um pré-teste; uma intervenção didática, visando implementar um conjunto de sequências didáticas em que a dimensão processual da escrita era objeto de ensino explícito; e, por último, a realização de um pós-teste para avaliar o impac-to da intervenção na qualidade dos textos. Constata-se que, a partir de uma análise mista dos pré e pós-testes, houve uma progressão do grupo experimental, no que se refere à interiorização da dimensão processual da escrita e à qualidade dos textos.