Loading...
14 results
Search Results
Now showing 1 - 10 of 14
- Perfil de saúde do concelho de Loures, 2017Publication . Antunes, Conceição; Tavares, David; Vítor, Ana; Reis, Beatriz; Sousa, Luzia; Correia, Patrícia; Lousão, PaulaA elaboração do Perfil de Saúde do Concelho de Loures surge no âmbito do Projeto Loures Saudável que decorre do Movimento Internacional Projeto Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde (OMS). Este projeto de desenvolvimento a longo prazo assume uma perspetiva alargada da saúde, incorporando um conjunto vasto de fatores que influenciam direta e indiretamente a saúde das populações. O Perfil de Saúde do Concelho de Loures é um documento que reúne informação acerca dos indicadores de saúde num território específico (neste caso, o concelho de Loures) e num limite temporal delimitado. Neste documento estão refletidos os principais fatores que influenciam a saúde da população e são identificadas necessidades de intervenção nesta área. A informação reunida visa orientar a intervenção, considerando que, acima de tudo, importa apostar na promoção da saúde e na melhoria da qualidade de vida da população do concelho de Loures. Neste sentido, os objetivos do Perfil de Saúde do Concelho de Loures são: a) identificar os fatores que afetam e influenciam a saúde dos cidadãos; b) revelar potencialidades e fragilidades do concelho refletidas nos indicadores da saúde; c) facilitar o estabelecimento de articulações entre as intervenções dos agentes locais, estimulando a partilha e análise conjunta da informação; d) informar os atores sociais, decisores políticos e cidadãos em geral, considerando a importância do seu contributo na melhoria da saúde da população do concelho.
- Introdução à sociologia da saúdePublication . Tavares, DavidNeste livro apresentam-se os temas, as teorias, os conceitos, os autores e a investigação que tem sido realizada no âmbito da sociologia da saúde em Portugal e à escala internacional. A «Introdução à Sociologia da Saúde» aborda um conjunto diversificado de problemáticas, organizadas em quatro capítulos: 1. A perspetiva sociológica e a construção social da saúde e da doença; 2. Saúde e desigualdades sociais; 3. Organizações e profissões de saúde; 4. Políticas de saúde. Trata-se de uma publicação dirigida a um universo abrangente de leitores - sociólogos, estudantes e docentes em cursos de saúde ou de ciências sociais; profissionais de saúde ou outros profissionais envolvidos direta e indiretamente neste setor, investigadores na área da saúde; decisores e público em geral com interesse e curiosidade pelos temas focados ou que pretenda aumentar o seu conhecimento acerca da dimensão social da saúde.
- Tourfly – Inovação e futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de LisboaPublication . Joaquim, Graça; Moreira, Raquel; Gustavo, Nuno; Tavares, David; Santos, Ezequiel; Trindade, Pedro A.; Tristão, Rodolfo; Afonso, Victor; Belo, MiguelEste livro constitui-se como um dos quatro resultados finais do projeto Tourfly, Inovação e Futuro: contributos para o desenho da oferta turística na Área Metropolitana de Lisboa (Lisboa-01-0145-Feder-023368). Os resultados do projeto estão consubstanciados em quatro grandes temas, a saber: o livro, que integra parte dos contributos e processos de aprendizagem no contexto do projeto; a app Tourfly para Ios e Android que trabalha dez áreas temáticas com propostas de itinerários e pontos de interesse no contexto das áreas abordadas; os oito protótipos de modelos de negócio nas áreas trabalhadas, disponíveis no nosso endereço web, www.tourfly.pt e que constituem uma partilha com a comunidade, ou seja, qualquer cidadão pode implementar qualquer um dos modelos de negócio estudados e prontos a serem usados. Finalmente, as propostas de eventos também comunicadas e partilhadas através do endereço web. O endereço web terá uma comunicação massiva a partir do final de Abril e durante o mês de Maio teremos três Encontros de divulgação do Tourfly, atempadamente divulgados, a acontecerem no Palácio Nacional de Queluz, na Biblioteca Camões e na Casa Mãe - Rota dos Vinhos da Península de Setúbal. Em Sintra, Lisboa e Palmela. Porque estamos a trabalhar a AML. O objectivo central do Tourfly, Inovação e Futuro: contributos para o desenho da oferta turística na AML, protagonizado por três instituições (ESHTE, ISCTE-IUL e IPL) com nove investigadores, foi operacionalizar as problemáticas da representação da cidade, da AML, do turismo e da agência dos múltiplos atores, quando as experiências turísticas nestes territórios são fortemente deficitárias em experiências turísticas plurais e territorialmente desconcentradas e integradas. A estratégia metodológica central escolhida assentou claramente nas metodologias intensivas com técnicas como os focus group e as entrevistas em profundidade, tendo como objetivo trabalhar as singularidades das comunidades, as suas memórias, as suas representações, os seus projetos, os seus desejos, essenciais para um turismo de desenvolvimento, de base identitária, cruzando as suas memórias, experiências e visões sobre o futuro. Os resultados apontam para representações muito contraditórias sobre a cidade, a AML e o turismo conforme as trajetórias pessoais e territoriais dos atores envolvidos. Predomina no entanto, como traço comum, a ausência de agência no que ao turismo concerne, quer nos que o repudiam, extraordinariamente expressivo em Lisboa, quer nos que o perspetivam como um processo de desenvolvimento desejável nos seus concelhos.
- Saúde e estilos de vida no concelho de Loures (2009)Publication . Tavares, David; Antunes, Conceição; Coelho, André; Flores, Bárbara; Reis, Beatriz; Silva, Carina; Medeiros, Nuno; Borrego, RuteNeste livro, procede-se à caracterização e análise da saúde no concelho de Loures, colocando o foco em três dimensões – 1) estado de saúde e incidência das doenças; 2) práticas de saúde; 3) estilos de vida relacionados com a saúde. Os resultados apresentados foram obtidos no quadro de um projeto de investigação marcadamente quantitativo, suportado em grande parte, ainda que não exclusivamente, por um inquérito aplicado a uma amostra representativa da população adulta residente no concelho de Loures. Os dados expostos, referentes a um leque diversificado de variáveis que operacionalizam as três dimensões em análise, evidenciam tendências gerais e, simultaneamente, diferenças significativas e desigualdades sociais acentuadas entre os diferentes segmentos da população, em termos de sexo, escolaridade, classe social, nacionalidade, situação face à profissão e idade. A sua leitura pode contribuir para um conhecimento mais sustentado relativamente à saúde no concelho de Loures e consubstanciar-se, igualmente, como uma ferramenta útil para a definição e programação de ações específicas e de estratégias de intervenção a implementar neste concelho. A publicação do presente livro dá a conhecer o produto de um projeto de investigação enquadrado por uma parceria estabelecida entre a Escola Superior de Tecnologia da Saúde do Instituto Politécnico de Lisboa e a Câmara Municipal de Loures, contribuindo para a redução da lacuna existente em Portugal, relativamente à carência de trabalhos de investigação científica com uma dimensão considerável, realizados à escala nacional ou municipal, sobre problemáticas relacionadas com a saúde e a doença.
- Escala de perceção dos alunos sobre o feedback dos professores: construção e validaçãoPublication . Carvalho, Carolina; Conboy, Joseph; Santos, João; Fonseca, Jesuína; Tavares, David; Martins, Dulce; Salema, Maria Helena; Fiúza, Edite; Gama, Ana PaulaO presente estudo procura testar as propriedades psicométricas de um questionário que avalia (a) perceção do aluno sobre o feedback do professor; a identificação escolar do aluno; as trajetórias escolares (factos e expectativas) e; a perceção do aluno sobre o seu envolvimento escolar. O questionário foi aplicado a 1089 alunos dos 6º, 7º, 9º e 10º anos de escolaridade (M=13.4, DP=1.7), sendo que 52% são do sexo feminino. A amostra é composta por alunos essencialmente de nacionalidade portuguesa (95.9%). A partir dos resultados da análise factorial e seguindo o racional teórico, chegou-se a uma estrutura composta por oito dimensões principais. O QFITE apresenta bons índices de consistência interna, com sete das oito principais dimensões a obterem valores entre .77 e .89. Assim, as análises psicométricas realizadas revelam valores satisfatórios, concluindo-se que o QFITE é um instrumento útil e adequado para avaliar a identificação escolar dos alunos, o envolvimento comportamental escolar, e as perceções dos alunos sobre o feedback do professor.
- Inserção profissional dos diplomados pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa nos anos lectivos de 2006/2007 e 2007/2008: relatório de pesquisaPublication . Tavares, David; Silva, Carina; Raposo, Hélder António; Medeiros, Nuno; Correia, Patrícia; Denis, TeresaEm Portugal, a partir de finais da década de 1980, têm-se acentuado as dificuldades de inserção profissional dos diplomados do ensino superior nas diferentes áreas científicas e, ao nível da empregabilidade, o desemprego entre os licenciados passa a consubstanciar-se como um problema social, no quadro de um fenómeno estrutural assente na relativa massificação deste grau de ensino que origina uma alteração radical da relação entre a escola e o mercado de trabalho, inviabilizando a possibilidade de estabelecimento de formas de planeamento e de regulação entre o sistema de ensino e o sistema de emprego, entre a qualificação e as necessidades de mão-de-obra qualificada. Este problema passa a reflectir-se no campo das tecnologias da saúde a partir da última década, em que se verificaram alterações profundas nos cenários de empregabilidade com a alteração da relação entre a oferta formativa e a oferta de trabalho/emprego, devido sobretudo ao exponencial aumento da oferta de ensino nesta área que é muito superior aos lugares disponíveis no mercado de trabalho. Até ao início da década de 2000, o desemprego não constituía um problema nas diferentes áreas funcionais das Tecnologias da Saúde, pelo contrário, em geral, existia uma oferta de trabalho superior à procura, o mercado absorvia os diplomados e criou a possibilidade de acumulação do exercício profissional para grande parte destes profissionais. Actualmente, não há dados seguros sobre a real dimensão do problema, contudo existe uma tendência crescente para este se acentuar, com efeito, entre 2000 e 2009, o número de escolas que ministram cursos nas áreas das Tecnologias da Saúde multiplicou-se (6 em 2000 e 24 em 2009), estando no conjunto dessas escolas matriculados 14318 estudantes (ano lectivo 2008/09 - Fonte: Gabinete de Planeamento, Estratégia, Avaliação e Relações Internacionais – GPEARI do Ministério da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior), ou seja, cerca de metade das cédulas profissionais que eram 27361 em 2010 (Fonte: Administração Central do Sistema de Saúde - ACSS), mesmo considerando que esse número possa não representar o total de profissionais destas áreas. Este cenário impõe um estudo rigoroso sobre a incidência do desemprego e das diferentes formas de inserção profissional dos diplomados nos cursos do campo das tecnologias da saúde como base para se definirem estratégias activas de promoção de emprego e inserção profissional, de modo a minimizar o problema. Embora a transição do ensino superior para a actividade profissional se enquadre num processo multidimensional que envolve dinâmicas sociais, económicas e políticas que ultrapassam a esfera de acção das instituições escolares e, portanto, a inserção dos diplomados não dependa apenas das instituições de ensino, estas têm a obrigação de se preocuparem com o destino profissional daqueles que aí foram formados. Consciente deste aspecto, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) tem identificado esta necessidade em diferentes «Planos de Desenvolvimento», desde 2002. É neste contexto que se apresenta este relatório com o intuito de expor os resultados do estudo efectuado acerca das diferentes formas de inserção profissional dos diplomados da ESTeSL nos últimos anos e criar as condições para implementar um Observatório Permanente de Análise e Acompanhamento da situação (inserção profissional dos ex-estudantes da ESTeSL), ferramenta importante para a definição de estratégias futuras, delineadas com base no conhecimento e reflexão actualizada sobre o tema.
- Sustainable and active ageing: development and application of SAVING methodologyPublication . Almeida-Silva, Marina; Manteigas, Vítor; Teixeira, A. M.; Carvalho, A. R.; Moreira, J.; Tavares, David; Tomás, Maria Teresa; Monteiro, Ana; Viegas, CarlaThe SAVING project intends to develop research activities applying the best strategies and good practices regarding the promotion of an active, healthy and sustainable aging in relation to social, economic, environmental and pedagogic aspects. This project aims to create a Sustainable and Active Ageing Program named SAVING Program to promote the transition to sustainable aging in Elderly Care Centres (ECCs). SAVING Program is an ideal way for ECCs to embark on a meaningful path towards an effective and positive impact on the lives of old people, their families, ECCs staff and local authorities. Moreover, it is a massive opportunity not only to improve the ECCs environmental and physical conditions but also to potentiate synergies with health, social and academic professionals/institutions that might open an easy and free channel between old people and societal opportunities.
- O Congresso Português de Sociologia e as tendências de evolução da sociologia da saúde em PortugalPublication . Tavares, David; Lopes, Noémia; Carapinheiro, GraçaNesta comunicação de abertura da área temática de Sociologia da Saúde, procede-se a uma breve reflexão acerca das tendências relativas à produção sociológica que se vai realizando em Portugal no domínio da saúde, tomando como ponto de partida os trabalhos apresentados nas diferentes edições do Congresso Português de Sociologia. A reflexão decorre em torno de cinco tendências centrais: tendência para o crescimento (1), para a maior diversidade temática (2), para o rejuvenescimento (3), para a escassa reflexão em torno das práticas profissionais dos sociólogos (4) e para a internacionalização (5).
- A influência das variáveis sociais e das variáveis escolares nas trajetórias dos studantes: uma leitura sociológica dos resultados de um inquéritoPublication . Tavares, David; Carvalho, Carolina; Santos, JoãoNeste capítulo analisam-se as trajetórias escolares de estudantes que em Portugal frequentam os anos de transição entre ciclos de estudos do ensino básico e secundário, com base nos resultados de um inquérito aplicado a 1336 alunos em 51 estabelecimentos de ensino público situados em todas as regiões do território continental português, no âmbito do projeto «Feedback, Identidade e Trajetórias Escolares: Dinâmicas e Consequências». A análise dos resultados salienta a forte relação que se verifica entre as trajetórias escolares dos estudantes e o contexto social e cultural das famílias de origem, as práticas pedagógicas e as perceções dos alunos relativamente à escola.
- Inserção profissional dos diplomados pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em 2014: relatório de pesquisaPublication . Tavares, David; Silva, Carina; Raposo, Hélder António; Medeiros, Nuno; Correia, PatríciaHá seis anos, a Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa (ESTeSL) promoveu o primeiro estudo aprofundado sobre a incidência do desemprego e as diferentes formas de inserção profissional dos diplomados nos cursos aí ministrados. Até então, não existiam dados seguros sobre a dimensão real deste problema relacionado, em primeira instância, com as alterações profundas nos cenários de empregabilidade e inserção profissional dos diplomados do ensino superior nas diferentes áreas científicas e, em particular, no campo das tecnologias da saúde, verificadas a partir do início deste novo século. Os resultados do estudo relativo aos licenciados em 2007 e 2008 permitiram identificar um conjunto de tendências observadas na inserção profissional dos diplomados pela ESTeSL, em diferentes dimensões, nomeadamente os diferentes modos de acesso à vida ativa e de inserção no mercado de trabalho, os percursos profissionais associados às trajetórias de inserção e às suas perspetivas e projetos de futuro. Com o presente estudo, pretende-se comparar as tendências dos processos de inserção profissional destes diplomados relativamente aos que terminaram o seu curso recentemente (2014), com vista a identificar as principais linhas de continuidade e de mudança verificadas durante este período.