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Este ensaio reflete sobre os fatores que presidem à distinção da Fotografia Publicitária face às categorias da Fotografia Artística e da Fotografia Jornalística. As diferentes formas de utilizar a fotografia podem traduzir-se em várias categorias cujas fronteiras são muitas vezes ténues e extremamente difíceis de situar. No entanto, a existência destas categorias é comummente aceite e reconhecida, dando origem a uma classificação hierarquizada que acarreta uma diferença de estatutos. A Fotografia Publicitária serve um fim muito particular: o de promover comercialmente os bens, serviços ou instituições dos quais depende a economia de consumo em que as sociedades actuais se baseiam. Embora as imagens da Publicidade sejam um tema corrente na investigação da comunicação das últimas décadas, a Fotografia Publicitária, em si mesma, não parece ter sido palco de discussão ou reflexão muito alargadas. Os anos de exercício em diversas funções da Publicidade, a par da prática de investigação académica, permitiram uma análise realista do “lugar” ocupado por esta categoria a partir de uma interrogação acerca das diferenças de estatuto subjacentes às diversas categorias em análise. Ainda que não seja expressamente assumido, e portanto podendo ser considerado um julgamento de “senso comum”, a verdade é que as diferenças de estatuto impregnam os discursos. Assim, sendo considerada por muitos como uma atividade marginal, que não pertence ao domínio das artes e não possui os atributos de «informação pura», a Fotografia Publicitária possui uma conotação marcadamente mercantil que a coloca numa espécie de categoria à parte, mas que numa situação de pós-modernidade importa ser analisada. Eis porque, e apesar de não ser tarefa fácil construir uma análise adequada, me proponho interrogar ao longo deste trabalho acerca dos eventuais pontos de contacto entre a Fotografia Publicitária, a Fotografia Artística e a Fotografia Jornalística, para então determinar possíveis fatores que presidem à sua distinção. Igualmente, como forma de “testar” as conclusões, apresenta-se um conjunto de exercícios que visam provar a tese defendida.
Description
Keywords
Fotografia publicitária Fotografia artística Fotografia jornalística
Citation
Pina, H. F. (2007, setembro, 6-8). A luz do desejo: a fotografia publicitária [Comunicação oral]. 5º Congresso SOPCOM, Universidade do Minho, Braga, Portugal.