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  • Da democracia e educação em Dewey à democracia e educação hoje: Questões de democracia na pequena infância em contexto nacional
    Publication . Tadeu, Bárbara
    Através da análise crítica e reflexiva da obra Democracia e educação (Dewey, 2007), com peculiar atenção para a conceito de educação democrática, pretendemos refletir sobre as questões de democracia na educação da pequena infância, na atualidade, em Portugal. As principais questões abordadas incidem sobre as políticas educativas e as práticas de gestão em contexto de creche. Após a análise constatamos que é necessário reconhecer a educação dos zero aos três anos como primeira etapa de educação devendo esta ser entendida como base de sustentação para a aprendizagem ao longo da vida, sendo um fator decisivo de desenvolvimento de uma sociedade democrática.
  • Estudo da Sensibilidade Materna em Díades de Risco Biológico, Ambiental e Acumulado
    Publication . Serradas, Ana; Tadeu, Bárbara; Soares, Helia; Fuertes, Marina
    Inicialmente a sensibilidade materna foi definida como a capacidade da mãe reconhecer os sinais comportamentais da criança, interpretá-los corretamente e responder-lhes pronta e adequadamente (Ainsworth, Bell & Stayton, 1971). Este constructo, por influência das abordagens sistémicas e bioecológicas, evoluiu para um conceito diádico resultante da interação mãe-filho(a). No âmbito desta abordagem foi desenvolvida uma escala diádica de avaliação da qualidade do envolvimento materno e infantil com base na observação de díades portuguesas em jogo livre – A Mother-Infant Descriptive Dyadic System (MINDS) (Fuertes, Canelhas, Oliveira-Costa, Faria, Ribeiro, … & Lopes dos Santos, 2014). Com o intuito de testar a escala, bem como de avaliar a qualidade da interação mãe-filho em díades portuguesas foi aplicada a escala MINDS a 45 díades omc bebés de 11 meses. Foram estudados 4 grupos sem condições de risco assinaláveis para o desenvolvimento da criança, em risco biológiico (e.g., prematuridade), ambiental (e.g., pobreza), ou acumulado. A qualidade da interação diádica é diferenciada nos grupos em estudo e, tal como esperado, essa qualidade aumenta nos grupos com menos fatores de risco. Os resultados indicam que a qualidade diádica é afetada pelo género do bebé, pela escolaridade e empregabilidade materna. Discutimos neste trabalho se estes fatores podem ou não ser entendidos como fatores protetores.
  • Open for a trusting relationship: Portuguese parent’s representations regarding day cCare
    Publication . Assis, Mónica; Tadeu, Bárbara
    It is well established that parental involvement is a key factor for the effectiveness of Day Care practices. However, in Portugal, parental participation in Day Care is mostly passive. Indeed, parents are rarely invited to take part in school planning or being active partners in activities. Thus, we decided to collect parents’ opinions on Day Care aims, practices and effectiveness. For that purpose, a questionnaire was developed and applied to 170 parents (80% private schools, 62% first born, 57% girls). Our findings indicate that parents from this sample value: affectional relationships, good facilities, good material conditions/spaces, and adequate educational practices. Furthermore, parents consider Day Care as an educational setting that promotes child development, and they wish to have an open and trusting relationship with teachers. Factors such as type of school (private vs. public), and parents gender affected parents opinions. Our results suggest that parents aim to have greater involvement in their child’s school and wish an open communication with teachers. These findings were later shared with teachers. Teachers expressed their surprise with some of the results and stated that in future they will create more opportunities to involve parents.