Repository logo
 

ESD - Provas Públicas: Título de Especialista

Permanent URI for this collection

Browse

Recent Submissions

Now showing 1 - 5 of 5
  • Uma prática profissional de intervenção em dança no âmbito da coreografia: pensamentos da criação e seu reflexo artístico
    Publication . Bentes, Amélia
    Apresenta-se neste trabalho a pretensão de se evidenciar o desenvolvimento de uma prática profissional em que a Dança e, mais especificamente, a coreografia prevalece como atividade onde se desenvolve todo o processo e pensamento artístico e criativo da candidata, em contextos de espetáculos profissionais. Este documento constitui um trabalho de natureza profissional, fundamentado no currículo da candidata, que o desenvolve desde o início da sua atividade profissional, tendo já realizado cerca de 50 coreografias em contexto profissional. Procura-se com esta prova contextualizar, caracterizar, fundamentar e analisar os pensamentos da criação desenvolvidos e personalizados pela sua experiência profissional, utilizando como exemplos duas criações: “Mapacorpo” (2010) e “Eternuridade” (2013).
  • Being a repertoire dancer: an eclectic process of embodiment from studio to stage
    Publication . Rijmer, Sylvia; Instituto Politécnico de Lisboa - Escola Superior de Dança
    ABSTRACT - Versatility and an extensive embodied repertoire are essential attributes for Contemporary dancers in today's professional landscape. The ability to engage with diverse choreographic processes which are often characterized by collaboration and co-creation,demands a broad skill set and adaptability. This paper presents an empirical and autobiographical exploration of the process of becoming and working as a Contemporary dancer across multiple dance institutions and companies. Specifically, it examines two contemporary choreographic works and their impact on the subjective experience of performing as a repertoire dancer with the now-extinct Ballet Gulbenkian. Through an analysis of two restagings from the company’s 2003/2004 season; Jiří Kylián’s Falling Angels and Marie Chouinard’s Le Sacre du Printemps, this study investigates these works as comparative and subjective practices within an eclectic dance repertoire. By reflecting on these experiences, the paper aims to contribute to discussions on the evolving role of Contemporary dancers and the demands of professional repertory work in an increasingly interdisciplinary field.
  • Coreografia como paisagem-em-acção: Da relação com o espaço, enquanto bailarina, à construção de espaço, enquanto coreógrafa
    Publication . Ramos De Barros, Maria
    Neste trabalho traça-se o percurso de Maria Ramos como bailarina e coreógrafa, dando-se relevância às práticas e metodologias utilizadas pela autora na criação das suas peças coreográficas, tendo por base os trabalhos 7pm/Rumour e Something Still Uncaptured. Inspirada pelas reflexões do escultor Antony Gormley sobre os paradoxos da escultura e a relação do corpo com o espaço, a coreógrafa desenvolveu uma concepção coreográfica própria, testando os princípios basilares da coreografia e expandindo esse pensamento coreográfico para o campo mais alargado da contemporaneidade artística. Essa sua pesquisa explora a relação do corpo e do espaço na coreografia, questionando a natureza desses elementos e como se potenciam mutuamente. Para além disso, cria o conceito de paisagem-em-acção como hipótese de construção coreográfica, em que a pesquisa coreográfica procura uma abordagem não antropocêntrica, tratando todos os elementos no espaço performativo como um ‘corpo’ em movimento e mutação. Com esta abordagem, a coreógrafa visa potenciar a acção e o movimento, provocando o pensamento coreográfico. Este estudo destaca, também, a importância da prática artística como locus de produção de conhecimento e como investigação. Neste estudo sublinha-se, ainda, a relevância da experiência profissional e do conhecimento prático adquirido ao longo da trajetória artística da autora, para o ensino da dança.
  • Uma proposta metodológico-didática para o ensino da técnica Graham no contexto do ensino artístico especializado da dança
    Publication . Graça, Cristina
    Pretende-se com este trabalho patentear a nossa prática pedagógica e profissional desenvolvida ao longo de dezoito anos (1985/2003) na Escola de Dança do Conservatório Nacional (EDCN), enquanto docentes na área da Técnica de Dança Contemporânea, materializando-a numa proposta metodológico-didática aplicável ao ensino da Técnica de Martha Graham em contextos do ensino especializado da dança. Na impossibilidade de documentar de outra forma a imaterialidade do trabalho do professor de dança, apoiámo-nos nos registos de imagem dos arquivos videográficos da EDCN, de onde extraímos as gravações do exame de 3º ano do ano letivo 2000/2001, o último exame de grau elementar pelo qual fomos responsáveis naquela escola. Dado que, na EDCN, o 3º ano representa o culminar das aprendizagens do Nível Elementar de dança, usámos o material presente no vídeo (competências técnicas e vocabulários) como base para a proposta metodológica apresentada neste trabalho. Procurou-se, deste modo, evidenciar as nossas competências profissionais nos domínios artístico e técnico, mas também pedagógico, que nos permitam ver reconhecida a nossa condição de especialistas na área da Dança.
  • Uma prática profissional de intervenção em Dança no âmbito da Educação Artística e seu reflexo em atividades científicas, artísticas e tecnológicas
    Publication . Marques, Ana Silva
    Apresenta-se neste trabalho a pretensão de se evidenciar o desenvolvimento de uma prática profissional em que a Dança prevalece como atividade formativa artística e em contextos formais de aprendizagem, nos quais as temáticas Educação Artística, Criatividade e Dança surgem conciliadas. Este documento constitui um trabalho de natureza profissional fundamentado no currículo da candidata, que se desenvolveu no âmbito do Projeto “Educação Artística para um Currículo de Excelência”- Projeto Piloto para o 1ºCiclo do Ensino Básico, promovido pelo Clube UNESCO de Educação Artística, realizado nos anos letivos de 2010/2011, 2011/2012 e 2012/2013. Procura-se com esta prova, contextualizar, caracterizar, fundamentar e analisar o referido projeto e demais atividades pedagógicas, científicas, artísticas e tecnológicas desenvolvidas pela candidata na continuidade do trabalho profissional em causa, com o intuito de se comprovar as suas competências como especialista na área da Dança.