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- In-betweenness e imersãoPublication . Antunes, DavidDepois da segunda metade do século XIX e consoante a filiação platónica (maioritária) ou aristotélica (fundamentalmente equivocada pela leitura brechtiana de Aristóteles) de quem interpreta essa espécie de realismo e o realismo, o processo de participação do espectador na cena é descrito como idiotia emocional burguesa, face a uma caixa de ilusões, como possibilidade de intervenção crítica e complemento hermenêutico de um fenómeno que exige e depende do espectador, e até como metáfora, resultante de uma apropriação vocabular e técnica, para interpretar, no duplo sentido da palavra, e descrever o comportamento social dos indivíduos.
- Estará ela mesmo morta, ou não?Publication . Antunes, DavidNeste texto, apresenta-se uma das ideias mais desenvolvidas por Paul de Man, nomeadamente a de que a linguagem é fundamentalmente infeliz porque nela gramática e retórica se encontram em constante tensão. Assim, um mesmo enunciado afirma e nega simultaneamente e não há um contexto ideal que nos esclareça acerca do sentido.
- Agostinho, o roubo das pêras e os porcosPublication . Antunes, DavidTrata-se de um ensaio longo, em que se explora a questão da infelicidade da linguagem, e da consequente impossibilidade de enunciados unívocos, na esteira das teses da Desconstrução. Neste texto, contudo, essa questão é mais acutilante porque o objecto de análise é um texto de natureza confessional e autobiográfica, a saber: o Livro II das Confissões de S. Agostinho.
- O teatro e a cidadePublication . Antunes, DavidA relação entre as ideias de cidade e cidadania e teatro constitui um dos tópicos mais convocados para legitimar a importância do teatro e o objeto fundamental da sua prática. Neste texto, procuro perceber algumas das causas e consequências desta assunção e debato a sua consistência e sentido.
- Mediterrâneo: uma geografia emocionalPublication . Antunes, DavidNeste texto, defende-se a ideia de que o espaço físico é sobretudo uma construção psicológica e emocional. Assim, discutem-se aos tópicos da paixão e da emoção, desde Homero à contemporaneidade, e assinala-se a sua importância na narrativa identitária do Mediterrâneo.
- Falar com o mundoPublication . Antunes, DavidJohn Keats define ‘negative capability’ como «quando alguém é capaz de habitar incertezas, mistérios e dúvidas, sem qualquer irritação atrás de factos e da razão». A ‘negative capability’ é crucial na compreensão da criação e da poesia como lugares da incerteza, da dissolução identitária e da ausência de resposta. A arte é, assim, um modo de falarmos com o mistério, com o mutismo do mundo natural e com o cepticismo acerca da existência do outro, assinalando a nossa necessidade de confirmação, o poder da imaginação e a sedução do abismo e da dúvida. É, neste sentido, muito parecida com as orações que, nas palavras de Gonçalo M. Tavares, sendo «palavras viradas diretamente para o Mistério, [...] são a parte mais débil do trabalho humano por excelência que é compreender». O artigo pretende desenvolver a ideia deste lugar frágil em que a necessidade de compreensão do mundo e do outro nos deixa.
- O efeito Pingo Doce: performance e in-betweennessPublication . Antunes, DavidNeste artigo, experimenta-se a possibilidade de leitura de um evento do quotidiano, uma afluência massiva ao supermercado, em virtude de uma promoção especial, ser entendido como evento performativo de significado relevante e, por consequência, discutem-se os limites da arte, em geral, e da performance e do teatro, em particular. No exercício desta leitura, consideram-se fatores habituais na caracterização do evento que se descreve e discute, a saber: os agentes e/ou atores, a ação, o contexto, os espetadores, a participação, as emoções, a crítica, as implicações políticas e éticas, etc..
- Arte e liberdade - nota introdutóriaPublication . Antunes, DavidA Rhinocervs - Cinema, Dança, Música, Teatro é um periódico científico do Instituto Politécnico de Lisboa, especialmente dedicado às áreas artísticas e científicas do cinema, dança, música e teatro. A publicação do nº. 2 reafirma não só o compromisso das escolas de arte do IPL na produção e divulgação de investigação e prática artística relevantes nas áreas indicadas, em particular, obedecendo, porém, a um princípio extenso de entendimento das artes e das suas relações, em geral, mas sobretudo à pretensão de intervenção e pertença a um contexto alargado de investigação e prática artísticas, a nível nacional e internacional.
- Nós, os animaisPublication . Antunes, DavidNós, os animais, vemos e movemo-nos! A troca parcial ou completa de predicados entre animais humanos e animais não humanos é, hoje, uma actividade comum, à primeira vista devedora do uso generoso de figuras de retórica e da amizade humana, correspondida ou não, apesar de, como é do conhecimento comum, o cão ser o melhor amigo do homem.
- Caminhos da vontadePublication . Antunes, DavidEm Caminhos da Vontade, é feita uma descrição de alguns aspectos essenciais do funcionamento da vontade e da sua relação com as ideias de liberdade e responsabilidade. Esta descrição começa na tragédia grega, detém-se na argumentação de Agostinho e termina no comentário de alguns autores contemporâneos que equacionam a questão da compatibilidade entre leis naturais e vontade livre.
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