Repository logo
 

Search Results

Now showing 1 - 3 of 3
  • Dinâmicas de Formação Artística em Contexto de Ensino Superior, como Espaços Abertos à Prática Profissional nas Artes Visuais
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Sá, Kátia
    O texto apresenta os processos de trabalho desenvolvidos no âmbito da Unidade Curricular de Projeto em Artes, Tecnologias e Multimédia com estudantes da licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, da Escola Superior de Educação do Politécnico de Lisboa. Estes processos assumem-se como introdução a dinâmicas de criação artística mais amplas que poderão vislumbrar uma dimensão profissional, no campo artístico e/ou cultural. Neste sentido, foram lançadas propostas de trabalho, subordinadas a temas da contemporaneidade, atendendo às práticas vigentes no campo das artes visuais e pressupondo a criação de um espaço de abertura ao desenvolvimento de poéticas individuais. O artigo incide sobre os processos criativos levados a cabo, considerando aspetos relativos ao ensino-aprendizagem, à pesquisa baseada na prática em artes visuais, resultados finais bem como as ligações entre a formação artística, em contexto de ensino superior politécnico, as possibilidades e contingências de um ulterior desenvolvimento profissional.
  • Artes visuais: cenários de ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
    Publication . Pereira, Teresa Matos; Antunes, Sandra Sofia Pereira; Sá, Kátia; Matos, Joana
    Este capítulo procura refletir acerca dos processos de trabalho desenvolvidos no âmbito do ensino das Artes Visuais, assumindo como cenários de fundo as Unidades Curriculares (UC) semestrais de Oficina de Artes, Tecnologias e Multimédia II e Arte Têxtil da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) e a UC de Artes Plásticas I da Licenciatura em Educação Básica (LEB), da Escola Superior de Educação de Lisboa. Considerando estratégias, metodologias e resultados obtidos, testemunham-se formas de adaptação do processo de ensino-aprendizagem ao modelo remoto de emergência, atendendo a contingências e potencialidades, com base na experiência de professores e estudantes. Apresentam-se, igualmente, resultados desses processos de ensino-aprendizagem, procurando nunca perder de vista: nem as especificidades das práticas artísticas visadas, baseadas numa articulação indissociável entre pensar/fazer, conceptualizar/concretizar; nem a garantia da qualidade dos processos criativos e dos objetos de arte daí resultantes.
  • Criação, Interdisciplinaridades e Investigação em Artes Visuais: relato de um processo pedagógico em contexto de Ensino Superior
    Publication . Sá, Kátia; Pereira, Teresa Matos
    A investigação no campo das artes visuais assenta em práticas inerentes às linguagens próprias e processos artísticos, entendidos enquanto processos de investigação/pesquisa. Estreitando a articulação entre Escultura e Pintura e alargando os campos de criação em Artes Visuais, estudantes do 3º ano da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias (AVT) da Escola Superior de Educação de Lisboa (ESELx), do Instituto Politécnico (IPL), ao longo do ano letivo de 2014/15, desenvolveram projetos pictóricos e escultóricos que aprofundaram e/ou problematizaram processos, conceitos e temas da contemporaneidade. Com base em propostas para a conceção de projetos site-specific no âmbito das artes plásticas, os estudantes integraram linguagens e saberes, desenvolveram processos de investigação, atendendo aos diálogos com outros domínios, designadamente fotografia, vídeo e multimédia, e geraram respostas conceptuais coerentes aos problemas propostos.