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- Stratégies et pratiques construites par les étudiants d’animation socioculturelle pour la promotion de la participation de la population âgéePublication . Gama, Ana; Simões, Ana; Teodoro, AnaPour nombreuses personnes âgées leur participation à la société est de plus en plus moins évidente et moins réussite pendant la vieillesse. Aux animateurs socioculturels, qui interviennent auprès de cette population, se pose le défi de contribuer pour maintenir et promouvoir la participation des personnes âgées aux activités, aux projets et dans la société. Dans ce texte, on analyse les stratégies et les pratiques que des étudiants de licence en animation socioculturelle rapportent, sur la promotion de la participation auprès de la population âgée. Les mémoires de stage élaborés par 22 étudiants ont été analysés; quelques étudiants ont aussi répondu à un questionnaire ou à un entretien. Les données recueillies permettent d’identifier 11 stratégies de promotion de la participation des personnes âgées ainsi que d’en classer les types de participation décrits. Ces données permettent aussi une discussion autour des représentations de la participation au sein de l’animation sociale et socioculturelle.
- Participação dos idosos: percursos construídos por finalistas da licenciatura em animação socioculturalPublication . Gama, Ana; Teodoro, Ana; Simões, AnaA Animação Sociocultural com a população idosa deve corresponder a uma intervenção socioeducativa centrada em três dimensões: a intelectual, a biológica e a psicológica. É desejável que estas dimensões sejam trabalhadas em articulação umas com as outras, já que são importantes no bem-estar integral de qualquer pessoa. É perante esta conceção de intervenção que o animador sociocultural deverá assumir um papel importante no trabalho com a população idosa, a partir de uma perspetiva de envelhecimento ativo. Neste sentido, é necessário que consiga fomentar e dinamizar atividades de animação que promovam a participação dos idosos e os transformem em protagonistas do seu próprio desenvolvimento. O presente trabalho tem como objetivo apresentar e discutir as estratégias de participação desenvolvidas em estágios curriculares com idosos pelos estudantes de 3.º ano da Licenciatura em Animação Sociocultural. Privilegia-se a metodologia qualitativa, tendo sido realizada uma análise documental aos relatórios finais de estágio e entrevistas semiestruturadas. A análise realizada revela a utilização de diferentes estratégias de promoção da participação, nomeadamente: as que foram desenvolvidas nas atividades em que os idosos eram o público-alvo; e aquelas que visaram a participação dos idosos como recursos humanos em atividades dinamizadas com crianças.
- A intervenção dos futuros animadores socioculturais com o cidadão idoso: Contributos para uma reflexãoPublication . Teodoro, Ana; Simões, Ana; Gama, AnaNas últimas décadas o envelhecimento da população tem vindo a aumentar nos países centrais e semi periféricos da Europa e do mundo. Este fenómeno social que deriva de outras mudanças sociais (aumento da esperança de vida, diminuição das estruturas familiares, altas taxas de feminização do trabalho) tem suscitado, cada vez mais, a necessidade de criar respostas para os idosos (ex.: centros de dia e lares). Desde há alguns anos que a reflexão teórica sobre animação sociocultural tem sustentado a associação entre processos educativos em espaços não formais e os objetivos da intervenção em animação sociocultural. No entanto, essa associação deve estender-se igualmente a espaços informais, uma vez que estes correspondem aos espaços das vivências quotidianas dos indivíduos e, no caso do cidadão idoso, esses espaços vivenciais são frequentemente instituições nas quais se espera que os animadores socioculturais atuem. Na presente comunicação analisam-se e discutem-se as opções tomadas pelos alunos do curso da Licenciatura em Animação Sociocultural de uma escola superior de educação pública que frequentaram, no ano letivo 2011/12, nos 2.º e 3.ºanos, a unidade curricular Projeto Interdisciplinar de Intervenção Profissional e desenvolveram os seus estágios curriculares com idosos. A metodologia utilizada centra-se na análise documental (base de dados dos estágios e relatórios finais) e na aplicação de um inquérito por questionário aos alunos em questão.