ESTC - Comunicações
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Recent Submissions
- O Koha em Portugal: resultados do inquérito nacional realizado em 2023Publication . Marques, Luísa Maria Lousã; Gabriel, GraçaO sistema de gestão de bibliotecas Koha está amplamente implementado em Portugal. Para averiguar a experiência no uso deste sistema, pelos seus utilizadores, foi elaborado um inquérito por questionário online da autoria do Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal.
- Harun Farocki, trabalho e cinema em rede: o projecto colaborativo Labour in a single shotPublication . Matoso, RuiA obra artística e o pensamento crítico de Harun Farocki estiveram constantemente focados em torno das questões da produção e do trabalho material e imaterial. O motivo dialético produção/trabalho está presente directamente, sob diversas formas, em três dos seus projectos: Workers leaving the factory (1995); In comparison (2009) e Labour in a single shot (2011). São três abordagens distintas à forma de fazer cinema, e três modulações de ritmo e forma em torno da repetição do mesmo leitmotiv, o trabalho no contexto da modernização capitalista. Labour in a single shot (2011) consiste numa outra aproximação ao tópico do trabalho, através de uma plataforma colaborativa online onde estão alojados os 413 filmes produzidos por muitas pessoas em diferentes partes do mundo, e no seguimento dos workshops ministrados por Antje Ehmann and Harun Farocki. em quinze cidades de todos os continentes. Na sua ampla generalidade de confluências, a relação entre ativismo e globalização é de facto marcada por uma conexão que se pode designar como “ativismo transnacional”, enquanto que o agenciamento coletivo inerente ao projeto Labour in a Single Shot concretiza uma forma específica de ativismo social, proporcionado pelo estabelecimento de uma rede planetária de instituições e indivíduos.
- As artes da língua portuguesaPublication . Vasques, EugéniaPara tentar cumprir a tarefa que, em ano de celebração do Cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian de França, me foi gentilmente distribuída pelo seu director, Professor Doutor João Caraça e pelo Comissário deste Colóquio, Professor Doutor Paulo Filipe Monteiro (com o suporte do Dr. Miguel Magalhães), lancei o meu olhar sobre o teatro nosso contemporâneo à procura de alguma resposta à pergunta implícita no título “AS ARTES DA LÍNGUA PORTUGUESA”. Paulo Filipe Monteiro concretiza no seu texto de divulgação: “Vamos procurar a língua portuguesa não apenas na literatura: também no teatro, no cinema, na música, mesmo nas artes visuais. Vamos estar à escuta das vozes dos escritores, da escrita dos cantores, do som dos cineastas, do diafragma dos actores, da respiração dos que dançam. À escuta de diferentes artes, países, estéticas e gerações.”
- Tennessee Williams e a censura em Portugal (1956-1972)Publication . Vasques, EugéniaO encontro entre o universo dramático de Tennessee Williams e o público português dar-se-á somente em meados dos anos 50. O cinema foi, contudo, no nosso país como em outros, a grande e indirecta porta de entrada para o polémico dramaturgo que escolheu a mediação do símbolo e da poesia, “embrulhados” num realismo “de americana violência” (como lhe chama um censor, imitando uma expressão de Luís de Sttau Monteiro), para reflectir, com uma sensibilidade educada pela grande poesia, sobre os problemas mais íntimos e indizíveis em sociedades tão marcadas pelo puritanismo e hipocrisia como o eram, mesmo depois da abertura operada nas mentalidades pela II Grande Guerra, as sociedades americana e europeia e, dentro desta, a nossa.
- Uma história de amor: sobre Karamel, de Christian GiudicelliPublication . Vasques, Eugénia"O público português tem de novo a oportunidade de tomar contacto com o universo ficcional de Giudicelli através de mais um dueto, desta vez masculino, na peça intitulada Karamel (2002) que hoje nos convoca para este simpósio dedicado a Christian Giudicelli e a Victor de Sousa, o nosso popular actor que comemora – embora, tal como a sua personagem, não “pareça” (e eu não deixo que “pareça” pois que o vejo desde os meus anos 60 televisivos...) – quarenta anos de teatro".
- A crise realista: a desmaterialização do teatro e a responsabilização do espectador um século à procura da abstracção, da imaterialidade e do espectador responsávelPublication . Vasques, EugéniaPartindo da tese das «Seis Tentações do Teatro» do século XX, proposta por Jean Jacques Roubine, na sua obra pedagógica de 1990, Introdução às Grandes Teorias do Teatro, proponho fazer uma breve leitura do teatro no século XX baseada, provisoriamente, na evolução das formas dramáticas. Observando, depois, os aspectos que me parecem mais relevantes para a compreensão das idiossincrasias da cena performativa contemporânea, destaco, como o mais relevante, a rejeição do Realismo por parte das gerações herdeiras dos Simbolistas – como é o caso dos Surrealistas que levarão, no decurso de grande parte da primeira metade do século XX, ainda mais longe, a ideia de teatro como espiritual espaço da fantasia – como Kandinski com o seu conceito mais ou menos inspirado em Wagner que é o de “composição de cena” ou como Appolinaire em cuja peça, de 1917, As Maminhas de Tirésias, de 1917, figura a invenção do termo «surrealismo» Atento na evolução de alguns efeitos de rejeição do «realismo» na cena performativa contemporânea e mostrarei o processo de ensimesmamento dos espectadores e algumas das suas consequências. Procuro mostrar como, neste início de século XXl, nos remetemos de bom grado para a subjectividade e memória pessoal. De uma forma desviada, o que é realmente interessante é que serão os herdeiros do Simbolismo e do Surrealismo, os criadores «universalistas» de um teatro atravessado pelo utopia antropológica, com Grotowski à cabeça, que, até há pouco, pareciam estar a ganhar a aposta!