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Advisor(s)
Abstract(s)
Inicialmente a sensibilidade materna foi definida como a capacidade da mãe reconhecer os
sinais comportamentais da criança, interpretá-los corretamente e responder-lhes pronta e
adequadamente (Ainsworth, Bell & Stayton, 1971). Este constructo, por influência das
abordagens sistémicas e bioecológicas, evoluiu para um conceito diádico resultante da interação
mãe-filho(a).
No âmbito desta abordagem foi desenvolvida uma escala diádica de avaliação da qualidade do
envolvimento materno e infantil com base na observação de díades portuguesas em jogo livre
– A Mother-Infant Descriptive Dyadic System (MINDS) (Fuertes, Canelhas, Oliveira-Costa,
Faria, Ribeiro, … & Lopes dos Santos, 2014).
Com o intuito de testar a escala, bem como de avaliar a qualidade da interação mãe-filho em
díades portuguesas foi aplicada a escala MINDS a 45 díades omc bebés de 11 meses. Foram
estudados 4 grupos sem condições de risco assinaláveis para o desenvolvimento da criança, em
risco biológiico (e.g., prematuridade), ambiental (e.g., pobreza), ou acumulado. A qualidade da interação diádica é diferenciada nos grupos em estudo e, tal como esperado,
essa qualidade aumenta nos grupos com menos fatores de risco. Os resultados indicam que a
qualidade diádica é afetada pelo género do bebé, pela escolaridade e empregabilidade materna.
Discutimos neste trabalho se estes fatores podem ou não ser entendidos como fatores protetores.
Description
Keywords
Sensibilidade materna Risco biológico Risco ambiental Risco acumulado Fatores protetores
Citation
Serradas, A., Tadeu, B., Soares, H., Fuertes, M (2016) Estudo da Sensibilidade Materna em Díades de Risco Biológico, Ambiental e Acumulado in Fuertes, M., Nunes, C., & Rosa, J. Evidências em Intervenção Precoce. (19-36) CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa. https://doi.org/10.34629/ipl.eselx.cap.livros.062
Publisher
CIED - Centro Interdisciplinar de Estudos Educacionais, Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Lisboa