Repository logo
 

ESTC - Artigos

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 10 of 335
  • A construção heráldica dos paraquedistas na força aérea portuguesa
    Publication . Morais Alexandre, Paulo Jorge
    Historia-se a primeira simbologia heráldica regulamentada dos paraquedistas na Força Aérea Portuguesa, derivada da publicação do RFA 120-1 - Regulamento de Heráldica da Força Aérea e que levou à ordenação de um conjunto de brasões-de-armas cumprindo as regras heráldicas e promulgados pelo Chefe do Estado-Maior deste ramo das Forças Armadas.
  • Ventura: o primeiro super-herói do cinema negro português
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    Analisa-se no cinema do realizador português Pedro Costa, o seu mais emblemático ator, homónimo da personagem, Ventura, cabo-verdiano de nascimento, mas português por adoção, que desde a sua aparição na obra "Juventude em Marcha", datado de 2006, entrou em quase todos os subsequentes filmes de ficção deste realizador.
  • A proto-heráldica dos organismos paraquedistas portugueses
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    A pesquisa que agora se publica é um desenvolvimento da investigação produzida aquando do doutoramento apresentado à Universidade de Coimbra designado A Heráldica do Exército na República Portuguesa no Século XX. Efetivamente, neste, a criação de heráldica destinada às tropas paraquedistas, aquando da sua integração no Exército Português, já havia sido abordada, publicando-se a heráldica então criada, bem como as armas produzidas até ao final do século XX.
  • Synergies between creative strategies and participatory behaviors in workplace training
    Publication . Varela, Teresa
    This article reflects on analyzing and understanding the articulation between creative processes in art education and the development of training for a culture of social and cultural citizenship. The methodology of projects developed in Workplace Training over two academic years involved two 12th-grade secondary specialized art classes. The realization of the projects, based on the action-research methodology, sought the student's participation and involvement in the decision- making of the activities as co-authors in their learning and cooperation with the teachers. Direct observation and interviews with the participants were the main instruments for the data collection. The analysis data used the NVivo program. This study argues on the sociocultural theories of creativity (Glăveanu, 2013; Beghetto, 2016), citizenship and educational contexts (Eça, 2010; Caetano & Freire, 2014), and the context of Art Education (Eça et al., 2012; Eça, 2014; Ramirez, 2016). The main results revealed an interdependent relationship between creative processes and citizenship practices, increased knowledge, and capacities capable of promoting collaborative creativity (Burnard & Dragovic, 2015). These results will allow this relational dynamic to develop and transform through social interactions and situated contexts, with evidence of communication between all those involved, with openness to social and cultural diversity, to generate other possibilities for synergy.
  • Heráldica rejeitada. Um fracassado projeto de heráldica para as unidades orgânicas do Politécnico de Lisboa
    Publication . Morais-Alexandre, Paulo
    No presente artigo ensaia-se um estudo sobre um caso que se considera exemplar relativamente ao que é, no presente, o papel, ou melhor, a consideração ou perceção que se tem desse papel, da heráldica ocupacional como recurso para a simbologia de instituições, nomeadamente de estabelecimentos de ensino superior e suas unidades orgânicas e contribui-se com alguns subsídios para a compreensão da “guerra” travada entre os logótipos e a heráldica, que os primeiros parecem ir vencendo. A atualidade, ou não, da utilização de heráldica na simbologia dos estabelecimentos de ensino superior, bem como as suas unidades orgânicas, parece ser pouco comum, sobretudo nas novas instituições, preferindo muitas vezes as recém-formadas estruturas a utilização de logótipos que vão sendo atualizados com maior, ou menor, frequência à heráldica, que apesar do trabalho de esclarecimento, na maior parte dos casos um trabalho debalde e frustrante dos heraldistas em diversos fóruns em o desmentir, continua a ser associada à heráldica de família, à nobiliarquia, ao conservadorismo, a um passado que se quer remoto, em suma a um anacronismo que já devia estar extinto, a que não se pretende qualquer associação.
  • NoCap: como dançar com dados
    Publication . Jürgens, Stephan
    Este artigo-ensaio intitulado "NoCap - Como dançar com dados" resulta da reflexão sobre uma performance com tecnologias de captura de movimento (Mocap), desenvolvido por André Carvalho, Ana Isa Araújo e Stephan Jürgens no âmbito da pós-graduação Media & Performance: Laboratório de Tecnologias Criativas da Escola Superior de Teatro e Cinema/IPL Lisboa. Para além de uma partilha do processo criativo com equipamentos e ferramentas de software da captura de movimento e interação com os resultantes dados, neste artigo-ensaio se faz uma distinção entre motion capture e motion tracking para refletir diversos modos de trabalhar com esta tecnologia no âmbito da live performance. Por fim, a performance NoCap e as suas ideias artísticas e conceptuais constituintes são contextualizadas na perspetiva de uma "ecologia de performance" do projeto (CON)FUNDIR, apresentado no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado em Lisboa.
  • Performers & palcos virtuais
    Publication . Varanda, Paula
    A ação de bailarinos e atores virtuais e a performance em palcos virtuais têm motivado pesquisas criativas e conceptuais, com muitos resultados interessantes e inovadores, que ganharam impulso e visibilidade com a evolução da tecnologia de motion capture desde o final dos anos 1990. Esta temática será abordada com foco no campo da dança percorrendo o desenvolvimento de práticas artísticas internacionais e os seus diferentes processos e objetivos, bem como incursões no âmbito da prática como investigação. Além disso são destacadas questões teóricas e emergentes no campo interdisciplinar das artes performativas e dos novos media que têm rodeado esta área de criação e pensamento.
  • (De)compor (con)fusões
    Publication . Araújo, Ana Isa
    Este artigo explora as intersecções entre dramaturgias pós-digitais e narrativas ambientais através da instalação performativa “(CON)FUNDIR”. Desenvolvida no âmbito da pós-graduação em Media & Performance: Laboratório de Tecnologias Criativas e apresentada no Museu de Arte Contemporânea de Lisboa, a obra investiga as relações simbióticas entre agentes humanos e não-humanos, organismos e tecnologias digitais. Partindo de conceitos de temporalidades não lineares, pensamento rizomático e lugares escuros, o projeto relaciona-se com Low Pieces de Xavier Le Roy através dos olhos de André Lepecki, assim como do desafio de Donna Haraway às narrativas hegemónicas das alterações climáticas, propondo estórias alternativas de continuidade e interdependência. O ensaio discute ainda a improvisação e o seu papel na desestabilização de visões do mundo lineares e antropocêntricas, recorrendo a referências artísticas como João Estevens e Marina Nabais & Miguel Cruz.
  • Narrative polyphony in split-screen cinema – Gaspar Noé’s Vortex (2021)
    Publication . Simões, André
    Despite audience’s incessant exposures to a multitude of screens, windows, and images in contemporary times, the presence of more than one screen at once in a cinematic context creates a problem that conflicts with the medium itself: the competition for protagonism among the different narratives that form the entirety of the frame. Even though this feature is mostly used to the films’ advantage, it is nevertheless interesting to understand how different images and sounds can be composed in time and space. Therefore, drawing on John Bruns, I propose to analyze this relationship between screens from a perspective analogous to that of music. I attempt to transpose the idea of polyphony (i.e., a composition that encompasses melodic lines that, albeit independent, create a whole greater than the sum of its parts), to the work on narrative multiplicity in cinema. However, I believe that this analogy might be more interesting if one considers specifically the split-screen technique, where there are literally several moving pictures that interact with one other on a single frame simultaneously, yet independently, creating—much like in music— a whole greater than the sum of its isolated lines. I will delve on how multiple events, and their relative importance within the frame, may be developed through this cinematic device, allowing them to diverge, intersect, overshadow, or complement one other. My interest in the relationship between these multiplicities resides precisely in their fluctuations. I propose to apply this reasoning to the film Vortex (Gaspar Noé, 2021) which I consider to be an object that encapsulates all the aforementioned aspects. I have selected this example not necessarily because it is produced almost entirely in split-screen, but rather because of the exquisite way in which this polyphony contributes to the construction of the film’s dramaturgy.
  • Loop narratives and eternalism in David Lowery’s A Ghost Story (2017)
    Publication . Estrelinha, Dino
    A Ghost Story, written and directed by David Lowery (2017), stands out in the current cinematic landscape due to its use of an innovative narrative structure and an unusual point of view. The film follows the story of a ghost who haunts the house where he lived while he was human, observing the passage of time and the changes occurring around it. The ghost becomes trapped in a temporal drift in which he is forced to watch the same type of events over and over, being unable to move on to another level of existence. Dramaturgically, this loop structure is intended to highlight the human difficulty of overcoming loss and moving forward. I intend to demonstrate that the unique articulation between a point of view free from the temporal contingencies that regulate human experience and a fragmented, anachronistic, and paradoxical narrative organization that breaks the barriers of causality and linearity of conventional narratives suggests a contemporary approach to the conception of time which comes close to Eternalism. Adapting Matthias Brütsch’s taxonomy for this subject, I position David Lowery’s film alongside other loop narratives and explore how the use of such a structure in this case differs from other similar narratives. I delve upon the loop narrative function as defined by Sabine Schenk in Future Narratives (2013), where she advocates for as a broader cultural change in the conceptualization of time.