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  • O que pode uma imagem: consciencializar os usos das iconografias educacionais científicas na sala de aula
    Publication . Charréu, Leonardo
    A partir de entrevistas semiestruturadas realizadas a docentes anónimos, de diferentes níveis do ensino básico e secundário procura-se entender os usos que esses docentes fazem das imagens, como elementos do quotidiano letivo, seja na lecionação de conteúdos, seja na aferição da sua aquisição por parte do alunado. Os resultados preliminares e a análise desses testemunhos, cuja limitação da amostra nos obriga a ser cautelosos quanto a conclusões definitivas, faz-nos pensar na importância da imagem, em geral, e das iconografias científicas, em particular a ilustração científica, para a qualidade e eficácia da aprendizagem escolar.
  • O cinema como pedagogia cultural: breve nota crítica sobre os modos como o cinema (nos) educa ao abordar a pintura
    Publication . Charréu, Leonardo
    Segundo dois autores-referência de uma outra interessante dimensão da pedagogia (que não nos interessa abordar aqui: a pedagogia crítica ), Henri Giroux e Peter Maclaren (1995), e considerando que a pedagogia não é exclusiva da instituição escolar tradicional, podemos dizer que qualquer situação, ou lugar, em que o conhecimento seja produzido, permitindo uma tradução de uma dada experiência para uma determinada comunidade, sem a presença física de um mestre ou professor formal, configura um contexto de pedagogia cultural. E é cultural precisamente porque está na base da regulação de um conjunto de modos de ser e de condutas que afetam as pessoas e os diversos grupos sociais que formam parte numa determinada cultura (Camozzato, Carvalho & Andrade, 2016).
  • Formation en animation socioculturelle à l’ESELx : quelle place aux sciences physiques et naturelles?
    Publication . Vohlgemuth, Laurence; Maurício, Paulo; Campos, Joana; West, Diana; Cruz, Cristina Barroso; Charréu, Leonardo
    Dès la première version du programme de formation de la licence en animation socioculturelle de l´École Supérieure d´Éducation de Lisbonne en 2006, léquipe enseignante a jugé bon d$y intégrer une composante de sciences physiques et naturelles. En e%et, dans les sociétés contemporaines comprises comme des sociétés du risque, la ré!exivité est centrale et la science et les scienti"ques deviennent de plus en plus nécessaires, mais sans qu$on les sépare des populations, au contraire. Ce besoin de ré!exivité sur les risques apporte des dé"s supplémentaires à la formation et à l$intervention des professionnels en animation socioculturelle. Une enquête auprès des étudiants nous montre quelles sont leurs représentations de sciences physiques et naturelles et quelle importance ils a&ribuent à ces connaissances en tant que citoyens et animateurs socioculturels. Une approche transdisciplinaire, incluant les sciences physiques et naturelles, semble o%rir des outils utiles pour la di'- cile tâche des animateurs qui est de trouver des moyens pour faire face à une réalité pleine de complexités et d$ambiguïtés.
  • Olhares ao sul: Uma experiência de desenho em viagens ao sul de Portugal
    Publication . Charréu, Leonardo
    O presente artigo procura dar conta de uma experiência contínua do seu autor desenhando, em esboço rápido (sketching), o quotidiano e o enquadramento paisagístico das férias de verão familiares numa limitada região de praias, no sul de Portugal (Algarve). Cruzam-se desenhos coloridos, realizados in situ, com algumas reflexões marginais com o que se conhece de algumas figuras-referência das artes visuais.
  • A botânica do espaço escolar como conteúdo: Uma experiência de arte e ilustração científica no ensino superior
    Publication . Charréu, Leonardo
    A comunicação relata uma experiência interdisciplinar atualmente em curso na Escola Superior de Educação de Lisboa, integrando disciplinas de dois dos domínios científicos existentes na escola: o de Artes Visuais e o de Ciências Físicas e Naturais. Procura-se numa das disciplinas eletivas (Desenho Científico I) da Licenciatura em Artes Visuais e Tecnologias, dar continuidade a um projeto denominado Plantaeselx realizado por uma equipa de colegas que identificou 46 espécies de árvores e de arbustos no campus de Benfica do Instituto Politécnico de Lisboa, onde se localizam a Escola Superior de Educação, a Escola Superior de Música e a Escola Superior de Comunicação Social.
  • Solidão e interioridade em tempos de reclusões forçadas: a urgência de uma neopaideia arte-educacional para fazer face à contemporaneidade pandémica
    Publication . Charréu, Leonardo; Ghira, Madalena
    Se há termos e conceitos que dependem absolutamente dos seus contextos de uso para que os possamos compreender melhor, o conceito grego de paideia parece ser um deles. Significa isto que, impossibilitados de viajar no tempo até esse período áureo da civilização grega, que se considera comummente o século V a.C, hoje apenas podemos fazer aproximações ao que significava e, sobretudo, ao que deveria efetivamente pressupor a paideia para o polites da cidade grega. Que homem completo podemos educar se já foi fragmentado em disciplinas pelos tradicionais processos de escolarização e pelas hierarquias que definem que conhecimento é mais importante que outro? Nos isolamentos e solidões impostos a partir de cima, com decisões confinantes de natureza política, com as quais se tenta regular e combater a instauração do caos, emergem resiliências e resistências nas propostas e estratégias com que (alguma) a educação artística procura responder à crise. É dessa(s) narrativa(s) que trata este texto.
  • Limites e relações possíveis para pensar a educação: arte contemporânea, vida cotidiana e cultura visual
    Publication . Salbego, Juliana; Charréu, Leonardo
    Para que serve a arte? Como se ensina arte? Arte ensina-se? Vive-se? Sente-se? Qual a função da arte nas sociedades e, em particular, na escola? Estas perguntas são recorrentes nas discussões sobre arte educação. A partir dos posicionamentos de alguns pensadores contemporâneos, com destaque para Giorgio Agamben, propomo-nos pensar estes e outros questionamentos que têm permeado as discussões que envolvem as relações entre a arte e a escola. Neste sentido, este texto tem por objetivo colocar em diálogo algumas proposições referentes ao local e ao estatuto da arte contemporânea e pensar as relações destas formas de arte com a escola a partir do campo transdisciplinar da cultura visual.
  • Sob a pele da escultura: uma breve nota sobre as propostas contemporâneas de Susana Piteira
    Publication . Charréu, Leonardo
    Susana Piteira propõe-nos uma peculiar aproximação à escultura. Nesse processo, necessitamos de cruzar conceitos que tendem a rarear no panorama contemporâneo. Não se trata só de uma escultura que envolve um assumido retorno à “mão”, à forma, à matéria e às tecnologias artísticas como elementos resgatados, (re)considerados fulcrais. Trata-se de uma proposta estética que implica modos de sensibilidade que expandem o nosso duplo olhar sobre o corpo, quer na sua exterioridade, quer na sua interioridade.
  • Diários d(entre) tempos: Aprender (a saber estar) dentro
    Publication . Ghira, Maria Madalena; Charréu, Leonardo
    A proposta que aqui se apresenta surgiu no âmbito do trabalho realizado numa escola pro!ssional da periferia de Lisboa. Considerou-se uma pedagogia artística na abordagem aos conteúdos programáticos. Privilegiaram-se metodologias ativas de trabalho que integraram as linguagens artísticas e criaram-se conteúdos com recurso a processos criativos. Foi nesse sentido que sugiram os diários metanarrativos. Estes diários foram lugares de silêncio e interioridade onde a incerteza foi um conceito chave, estando em consonância com os tempos atualmente vividos.
  • Da Investigação, dos métodos, da orientação e da escrita em educação e artes
    Publication . Charréu, Leonardo
    Esta reflexão resulta do contacto de alguns anos com a formação avançada politécnica e universitária, enquanto docente, orientador e membro de júris académicos. A diversidade de ambientes académicos, de perspetivas e filosofias formativas, bem como de dissertações e teses, tornaram claro ao autor destas linhas a singularidade de investigar dentro da grande área de conhecimento que os mecanismos de organização académica, em regra, classificam como Humanidades e Artes e, dentro deste grande território, no campo extraordinariamente ativo e movediço da educação artística.