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- Imprensa portuguesa sobre cinema: Uma retrospectivaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoO Jornalismo de Cinema, considerado um subgénero do Jornalismo Cultural, apresenta-se-nos como um objecto de estudo ainda por explorar nas ciências sociais e da comunicação, nomeadamente em Portugal onde a investigação sobre este subgénero é quase inexistente. Uma vez que o cinema é, de entre as manifestações culturais e artísticas, uma das que tem maior presença nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre esta prática jornalística. No âmbito de uma investigação mais alargada, parece-nos fundamental percorrer os principais títulos da imprensa portuguesa sobre cinema que têm acompanhado a recepção do cinema nacional e internacional e que têm sido cruciais para a construção da cultura cinematográfica dos portugueses. A primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surgiu na década de 1910 e é a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar a aceleração do gosto cinematográfico (Barroso, 2008:26) e a consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, através de uma revisão de literatura e análise documental, traçamos a evolução da imprensa portuguesa sobre cinema e analisamos as características dos principais títulos desde as origens do cinema até 2014 (ano em que circulou pela última vez uma publicação portuguesa especializada em cinema).
- Jornalismo português de cinema: um olhar para a imprensa, televisão, rádio e onlinePublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoO Jornalismo Cultural abrange vários subgéneros de acordo com as diferentes manifestações artísticas e culturais. Um deles é o Jornalismo de Cinema, que se situa no mesmo quadro conceptual do Jornalismo Cultural, possuindo as mesmas características e assumindo-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico, mas com a actividade cinematográfica enquanto objecto. No entanto, e apesar de o cinema ser uma das três principais manifestações artísticas presentes nas páginas dos principais jornais portugueses entre 2000 e 2010 (de acordo com dados do projecto Cultura na Primeira Página), o Jornalismo de Cinema ainda é um campo por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. A presente comunicação pretende apresentar os resultados da análise à cobertura cinematográfica realizada pelos principais jornais portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) nas versões impressas e online e pelos programas televisivos especializados em cinema (Janela Indiscreta, Cartaz Cinema e Cinebox) e radiofónicos (Cinemax e A Grande Ilusão), de forma a identificar as principais características do Jornalismo português de Cinema ao longo do ano 2019. A análise permite-nos concluir que estamos perante um jornalismo caracterizado pela divulgação, nomeadamente a propósito das estreias de filmes, uma vez que se verifica o seguimento escrupuloso pelos jornais e programas analisados do calendário de estreias. Por sua vez, o carácter reflexivo e interpretativo, característico do jornalismo de cinema e do seu formato identificador, a crítica, sai enfraquecido pela força da atualidade. Assim, propomos, com esta comunicação, problematizar a cobertura jornalística que foi feita pelos jornais portugueses do cinema durante o ano de 2019. Esta comunicação faz parte da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal” financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
- A cobertura jornalística do cinema: géneros e discursos jornalísticos nos media portugueses em 2019Publication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoNo âmbito da investigação de doutoramento, financiada pela FCT, procuramos identificar e problematizar os géneros jornalísticos da cobertura jornalística ao cinema realizada pelos principais media portugueses ao longo do ano de 2019. O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda muito pouco explorado pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do jornalismo cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e reflexivo. O presente artigo procura, a partir de uma análise de conteúdo às páginas impressas e online dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Correio da Manhã, Diário de Notícias, Expresso, Jornal de Notícias, Observador e Público) e das páginas online dos programas Cinemax, da Antena3 e Cinebox, da TVI24, identificar e problematizar os géneros jornalísticos da cobertura ao cinema realizada por estes órgãos durante o ano de 2019. Neste sentido, procuramos analisar os géneros jornalísticos utilizados, tendo em conta os temas abordados, o estilo discursivo, os protagonistas ou as opções multimédia utilizadas nas páginas online.
- A crítica de cinema na imprensa portuguesaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoA crítica é considerada o género de excelência do jornalismo cultural e especificamente do jornalismo de cinema. Sendo considerada um dos géneros de maior exigência do campo jornalístico, regista uma longa tradição de presença nos media com um forte carácter reflexivo do contexto cultural e artístico. No que diz respeito à cobertura jornalística de cinema, é o género mais frequente em jornais internacionais. A presente comunicação apresenta resultados da investigação à cobertura jornalística realizada pelos principais jornais portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) nas suas versões impressa e online durante o ano de 2019, atendendo a quem são os autores mais frequentes da crítica de cinema e que tipologia de crítica está presente na imprensa portuguesa. Desta forma, verificamos que a crítica de cinema é o género mais comum no que diz respeito à cobertura jornalística na versão impressa dos jornais e que tal não se verifica na versão online dos mesmos.
- Jornalismo de cinema: um olhar para a imprensa, televisão, rádio e onlinePublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoO Jornalismo Cultural abrange vários subgéneros de acordo com as diferentes manifestações artísticas e culturais. Um deles é o Jornalismo de Cinema, que se situa no mesmo quadro conceptual do Jornalismo Cultural, possuindo as mesmas características e assumindo-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico, mas com a actividade cinematográfica enquanto objecto. No entanto, e apesar de o cinema ser uma das três principais manifestações artísticas presentes nas páginas dos principais jornais portugueses entre 2000 e 2010 (de acordo com dados do projecto Cultura na Primeira Página), o Jornalismo de Cinema ainda é um campo por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. A presente comunicação pretende apresentar os resultados da análise à cobertura cinematográfica realizada pelos principais jornais portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador) nas versões impressas e online e pelos programas televisivos especializados em cinema (Janela Indiscreta, Cartaz Cinema e Cinebox) e radiofónicos (Cinemax e A Grande Ilusão), de forma a identificar as principais características do Jornalismo português de Cinema ao longo do ano 2019. A análise permite-nos concluir que estamos perante um jornalismo caracterizado pela divulgação, nomeadamente a propósito das estreias de filmes, uma vez que se verifica o seguimento escrupuloso pelos jornais e programas analisados do calendário de estreias. Por sua vez, o carácter reflexivo e interpretativo, característico do jornalismo de cinema e do seu formato identificador, a crítica, sai enfraquecido pela força da atualidade. Assim, propomos, com esta comunicação, problematizar a cobertura jornalística que foi feita pelos jornais portugueses do cinema durante o ano de 2019. Esta comunicação faz parte da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal” financiada pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.
- A cobertura mediática ao filme The Irishman, produzido pela NetflixPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoA distribuição de filmes através de plataformas de streaming, como a Netflix, tem crescido exponencialmente nos últimos anos. No âmbito da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jornalística ao filme The Irishman. O Jornalismo de Cinema constitui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógico. A presente comunicação procura, a partir da análise de conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), programas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em cinema, identificar as características da cobertura mediática ao filme produzido e realizado por Martin Scorsese e distribuído pela Netflix, The Irishman. Desta forma, propomos analisar a cobertura realizada a este filme, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o âmbito em que o filme é mencionado, atendendo a que se trata de um filme distribuído unicamente pela Netflix.
- A evolução da imprensa sobre cinema em Portugal: da ditadura aos primeiros anos da democraciaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoA investigação sobre Jornalismo de Cinema (aqui entendido como um subgénero do Jornalismo Cultural) é praticamente inexistente em Portugal e sendo o cinema uma das manifestações artísticas com maior presença na imprensa portuguesa (de acordo com os dados do projecto de investigação A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017ª; 2017b]), importa aprofundar a investigação sobre este subgénero do Jornalismo Cultural. Neste sentido, e numa perspectiva histórica, a relação entre o cinema e o jornalismo é quase tão antiga como a própria sétima arte. De acordo com Barroso (2008: p.23), “desde os primórdios do cinema que se começa gradualmente a impor uma cultura cinematográfica impossível de conceber sem a existência de textos que falam dos filmes e leitores interessados nas fitas”. Em Portugal, a primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surge na década de 1910 e, a partir daí, proliferam as publicações sobre cinema que têm acompanhado a implementação do cinema na vida dos portugueses e a edificação do cinema português. É a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar “uma aceleração do gosto cinematográfico” (Barroso, 2008:26) e uma consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, focamos o nosso olhar nas décadas de 1950 a 1980e, através da revisão de literatura e análise de conteúdo às principais publicações sobre cinema, procuramos traçar a evolução da imprensa sobre cinema em Portugal atendendo à história do cinema português e ao contexto em que essas publicações surgiram e circularam.
- Jornalismo de cinema português: o caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina VarelaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoNo âmbito da investigação de doutoramento “Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, procuramos conhecer as características da cobertura jor nalística aos filmes portugueses Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. O Jornalismo de Cinema consti tui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógi co. A presente investigação procura, a partir da análise de conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), progra mas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em ci nema, identificar as características da cobertura mediática ao cinema português, especificamente quatro filmes estrea dos em 2019: Diamantino de Gabriel Abrantes, Variações de João Maia, A Herdade de Tiago Guedes e Vitalina Varela de Pedro Costa. Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes, destacando o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o âmbito em que o filme é mencionado.
- Imprensa portuguesa sobre cinema: uma retrospectivaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoO Jornalismo de Cinema, considerado um subgénero do Jornalismo Cultural, apresenta-se-nos como um objecto de estudo ainda por explorar nas ciências sociais e da comunicação, nomeadamente em Portugal onde a investigação sobre este subgénero é quase inexistente. Uma vez que o cinema é, de entre as manifestações culturais e artísticas, uma das que tem maior presença nos media portugueses (de acordo com dados do projecto A Cultura na Primeira Página [Baptista, 2014; 2017a]), importa aprofundar a investigação sobre esta prática jornalística. No âmbito de uma investigação mais alargada, parece-nos fundamental percorrer os principais títulos da imprensa portuguesa sobre cinema que têm acompanhado a recepção do cinema nacional e internacional e que têm sido cruciais para a construção da cultura cinematográfica dos portugueses. A primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surgiu na década de 1910 e é a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar a aceleração do gosto cinematográfico (Barroso, 2008:26) e a consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Nesta comunicação, através de uma revisão de literatura e análise documental, traçamos a evolução da imprensa portuguesa sobre cinema e analisamos as características dos principais títulos desde as origens do cinema até 2014 (ano em que circulou pela última vez uma publicação portuguesa especializada em cinema).
- A evolução da imprensa sobre cinema em Portugal: Da ditadura aos primeiros anos da democraciaPublication . Lourenço, Jaime; Centeno, Maria JoãoA investigação sobre Jornalismo de Cinema (aqui entendido como um subgénero do Jornalismo Cultural) é praticamente inexistente em Portugal e sendo o cinema uma das manifestações artísticas com maior presença na imprensa portuguesa, importa aprofundar a investigação sobre este subgénero do Jornalismo Cultural. Neste sentido, e numa perspectiva histórica, a relação entre o cinema e o jornalismo é quase tão antiga como a própria sétima arte. Os artigos e as várias publicações dedicadas ao cinema foram essenciais para o estabelecimento progressivo de uma cultura cinematográfica no país. Em Portugal, a primeira publicação dedicada em exclusivo ao cinema surge na década de 1910 e, a partir daí, proliferam as publicações sobre cinema que têm acompanhado a implementação do cinema na vida dos portugueses e a edificação do cinema português. É a partir da segunda metade do séc. XX que se começa a constatar um maior interesse no cinema, por parte do público e uma consolidação das publicações sobre cinema em Portugal. Neste artigo focamos o nosso olhar nas décadas de 1950 a 1980 e, através da revisão de literatura e análise de conteúdo às principais publicações sobre cinema, procuramos traçar a evolução da imprensa sobre cinema em Portugal atendendo à história do cinema português e ao contexto em que essas publicações surgiram e circularam.