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- Criação de objetos: abordagem interdisciplinar entre a matemática e as artes plásticasPublication . Regatão, José Pedro; Loureiro, CristinaNeste texto apresenta-se o resultado dos trabalhos desenvolvidos por educadoras do pré- escolar, através das experiências de aprendizagem interdisciplinares que associaram as artes visuais e a matemática. A metodologia utilizada baseou-se no modelo de aprendizagem Arts Based Educational Research (ABER). Foram analisados um conjunto de trabalhos que exploram ambas as áreas de conhecimento, ou que se focam apenas numa, revelando a sua contribuição didática para o conhecimento e compreensão de diversos conceitos.
- Arte e Matemática: um caminho para a integração curricularPublication . Loureiro, Cristina; Regatão, José PedroA unidade curricular (UC) de Arte e Matemática integra o plano de estudos do Mestrado em Educação Artística e foi concebida com o propósito de estudar e desenvolver, do ponto de vista didático, a integração entre as artes visuais e a matemática. As artes revelam-se assim determinantes e valiosas não só para a formação integral de professores e educadores como para o desenvolvimento destes ao longo da vida. As aprendizagens artísticas associadas às aprendizagens matemáticas oferecem diversas formas de abordagem a questões habitualmente desvalorizadas ou nem sempre abordadas.
- Livro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências ExperimentaisPublication . Almeida, António; Loureiro, Cristina; Silva, Maria João; Brunheira, LinaLivro de resumos - 10º Seminário de Matemática e Ciências Experimentais
- Contributos para uma interdisciplinaridade entre Matemática e Literacia VisualPublication . Loureiro, Cristina; Guerra, Cecília; Castro, Sílvia; Pereira, Teresa MatosEsta comunicação está integrada no projeto MARTE1618 cujo principal objetivo é o estudo da ligação entre a Matemática e a Educação Artística/Expressão Plástica, através da realização de experiências de aprendizagem. Este projeto de investigação/ação iniciou-se com a realização de uma ação de formação para educadores de infância e professores do 1.º ciclo do Ensino Básico, sendo estes formandos os responsáveis pelas experiências a realizar com crianças. As questões de investigação estão orientadas para a caracterização das tarefas utilizadas nas experiências realizadas, para a identificação de conteúdos de ensino trabalhados, bem como para a caracterização das experiências e das condições em que decorrem. A primeira edição da formação reforçou o interesse de desenvolver a componente de investigação do projeto e proporcionou contributos para continuar a ação formativa a dois níveis, realizando futuras ações de continuidade com os mesmos formandos e de replicação com novos formandos. No que diz respeito à componente de investigação, destaca-se a necessidade de melhorar os seus objetivos e de ampliar as linhas de fundamentação teórica do projeto. Este projeto está também ligado à unidade curricular de Arte e Matemática do Mestrado de Educação Artística. A equipa de investigação do projeto integra especialistas de Educação Matemática e de Artes Visuais da ESE e uma educadora de infância que colabora com a instituição.