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Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito da investigação de doutoramento
“Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT,
procuramos conhecer as características da cobertura jor nalística aos filmes portugueses Diamantino, Variações, A
Herdade e Vitalina Varela. O Jornalismo de Cinema consti tui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências
sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do
Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se
como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógi co. A presente investigação procura, a partir da análise de
conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação
social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de
Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), progra mas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela
Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em ci nema, identificar as características da cobertura mediática
ao cinema português, especificamente quatro filmes estrea dos em 2019: Diamantino de Gabriel Abrantes, Variações de
João Maia, A Herdade de Tiago Guedes e Vitalina Varela de
Pedro Costa.
Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes, destacando
o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o
âmbito em que o filme é mencionado.
Description
Keywords
Jornalismo de cinema Cinema português Cobertura jornalística SFRH/BD/143752/2019
Citation
Lourenço, J. & Centeno, M.J. (2021). Jornalismo de cinema português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. In P. Cunha, M. Penafria, F. Cabral &T. Fernandes (eds.), Cinema em Português. XIII Jornadas (pp. 81-98). 202106041120-202107_cinemapt_pcunhampenafriafcabraltfernandes.pdf (ubi.pt)