| Name: | Description: | Size: | Format: | |
|---|---|---|---|---|
| 26.2 MB | Adobe PDF | 
Authors
Lourenço, Jaime
Centeno, Maria João
Advisor(s)
Abstract(s)
No âmbito da investigação de doutoramento 
“Jornalismo de Cinema em Portugal”, financiada pela FCT, 
procuramos conhecer as características da cobertura jor nalística aos filmes portugueses Diamantino, Variações, A 
Herdade e Vitalina Varela. O Jornalismo de Cinema consti tui um objecto de estudo ainda por explorar pelas ciências 
sociais e da comunicação. Encarado como um subgénero do 
Jornalismo Cultural, o Jornalismo de Cinema assume-se 
como um campo de sentido informativo, crítico e pedagógi co. A presente investigação procura, a partir da análise de 
conteúdo aos artigos dos principais órgãos de comunicação 
social portugueses (Público, Correio da Manhã, Jornal de 
Notícias, Diário de Notícias, Expresso e Observador), progra mas de rádio (Cinemax e A Grande Ilusão) e televisão (Janela 
Indiscreta, Cinebox e Cartaz Cinema) especializados em ci nema, identificar as características da cobertura mediática 
ao cinema português, especificamente quatro filmes estrea dos em 2019: Diamantino de Gabriel Abrantes, Variações de 
João Maia, A Herdade de Tiago Guedes e Vitalina Varela de 
Pedro Costa.
Desta forma, propomos analisar a cobertura jornalística destes filmes, destacando 
o enfoque, os géneros jornalísticos dominantes, os protagonistas destacados e o 
âmbito em que o filme é mencionado.
Description
Keywords
 Jornalismo de cinema   Cinema português   Cobertura jornalística   SFRH/BD/143752/2019 
Pedagogical Context
Citation
Lourenço, J. & Centeno, M.J. (2021). Jornalismo de cinema português: O caso da cobertura aos filmes Diamantino, Variações, A Herdade e Vitalina Varela. In P. Cunha, M. Penafria, F. Cabral &T. Fernandes (eds.), Cinema em Português. XIII Jornadas (pp. 81-98). 202106041120-202107_cinemapt_pcunhampenafriafcabraltfernandes.pdf (ubi.pt)
