Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O cinema como pedagogia cultural: breve nota crítica sobre os modos como o cinema (nos) educa ao abordar a pintura

Use this identifier to reference this record.

Advisor(s)

Abstract(s)

Segundo dois autores-referência de uma outra interessante dimensão da pedagogia (que não nos interessa abordar aqui: a pedagogia crítica ), Henri Giroux e Peter Maclaren (1995), e considerando que a pedagogia não é exclusiva da instituição escolar tradicional, podemos dizer que qualquer situação, ou lugar, em que o conhecimento seja produzido, permitindo uma tradução de uma dada experiência para uma determinada comunidade, sem a presença física de um mestre ou professor formal, configura um contexto de pedagogia cultural. E é cultural precisamente porque está na base da regulação de um conjunto de modos de ser e de condutas que afetam as pessoas e os diversos grupos sociais que formam parte numa determinada cultura (Camozzato, Carvalho & Andrade, 2016).

Description

Keywords

Cinema Pedagogia cultural

Citation

Charréu, L. (2021). O cinema como pedagogia cultural: breve nota crítica sobre os modos como o cinema (nos) educa ao abordar a pintura. In Oliveira, A.; Pereira, A.; Taunay, A; Rosa L. Araújo, N. (Eds.) O Cinema e as outras Artes IV: Diálogos e inquietudes artísticas. (pp.297-308). Covilhã: Universidade da Beira Interior/ Labcom. ISBN: 978-989-654-775-2.

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior/ Labcom

CC License