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ESTC - Posters

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  • Interconnections between creative processes, citizenship practices in activities in training in work context
    Publication . Varela, Teresa
    This poster aims to reflect the need to realize new activities involving interconnections between creative processes and citizenship practices in learning Artistic Education practices. As well as understand the impact of the activities on the construction of learning and pedagogical actions from the perspective and voice structures of the students, where teachers become more involved in questioning visual culture and artistic practices that provide students with a search for knowledge of themselves and the other, collectively. A study was carried out on the curricular activities of two 12th-grade classes, integrated into Training in Working Context (FCT) projects, in two Artistic Production courses at the António Arroio Art School (EAAA) in the 2018/19 and 2019/20 school years. The methodology used was action research with students and teachers in a class specialized in Plastic Realization of the Spectacle and another specialized in Ceramics. The data collection instruments were based on direct observation and interviews. The analysis was carried out using the NVivo program. This research settled on sociocultural theories of creativity (Glăveanu, 2013; Beghetto, 2016), citizenship and educational contexts (Eça, 2010; Caetano & Freire, 2014), and the context of Art Education (Eça et al., 2012; Eça, 2014; Ramirez, 2016). The main results revealed an interdependent relationship between creative processes and citizenship practices through social interactions, the integral development of the individual, increased knowledge, and creative capacities capable of promoting collaborative creativity (Burnard & Dragovic, 2015). This study shows the need to foster new activities involving these interconnections to understand more profoundly the correlation between creative practices and citizenship practices based on social, cultural, and situational interactions.
  • (Con)fundir
    Publication . Cruz, Miguel; Jürgens, Stephan; Araújo, Ana Isa; Carvalho, André; Alegria, Gonçalo; Espada, José
    Os alunos da pós-graduação em Media & Performance: Laboratório de Tecnologia Criativa, apresentam no final deste ano, no Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, uma instalação onde trabalharam e desenvolveram laboratorialmente relações entre a performance e as várias disciplinas que frequentaram ao longo do curso. Esta pós-graduação inscreve-se no contexto contemporâneo de aproximação recíproca entre as artes cénicas e da performance e várias disciplinas tecnológicas e artísticas. Apesar de ancorada no ecossistema teatral/performático, esta pós-graduação pretende acompanhar e promover novos modos de conceber o dispositivo cénico por 3 vias: Apreensão de um conjunto abrangente de ferramentas tecnológicas; Experimentação artística laboratorial; Diálogo com criativos e pensadores que desenvolvem o seu trabalho em áreas afins (tecnológicas, ou artísticas, ou ambas). Pretende, desta forma, acompanhar algumas tendências reconhecíveis na contemporaneidade, entre as quais: tendência para a desmaterialização (e consequente virtualização) cénica; virtualização do actor/performer e a integração de vários media não hierarquizados.
  • Data | Body
    Publication . Cruz, Miguel; Jürgens, Stephan
    Os alunos do ramo de Produção da Licenciatura em Teatro da Escola Superior de Teatro e Cinema apresentam todos os anos projetos nos quais desenvolvem objetos artísticos enquadrados nas unidades curriculares de Técnicas Teatrais e Técnicas de Palco. Ocupando o auditório da Biblioteca de Marvila, e sob a direção dos professores Miguel Cruz e Stephan Jürgens, os alunos do 2º ano, apresentaram a performance-instalação "DATA BODY" inserida na edição de 2024 do ciclo "Espetáculo Sem Atores", na qual convidaram o público a entrar num mundo dominado por plataformas digitais, através de um trabalho de pesquisa com diferentes objetos que incitam à interatividade e sugerem atos performativos. A performance-instalação conta com um conjunto de seis momentos onde se explora a tecnologia através dos programas Isadora, Touch Designer e Reaper, com o consentimento inconsciente de dados do corpo. Os projetos desenvolvidos pretendem aprofundar as matérias relacionadas com a iluminação, som e vídeo, aliando as competências técnicas e artísticas adquiridas ao longo da formação na ESTC.
  • Palco & tecnologia (banner)
    Publication . Calixto, João
    O seminário Palco e & Tecnologia foi desenvolvido com a turma do ramo de Design de Cena do 2º ano da Licenciatura em Teatro, acompanhados pelos professores João Calixto e José Espada, inserido no projecto de investigação "Construção Cenográfica & Criação Cénica e Fílmica" (IPL/IDI&CA2023/CCCCF_ESTC). A partir da obra cénica de Heiner Goebbels, nomeadamente a peça "Stifters Dinge" de 2007, tomou-se como ponto de partida a infraestrutura cenotécnica do teatro para desenvolver um espectáculo de curta, apresentado no Grande Auditório da ESTC.
  • Fogo: proibido (banner)
    Publication . Calixto, João; Cordeiro, Marta; Redin, Nuno
    Projecto de Criação que partiu do tema PROIBIDO e integrou alunos do ramo de Design de Cena de Licenciatura e Mestrado em Teatro, inserido no projecto de investigação "Construção Cenográfica & Criação Cénica e Fílmica" (IPL/IDI&CA2023/CCCCF_ESTC). Neste desenvolveram-se respostas ao tema, com liberdade de formatos e médiuns aproximando a prática cenográfica da linguagem das artes visuais e da instalação, apresentando-se uma exposição colectiva em diversos espaços da ESTC.
  • Espaço & imagem (banner)
    Publication . Calixto, João
    O seminário Espaço & Imagem foi desenvolvido com a turma do ramo de Design de Cena do 3º ano da Licenciatura em Teatro, acompanhados pelos professores João Calixto, José Espada e Stéphane Alberto, inserido no projecto de investigação "Construção Cenográfica & Criação Cénica e Fílmica" (IPL/IDI&CA2023/CCCCF_ESTC). Partiu de alguns exemplos nas obras fílmicas de Jan Svankmajer e dos Irmãos Quay, tal como na observação de "truques" cinematográficas realizadas através de maquetes cenográficas. O objectivo incidiu na concepção de cenografias em miniatura a ser registadas em formato fílmico, cruzando o discurso do espaço com a potencialidade da imagem filmando, culminando numa projecção no Auditório António Reis da ESTC.
  • Corpo & estrutura (banner)
    Publication . Calixto, João
    O seminário Corpo & Estrutura foi desenvolvido entre as turmas dos ramos de Design de Cena e de Actores do 2º ano da Licenciatura em Teatro, acompanhadas pelos professores João Calixto e Peter-Michael Dietz, inserido no projecto de investigação "Construção Cenográfica & Criação Cénica e Fílmica" (IPL/IDI&CA2023/CCCCF_ESTC). Partiu da referência cruzada de um conjunto de obras de Enzo Mari, nomeadamente o seu "Autoprogettazione" de 1974 e dos objectos cénicos que Liubov Popova desenhou para a produção de "Smert' Tarelkin" encenada por Vsevolod Meyerhold em 1922. Desafiou-se a equipa ao desenvolvimento de uma coleção de objectos-estruturas, no intuito de cruzar o trabalho de construção cenográfica com o trabalho de movimento para actores, culminando numa apresentação pública nos Estúdios do Departamento de Teatro da ESTC.
  • Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal
    Publication . Marques, Luísa Maria Lousã; Gabriel, Graça; Cachopas, António Manuel Chambel; Manuel, Rafael António Júlio
    O Koha é um software Open Source com gestão integrada de serviços de bibliotecas, disponibilizado a nível mundial no ano de 2000 e adotado em Portugal no ano de 2007. O Grupo de Trabalho da Comunidade Koha em Portugal surgiu em 2017, na celebração dos 10 anos da implementação deste sistema no nosso país, a partir da vontade de cooperação entre várias instituições do ensino superior e, na atualidade, integra igualmente bibliotecas municipais. Este é um grupo aberto, constituído por utilizadores que decidiram colaborar e aproveitar o princípio do software livre no que concerne à liberdade de usar, estudar e partilhar. Inspirados no modelo conceptual do “DigComp 2.2: The Digital Competence Framework for Citizens” (Vuorikari, Kluzer, & Punie, 2022), concebido pela União Europeia, apresentamos um enquadramento das várias iniciativas desenvolvidas pelo Grupo de Trabalho até ao momento, a partir do desenvolvimento das competências digitais, não só dos seus membros e demais profissionais da informação envolvidos na utilização e gestão do Koha, mas também no elevado contributo das iniciativas para todos os utilizadores do sistema.
  • O fado é estranha alegria
    Publication . Nascimento Rosa, Armando; Teixeira, Mário Rui
    O FADO É ESTRANHA ALEGRIA, de Armando Nascimento Rosa, é um álbum duplo, publicado em 2019, constituído por quarenta temas musicais, cujas líricas se encontram para leitura integral no documento anexo. Um texto de introdução às quarenta líricas, bem como um enquadramento da criação poético-musical de que se trata, é apresentado por Nascimento Rosa nas páginas iniciais deste mesmo documento, sob o título «Estamos sempre a começar». Em termos de autorias, de entre os quarenta temas que integram o duplo álbum O FADO É ESTRANHA ALEGRIA, trinta e quatro músicas são originais de Nascimento Rosa, que é também o autor de trinta e duas líricas (sendo uma delas glosa explícita à pessoana ‘Autopsicografia’). Seis músicas pertencem a fados tradicionais, dois deles de autoria popular (Fado Menor e Fado Corrido) e os outros quatro, respectivamente, de Armando Machado (Fado Súplica), Fontes Rocha (Fado Isabel), Miguel Ramos (Fado Calixto) e Raúl Ferrão (Fado Carriche); todos eles com letras originais de Nascimento Rosa, que é ainda o autor das músicas para oito poemas de Fernando Pessoa, Natália Correia, Miguel Torga, Florbela Espanca, António Patrício, e Tiago Torres da Silva. O FADO É ESTRANHA ALEGRIA é um projecto apoiado pelo Gabinete de Projectos Especiais e Inovação do Instituto Politécnico de Lisboa (na 3.ª edição do ID&CA) e pelo Fundo Cultural da Sociedade Portuguesa de Autores, que permitiu a sua gravação em estúdio com um colectivo de músicos (Miguel Silva, Manuel Ferreira, João Vaz, Paulo Neves e Jaume Pradas), sob a direcção do maestro e pianista Mário Rui Teixeira, produtor musical do duplo álbum, que conta com os convidados: António Barbosa, no violino, bem como os cantores Duarte, André Baptista, Vânia Duarte, Vanda Junot, e Maria Repas Gonçalves, em cinco duetos vocais com Nascimento Rosa. O CD tem edição e distribuição digital pela CD Baby e uma edição física com apoio da Câmara Municipal de Évora e da Câmara Municipal de Ponta Delgada.
  • A coleção “Programas de Espetáculo” da Escola Superior de Teatro e Cinema – Politécnico de Lisboa
    Publication . Marques, Luísa Maria Lousã
    A coleção “Programas de Espetáculo” compila uma grande parte da informação dos espetáculos que se têm feito em Portugal, principalmente na área do teatro e quais as Companhias, grupos ou estruturas de Teatro e artes performativas que os têm produzido, num período que vai desde o ano de 1932 ao ano de 2018. Toda a coleção deu entrada na Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, do Politécnico de Lisboa, por doação, quer de companhias de teatro, quer de docentes, antigos alunos, espetadores, críticos e outros. O poster apresentado tem como objeto de análise a coleção de programas de espetáculo de teatro da Biblioteca da Escola Superior de Teatro e Cinema, do Politécnico de Lisboa. Esta coleção está a dar entrada no catálogo online da Biblioteca e estão registadas, até ao momento, 3009 espécies que representam uma parte de um conjunto que se encontra no nosso acervo para tratamento documental. A folha de recolha de dados foi parametrizada com campos que são próprios para registos sonoros e registos vídeo, em virtude da especificidade dos documentos em causa; por conseguinte, para além da informação do título e autoria do espetáculo, a data da apresentação/estreia, a folha mostra ainda as notas (fichas) dos responsáveis artísticos e técnicos, as notas (fichas) do elenco e outras informações. Com o tratamento documental deste acervo pretende-se disponibilizar informação fundamental para a historiografia do espetáculo e das artes performativas em Portugal, a toda a comunidade escolar, teatral e social.