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Serviços da Presidência - Artigos

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Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 59
  • Nothing from nothing
    Publication . Swartz, David
    Neste artigo, discutem-se a teoria e a inspiração subjacentes à produção, realização e montagem de numa adaptação cinematográfica do Rei Lear de Shakespeare intitulada Nothing From Nothing (2024/2025). O objetivo é realçar o valor estético do nada, expondo a capacidade e o poder milagroso do nada para se criar a si próprio a partir de si próprio e para inspirar a criatividade autónoma nos outros.
  • A theoretical exploration departing from the performance Delayed Movements for an Obstinate Joy
    Publication . Zinho Pinheiro, Inês; Milella, Massimo
    Este artigo reflete sobre uma prática iniciada por Inês Zinho Pinheiro e Massimo Milella após a sua performance de 2023, Movimentos Demorados para uma Alegria Obstinada, criada com um grupo informal de performers-investigadores em som, dança e dramaturgia visual. A prática é orientada por uma metodologia em desenvolvimento introduzida por Inês, intitulada dancepting, que combina coreografia, dança e investigação teórica. O artigo desdobra-se em três questões-chave extraídas desta prática: ‘Como podemos imaginar uma escolha?’ explora o potencial de movimentos ainda por realizar, destacando a tensão entre o visível e o invisível; ‘Como concretizamos algo intangível?’ aborda o desafio de tornar ideias abstratas visíveis e tangíveis, preservando a sua intangibilidade; ‘Como passamos por isso juntos?’ considera o equilíbrio entre autonomia e coletividade nesta performance. O artigo conclui com uma conversa danceituada que funde narrativas e leituras, sendo marcada por uma leve ingenuidade essencial à procura de uma alegria obstinada.
  • Réquiem por la muerte de Miguel Hernández de José Antonio Cáceres: una obra de poesía cinética en el final del franquismo
    Publication . Pavo Cuadrado, David
    Réquiem por la muerte de Miguel Hernández es una obra de poesía cinética de José Antonio Cáceres realizada 1975. Es la primera del grupo de siete cinéticas que produce en el final de la década 1966-1976, en la que desarrolla el grueso de su poesía experimental. Se tensiona, temáticamente, con la situación sociopolítica de España en el final del franquismo, y experimentalmente, con la vanguardia universal de la poesía visual. Se trata, además, de la primera obra en la que prescinde de cualquier elemento caligráfico relativo al lenguaje escrito convencional, suponiendo un avance sin retorno en su evolución experimental.
  • A “Liberdade” no film noir: a femme fatale como símbolo da libertação feminina no cinema
    Publication . Fragoso, Abigail
    Reflexão sobre o film noir, desenvolvido nos Estados Unidos da América, no período dos anos quarenta e cinquenta do século XX e como este género cinematográfico, inserido num espaço temporal de guerra e pós-guerra se pode associar ao conceito de liberdade. E em particular, como a personagem femme fatale, se tornou, numa época de restrições e censura, num símbolo da liberdade feminina.
  • Publique-se o que os empresários censuraram: o Bezerro de Ouro
    Publication . Filipe, Guilherme
    O artigo pretende destacar a importância da liberdade como direito natural e sua conexão com a arte e a formação da opinião pública. Discute a relação entre direito, moral e justiça por meio de referências à escrita de dramaturgos que não foram levadas a palco. O conflito entre consciência individual e autoridade estatal é um tema central. O texto enfatiza o impacto da arte no desafio das normas sociais, o papel da moral e do direito na governação e as implicações da censura e do autoritarismo.
  • Arte e liberdade: as armas e o povo – algumas tendências no cinema (... e não só)
    Publication . Baptista, Mónica
    Através de exemplos como o filme As Armas e o Povo (1975), o presente artigo visa apelar para a relação entre a arte e a liberdade. Uma relação complexa, nem sempre fácil, sobretudo em tempos de ditadura. Autores como Simone Weil, Álvaro Cunhal, Zigmunt Bauman, entre outros, ajudarão a complementar a reflexão teórica.
  • Arte e liberdade - nota introdutória
    Publication . Antunes, David
    A Rhinocervs - Cinema, Dança, Música, Teatro é um periódico científico do Instituto Politécnico de Lisboa, especialmente dedicado às áreas artísticas e científicas do cinema, dança, música e teatro. A publicação do nº. 2 reafirma não só o compromisso das escolas de arte do IPL na produção e divulgação de investigação e prática artística relevantes nas áreas indicadas, em particular, obedecendo, porém, a um princípio extenso de entendimento das artes e das suas relações, em geral, mas sobretudo à pretensão de intervenção e pertença a um contexto alargado de investigação e prática artísticas, a nível nacional e internacional.
  • A performatividade do traje: um ensaio a partir do Afoxé filhos de Gandhy
    Publication . Viana, Fausto
    Este ensaio sobre a performatividade do traje surge a partir de uma reflexão iniciada na edição de 2020 do Critical Costume¹, encontro internacional sobre traje de cena. Questiono se a performatividade do traje não começa antes mesmo de ele ser criado, através de valores materiais e imateriais, a partir de reflexões propostas por Ligiéro (2011) e Viana e Bassi (2014). O estudo de caso a ser analisado aqui é o do bloco Afoxé Filhos de Gandhy, de Salvador, Bahia.
  • O objeto está presente
    Publication . Rocha, Maria
    Exploro neste artigo a questão da utilização do vestuário, per se, no pressuposto da ausência do corpo. Um objeto — o vestuário — no rescaldo de uma personagem social ou de um espetáculo. Um objeto artístico, agora, parte de uma outra encenação que o apresenta e protagoniza, como se fosse uma espécie de personagem transversal que, a partir do Teatro e da Moda, opera na esfera da Arte Contemporânea. Para sustentar o deslocamento objetual do figurino, ao propor a designação de metafigurino, parto das palavras-chave enunciadas, esperando contribuir para amplificar o debate, na medida em que se aborda a possibilidade de uma perspetiva relacional entre o objeto e o campo de forças que, normalmente, envolve uma relação física e emocional entre seres humanos.
  • Teatro cósmico: o estado em movimento do Teatro
    Publication . Mendes, J. M. Vieira
    O termo “teatro” tem vindo a perder alguma preponderância, optando muitas artistas e também a academia, por nomes como “artes performativas” ou “artes cénicas” ou “artes vivas” (live art ou art vivant). Esta busca de uma maior abrangência com a alteração de nomenclatura segue uma tendência com raízes antigas, mas que hoje se apresenta mais confiante. Ao teatro do início do sec. XX como lugar da confluência de diferentes disciplinas e artes, responde a possibilidade de hoje encontrarmos nas salas de espetáculo objetos que, não só abraçaram essa pluralidade, como se distanciaram de uma essência que os irmanava. Usando vocabulário e pensamento extraído do campo da arte contemporânea, este ensaio procura descrições mais capazes de abarcar a pluralidade de certos espetáculos de teatro e artes performativas, partindo do princípio de que se, por um lado, as categorias são formas obsoletas e conservadoras para deles falar, também são elas que permitem o seu reconhecimento social.