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- Synergies between creative strategies and participatory behaviors in workplace trainingPublication . Varela, TeresaThis article reflects on analyzing and understanding the articulation between creative processes in art education and the development of training for a culture of social and cultural citizenship. The methodology of projects developed in Workplace Training over two academic years involved two 12th-grade secondary specialized art classes. The realization of the projects, based on the action-research methodology, sought the student's participation and involvement in the decision- making of the activities as co-authors in their learning and cooperation with the teachers. Direct observation and interviews with the participants were the main instruments for the data collection. The analysis data used the NVivo program. This study argues on the sociocultural theories of creativity (Glăveanu, 2013; Beghetto, 2016), citizenship and educational contexts (Eça, 2010; Caetano & Freire, 2014), and the context of Art Education (Eça et al., 2012; Eça, 2014; Ramirez, 2016). The main results revealed an interdependent relationship between creative processes and citizenship practices, increased knowledge, and capacities capable of promoting collaborative creativity (Burnard & Dragovic, 2015). These results will allow this relational dynamic to develop and transform through social interactions and situated contexts, with evidence of communication between all those involved, with openness to social and cultural diversity, to generate other possibilities for synergy.
- Criatividade, cidadania e formação em contexto de trabalhoPublication . Varela, Teresa; Palaré, Odete RodriguesA presente investigação pretende analisar e compreender a articulação entre os processos criativos e as práticas de cidadania nas aprendizagens desenvolvidas na disciplina de Projeto e Tecnologias (PT), integradas em projetos realizados em Formação em Contexto de Trabalho (FCT), nos processos de ensino e aprendizagem nas práticas do Curso de Produção Artística (PA), da Escola Artística António Arroio (EAAA) nos anos letivos de 2018/19 e 2019/20. A metodologia utilizada foi a investigação-ação com 17 alunos e 5 professores, numa turma do 12.º ano da especialização em Realização Plástica do Espetáculo e outra do 12.º ano da especialização em Cerâmica. Os instrumentos de recolha de dados basearam-se na observação direta e entrevistas e a análise foi efetuada através do programa NVivo. Esta investigação teve como base as teorias socioculturais da criatividade (Glăveanu, 2013; Beghetto, 2016), da cidadania e contextos educativos (Eça, 2010; Caetano & Freire, 2014) e no contexto da Educação Artística (Eça et al., 2012; Eça, 2014; Ramirez, 2016). Os principais resultados revelaram uma relação interdependente entre os processos criativos e as práticas de cidadania, através das interações sociais, do desenvolvimento integral do indivíduo, do aumento do conhecimento e das capacidades criativas, capazes de promover a criatividade colaborativa (Burnard & Dragovic, 2015). Estes resultados permitirão que esta dinâmica relacional se desenvolva e se transforme através de interações sociais e contextos situados, com evidência na comunicação entre todos os envolvidos, assentes em pedagogias dialógicas, participativas e de alteridade, com abertura à diversidade social e cultural, para gerar outras possibilidades de sinergia. Este estudo mostra a necessidade de realizar novas atividades que envolvem estas interconexões, para maior compreensão sobre a correlação entre as práticas criativas e as práticas de cidadania, assentes nas interações sociais, culturais e situacionais.
- José Carlos Barros: em terra de gigantes e dragões voadoresPublication . Cordeiro, Marta; Varela, Teresa; Guedes, Castro; Nascimento, João; Morais-Alexandre, PauloCatálogo da exposição patente no Espaço Artes Politécnico de Lisboa, de 25 de janeiro a 24 de fevereiro de 2023
- Que trajetórias nas práticas criativas para uma cultura de cidadania?Publication . Varela, Teresa; Palaré, OdeteEste texto apresenta uma reflexão sobre a necessidade de equacionar a educação artística na promoção de uma cultura de cidadania, suas conexões com os processos criativos e a aprendizagem. O estudo destaca um momento particular no ensino secundário da Escola Artística António Arroio, situada na cidade de Lisboa, Portugal, desenvolvido durante a atividade curricular de Formação em Contexto de Trabalho, com alunos do 12.º ano de escolaridade. Tem como objetivo compreender e identificar as interligações existentes e o seu impacto nas práticas criativas, através da participação ativa e do envolvimento de todos os intervenientes, num conjunto de atividades educativas e na prática profissional dos docentes. Esta investigação assenta na metodologia de investigação-ação, tendo a recolha de dados sido concretizada através da observação e entrevistas. No âmbito dos resultados obtidos, verificamos que a valorização de atividades com experimentação e exploração de forma compartilhada socialmente com os outros contribui para a construção da identidade cultural dos alunos. As características que os alunos evidenciam como importantes para o seu desenvolvimento emocional, intelectual e criativo estabelecem-se através do diálogo, de relações interpessoais e interculturais, de entreajuda, da partilha de conhecimentos e pontos de vista divergentes. Desta forma, concluímos que a elaboração de produção artística, como um direito de expressão criativa e de manifestação, coloca em evidência a importância da educação artística no desenvolvimento de competências, que visam a construção de uma cidadania ativa. Além disso, reforça valores como o respeito mútuo, a solidariedade, a liberdade de expressão e a colaboração, que, aplicados nas práticas, são cruciais na comunicação interpessoal entre professores e alunos.
- José Carlos Barros: em terra de gigantes e dragões voadoresPublication . Cordeiro, Marta; Varela, Teresa; Guedes, Castro; Nascimento, João; Morais-Alexandre, PauloCatálogo da exposição patente no Espaço Garrett na Escola Superior de Teatro e Cinema, de 25 de janeiro a 24 de fevereiro de 2023
- Interconnections between creative processes, citizenship practices in activities in training in work contextPublication . Varela, TeresaThis poster aims to reflect the need to realize new activities involving interconnections between creative processes and citizenship practices in learning Artistic Education practices. As well as understand the impact of the activities on the construction of learning and pedagogical actions from the perspective and voice structures of the students, where teachers become more involved in questioning visual culture and artistic practices that provide students with a search for knowledge of themselves and the other, collectively. A study was carried out on the curricular activities of two 12th-grade classes, integrated into Training in Working Context (FCT) projects, in two Artistic Production courses at the António Arroio Art School (EAAA) in the 2018/19 and 2019/20 school years. The methodology used was action research with students and teachers in a class specialized in Plastic Realization of the Spectacle and another specialized in Ceramics. The data collection instruments were based on direct observation and interviews. The analysis was carried out using the NVivo program. This research settled on sociocultural theories of creativity (Glăveanu, 2013; Beghetto, 2016), citizenship and educational contexts (Eça, 2010; Caetano & Freire, 2014), and the context of Art Education (Eça et al., 2012; Eça, 2014; Ramirez, 2016). The main results revealed an interdependent relationship between creative processes and citizenship practices through social interactions, the integral development of the individual, increased knowledge, and creative capacities capable of promoting collaborative creativity (Burnard & Dragovic, 2015). This study shows the need to foster new activities involving these interconnections to understand more profoundly the correlation between creative practices and citizenship practices based on social, cultural, and situational interactions.